Deputada federal Dalva Figueiredo (PT) foi escolhida pelos parlamentares amapaenses, para liderar a bancada do Estado no Congresso Nacional. Dalva assume como líder da bancada, hoje (19), quando o resultado da eleição será homologado. “Agradeço a confiança depositada em mim pelos demais deputados e senadores e procurarei me empenhar para atender todas as demandas dos parlamentares. Precisamos atuar de forma integrada para que o Amapá consiga ser atendido com mais agilidade”, disse.

A liderança de bancada exerce papel de articulação política dos parlamentares junto aos Governos Federal e Estadual, através da definição de agendas comuns, que tratem, especialmente das ações prioritárias para o Estado. Além disso, atua sistematicamente no processo de definição e liberação das chamadas emendas de bancada, que podem chegar até dezoito por ano.

Para a nova líder, o momento requer, sobretudo, atenção aos municípios atingidos pelas fortes chuvas que caem em boa parte do Estado. Nesse sentido, defende a estruturação das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil, bem como o levantamento prioritário dos projetos de infraestrutura para diminuir o impacto que a subida dos rios provoca em cidades como Ferreira Gomes, Serra do Navio, Porto Grande, Calçoene e Laranjal do Jari. “Estamos diante de novos desafios impostos pela natureza, conseqüência das mudanças climáticas em todo o mundo. Precisamos atuar imediatamente para criarmos sistemas preventivos, com mapeamento das áreas e monitoramento”, defende. ( Assessoria deputada Dalva)