Materaço da Premiada jornalista Eliane Brum mostra ao Brasil um pouco da blogosfera amazônica.

A jornalista amapaense Alcinéa Cavalcante é tratada com grande destaque na revista, com um belo e poético perfil. O jornalista e blogueiro, Altino Machado, do Acre também está em destaque na revista.

Leia em www.alcinea.com

Alcinea-Epoca1

As novas redes da Amazônia

Eliane Brum

Com o dedo no teclado e uma conexão (bem) ruim, os blogueiros do Norte são protagonistas da mais nova saga da integração amazônica

Eles venceram onde projetos de sucessivos governos fracassaram ao longo da história do Brasil. Sem sair de casa, com um computador e uma conexão de internet tão ruim que é conhecida por “ciponet” ou “interlerda”, homens e mulheres de idades variadas vêm conseguindo integrar a Amazônia às demais regiões do Brasil – e ao mundo. Um número cada vez maior de blogueiros tem usado a rede para contar histórias de uma terra que, pela distância, muitas vezes só virava notícia quando era tarde demais. Denunciam desmatamentos, filosofam sobre o cotidiano, fazem literatura, discutem religião, aproximam geografias. Ao botar uma lupa sobre seu quintal, tornam-se cidadãos do mundo. Sua ação transforma o modo de olhar para a Amazônia – e também a forma como a Amazônia olha para as muitas partes de si mesma.

Matéria completa aqui