Governo entrega 35,3 mil doses de vacinas para Macapá e Santana continuarem vacinação de adolescentes

 

Neste domingo, 19, o Governo do Estado entregou 35.364 doses de vacinas da Pfizer aos municípios de Macapá e Santana para a continuidade da vacinação do público de 12 a 17 anos. A Prefeitura da capital recebeu 29.064 doses e a de Santana 6.300 doses.

Vacinas chegam à Central Municipal de Imunização, em Macapá.

A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) emitiu uma Nota Técnica recomendando que todos os municípios continuem a vacinação de pessoas de 12 a 17 anos. A decisão, segundo a nota, é embasada em informações da comunidade científica nacional e internacional. Essa decisão, inclusive, havia sido respaldada em reunião da Comissão Intergestora Bipartite (CIB) com todos os municípios.

A nota demonstra que o Ministério da Saúde não apresentou evidências científicas para a interrupção da vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos, portanto, o Governo do Estado orienta que o processo de vacinação deve ser mantido em todos os municípios, de acordo com o que já foi deliberado em CIB.
De acordo com o Plano Nacional de Imunização, cada prefeitura é responsável pela elaboração do cronograma de vacinação, mas, cabe ao Governo do Estado a orientação e distribuição dos imunizantes.

“Estamos realizando neste domingo a entrega de 35.364 doses da Pfizer que estavam armazenadas em nossa rede de frio. É importante que cada prefeitura avalie a melhor forma de agilizar a vacinação da população. O governo já orientou que todas as cidades continuem a vacinação do público adolescente como já havia sido acordado em CIB”, frisou Dorinaldo Malafaia. superitendente da SVS no Amapá.
A SVS também esclareceu que os demais municípios receberão suas cotas de doses ao longo da semana.

Mais vacinas

Na tarde deste domingo, 19, o Governo do Estado recebeu um novo lote de vacinas da Pfizer. São 35.100 novas doses que vão auxiliar no combate à pandemia de covid. A Pfizer é o único imunizante autorizado para uso em adolescentes.
“As vacinas Pfizer serão muito utilizadas neste momento para atender o público jovem de 12 a 17 anos. Tanto que o governo já orientou os municípios a continuarem a vacinação. Essas vacinas também serão utilizadas para reforço de idosos e imunossuprimidos”, manifestou Dorinaldo Malafaia superitendente da SVS no Amapá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.