Sebrae realiza Formatura de 350 alunos do Projeto Jovem Descolado 2023, em Macapá, Santana e Porto Grande

Evento comemora resultados e apresenta jovens capacitados para o mercado de trabalho e à sociedade


O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) em parceria com o Governo do Estado do Amapá (GEA), realizam formaturas do Projeto Jovem Descolado e encerramento da edição 2023. São 350 jovens, de 18 a 29 anos, que encerram capacitação em habilidades e comportamentos para o mercado de trabalho e empreendedorismo. A cerimônia acontece na Sede dos Magistrados, para alunos do Município de Macapá, nesta quinta (16), às 19h; e para alunos do Município de Santana, na sexta (17), às 17h. No município de Porto Grande, o evento ocorre no Instituto Federal do Amapá (Ifap), no dia 18 de novembro, às 18h.

Segundo a gestora do Projeto Jovem Descolado no Sebrae, Thais Almeida, a formatura visa comemorar os resultados alcançados durante os 2 meses de capacitação, apresentá-los à sociedade e empresas parceiras como profissionais qualificados para ingressar no mercado de trabalho, seja por meio de um emprego formal ou planejando o próprio negócio.

“Será um momento de celebração, pois estamos formando profissionais qualificados para atuar em diversas áreas. O Jovem Descolado é uma capacitação focada no diferencial, é um potencializador para a transformação de realidades e pensamentos, que tem como objetivo trabalhar questões empresariais e comportamentais, estimulando a responsabilidade, o autoconhecimento, confiança e boa conduta. Dessa forma, nós temos a certeza de que os 350 jovens formados irão fazer a diferença no mercado de trabalho, contribuindo para a economia do estado do Amapá e para o protagonismo da juventude no setor”, declara a gestora Thaís Almeida.

Projeto

O Projeto Jovem Descolado tem como objetivo capacitar jovens com idade de 18 a 29 anos, para ampliar o nível de empregabilidade e de empreendedorismo, além de criar oportunidade para o desenvolvimento de competências e comportamentos para a inclusão dos jovens no mercado de trabalho e/ou para abertura consciente de novos negócios.

O projeto já formou 2.460 jovens, em cinco municípios do estado do Amapá, entre eles, Macapá, Santana, Laranjal do Jarí, Porto Grande e Oiapoque.

Destaque

Em 2023, a importância do Projeto Jovem Descolado foi reconhecida e atualmente é uma Solução Nacionalizada, disponível para utilização de todo o Sistema Sebrae no país, por meio do portifólio do Programa Nacional de Educação Empreendedora.

Capacitações

As capacitações acontecem em um período de 120h, no qual os jovens são estimulados a desenvolver diversas competências com aulas dinâmicas, atividades práticas e trabalhos em grupo. Foram realizadas 16 turmas, em três (3) municípios do estado do Amapá, sendo 8 turmas em Macapá, 6 turmas em Santana e 2 turmas em Porto Grande, totalizando 350 jovens.

Parceiros

São parceiros na realização da Formatura do Projeto Jovem Descolado, Sebrae, Governo do Estado (GEA), por meio da Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (SIMS); e Secretarias Extraordinárias de Políticas para Juventude (Sejuv).

Coordenação

O Projeto Jovem Descolado é coordenado pela gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae no Amapá (UEE), Lindeti Góes; e pela gestora do Projeto Jovem Descolado, Thaís Almeida.

Sebrae no Amapá/Unidade de Marketing e Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *