Unacon passará a ter sistema informatizado de agendamento de consultas

O Governo do Amapá vai lançar uma plataforma informatizada para o agendamento de consultas, retornos e acompanhamento pós-cirúrgico para pacientes atendidos na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal).

O sistema, previsto para começar a funcionar em novembro, trará mais transparência, controle e organização sobre a marcação de consultas oncológicas, além de trazer mais comodidade para o paciente, que não precisará mais se deslocar até a unidade para fazer o agendamento das consultas ambulatoriais, de retornos ou pós-operatórias.

Ao fazer a solicitação de consulta pela primeira vez, além dos dados cadastrais, o paciente deverá anexar no pedido documento de identidade com foto, comprovante de residência, o encaminhamento médico para o especialista responsável e um exame comprovando a suspeita ou confirmação da doença.

 

Após a confirmação da solicitação, o paciente receberá um número de protocolo para acompanhar a solicitação ou poderá usar o CPF cadastrado para verificar o andamento, a consulta será agendada pela equipe assim que forem analisados todos os dados.

Caso a equipe detecte algum problema com os dados ou documentos cadastrados, o sistema deverá mostrar ao solicitante para que ele possa retificar a informação e reenviar o pedido.

A plataforma foi desenvolvida pelos técnicos da Coordenadoria de Planejamento (Coplan) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) de acordo com as necessidades apresentadas pela equipe técnica da Unacon através de reuniões de alinhamento.

A técnica da Coplan, Valéria Lameira, explicou que através do sistema, a distribuição de pacientes entre os médicos ficará mais igualitária, já que nos casos de primeiras consultas, deverão ser agendadas para o médico que tiver vagas disponíveis no sistema. Além disso, todo o histórico de consultas deverá ficar gravado no cadastro do paciente.

“O agendamento presencial, em que era preciso encontrar a pessoa responsável pela agenda de cada um dos especialistas gerava uma demanda reprimida, já que muitos pacientes não conseguiam ir pessoalmente até a Unacon para agendar as consultas, o que, ás vezes, atrasava o agendamento”, disse.

Pacientes que já são atendidos na Unacon e possuem atendimentos agendados terão suas consultas mantidas e só precisarão usar o sistema ao realizar novas solicitações após a ativação da plataforma, o que deve acontecer ainda neste mês de novembro.

O agendamento de quimioterapias e cirurgias oncológicas continuam sob responsabilidade da equipe médica e do setor de regulação do Hcal. Casos de urgência e emergência de pacientes oncológicos continuarão a ser atendidos no pronto atendimento da Unacon, que fica disponível 24 horas.

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