Outubro Rosa: Prefeitura de Santana divulga programação especial de mobilização pela saúde da mulher

 

No mês de mobilização pela saúde da mulher, a Prefeitura de Santana organizou uma programação especial para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do combate ao câncer de mama. A edição deste ano tem como tema “Prevenção é Vida!”, e conta com uma extensa programação que inclui palestras com especialistas, atividades em unidades de saúde, blitz educativa, capacitações, ação social, oferta de exames, dentre outras ações. Todas as atividades serão gratuitas.

A cerimônia de abertura será na terça-feira, 05 de outubro, às 18h, em frente à Prefeitura de Santana. Haverá live de lançamento da programação, com transmissão pela página oficial da Prefeitura no Facebook, com a presença de autoridades, representantes de instituições e servidores da Administração Municipal. A novidade ficará por conta do ato simbólico com a iluminação dos prédios do complexo da Prefeitura na cor rosa, símbolo da campanha.

No dia 7 de outubro haverá blitz educativa pelas ruas e avenidas da cidade, com a distribuição de informativos para a conscientização da população sobre a importância do diagnóstico precoce e os tratamentos existentes após o diagnóstico positivo da doença. Já no dia 8 de outubro haverá um seminário com a participação de especialistas em oncologia e a presença de profissionais de saúde da rede municipal. Nos dias 21 e 22 de outubro haverá ação social com atendimentos voltados para o cuidado, bem estar e beleza da mulher, que contribuirão para ampliar a discussões sobre o tema e para a elevação da autoestima do público feminino.

Para intensificar o acesso das santanenses a orientações, exames e consultas a respeito do câncer de mama, a Prefeitura mobilizará ações de visibilidade e combate à doença nas Unidades Básicas de Saúde no período de 05 a 22 de outubro. Haverá ainda a intensificação da oferta de exames de rastreio para o câncer de mama, com os atendimentos da Carreta do Hospital do Amor, que estará em Santana no período de 25 de outubro a 05 de novembro.

O médico e prefeito de Santana, Bala Rocha, destaca que a mobilização durante todo o mês tem o intuito de estimular a prevenção ao câncer de mama, já que o diagnóstico tardio segue liderando a causa principal para que o tratamento não seja suficiente para deter a doença. No Brasil, cerca de 60% a 70% dos casos de câncer de mama são identificados em estágios avançados, de acordo com o Ministério da Saúde.

“Se conseguirmos identificar um câncer de mama em estágio precoce, a chance de cura é acima de 90%. Por isso é importantíssimo que as mulheres que fazem parte do grupo de risco, que são aquelas acima de 50 anos de idade ou com histórico da patologia na família, procurem periodicamente o serviço de saúde para realização do exame”, alertou Bala Rocha.

Confira a programação:

Dia 05 de outubro (terça-feira)

18h – Live de Lançamento da Campanha Outubro Rosa.
– Iluminação dos prédios da Prefeitura na cor rosa,símbolo da campanha.
Local: Prefeitura de Santana

Dia 07 de outubro (quinta-feira)

8h30 às 11h – Blitz Educativa: Prevenção é Vida!

Dia 08 de Outubro (sexta-feira)

Seminário: Prevenção é Vida!

De 05 a 22 de outubro

Atendimentos voltados à saúde da mulher em todas as Unidades Básicas de Saúde

Dias 21 e 22 de outubro

Ação social com atendimento de cuidados, bem estar e beleza da mulher.

De 25 de outubro a 05 de novembro

Período de atendimentos da Carreta do Hospital do Amor
Local: Policlínica Dr. Alberto Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.