Hemoap precisa de 20 mil doadores ao ano para manter estoque ideal

Desde dezembro de 2021 o Hemoap está com o estoque crítico para os tipos sanguíneos O+ e O-

O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) reforça a necessidade de aumentar o número de doadores de sangue. Em 2021 foram contabilizados 14.344 doadores, número inferior ao valor ideal de, no mínimo, 20 mil doadores por ano.

De acordo com os dados divulgados pelo Serviço de Captação e Orientação Social do Hemoap (SCOS), dos voluntários que concretizaram a doação de sangue, 5.424 são mulheres e 8.920 são homens, sendo que 63% do quantitativo geral faz parte da faixa etária entre 29 a 69 anos.

A chefe do SCOS, Elmira Melo, reforça que a carência para todas as tipagens sanguíneas é constante, pois o hemocentro abastece as unidades hospitalares da rede pública e particular do Estado do Amapá.

“Qualquer pessoa que queira e possa doar é muito bem-vinda no Hemoap. Enfatizamos o chamado para que toda a população se atente a importância deste ato de cidadania que ajuda a salvar tantas vidas”, completou.

Em cada doação é retirado, no máximo, 450 ml de sangue. Uma pessoa adulta tem aproximadamente 5 litros de sangue. O organismo repõe o volume retirado durante o período de 72 horas após a doação.

A professora Angélica Miranda, de 45 anos, doa há 9 anos motivada pela vontade de ajudar o próximo e pelo incentivo do pai, também doador fidelizado do hemocentro.

Eu me atentei ao fato de que uma doação de sangue pode ajudar até 4 pessoas diferentes. Precisamos levar a ideia de doar sangue não somente de forma direcionada, mas também espontânea, como um ato de empatia. Os hemocentros são abastecidos através de nós, doadores voluntários”, declarou a servidora pública.

Desde dezembro de 2021 o Hemoap está com o estoque crítico para os tipos sanguíneos O, de fator positivo e negativo. O chamado é para que a população com qualquer tipo sanguíneo compareça ao instituto para ajudar a fortalecer o estoque sanguíneo.

Critérios para realizar doação de sangue:

É necessário pesar acima de 50 kg; ter idade entre 16 e 69 anos; estar em boas condições de saúde; não ter testado positivo para covid-19 nos últimos 30 dias e não ter apresentado sinais ou sintomas de gripes nos últimos 14 dias. Menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis.

É indispensável estar descansado e bem alimentado antes de realizar a doação.

Intervalo entre doações de sangue:

Os intervalos de tempo para doação de sangue são de 2 meses para homens e 3 meses para mulheres.

Acesso ao serviço:

O Hemoap fica na avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a rua Jovino Dinoá. O funcionamento é pela manhã, entre 7h30 e 12h30. As doações de sangue podem ser realizadas por comparecimento espontâneo ou solicitadas através de agendamento via WhatsApp: (96) 98811-0200.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.