Macapá terá testes para avaliação psicológica infantil

 

A rede municipal de Saúde ofertará testes para avaliações psicológicas de crianças e adolescentes no Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi) e Centro Especializado de Reabilitação (CER). Com o serviço será possível investigar e diagnosticar, por exemplo, o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

“É a primeira vez que a Prefeitura de Macapá adquire esse tipo de material, um investimento feito de forma para atender pacientes entre 3 e 18 anos no Capsi e no CER. Todos esses protocolos contemplam uma avaliação fidedigna e segura que auxiliam na ampliação do trabalho de investigação e diagnóstico do autismo e outros transtornos mental”, ressalta a coordenadora de Atenção Básica do município, Joelma Ribeiro.

Com os testes será possível fazer a avaliação multiprofissional da saúde mental, funções executivas, linguagem, inteligência, memória, maturidade mental, testes de personalidade, além do diagnóstico de depressão, autismo e de neurodesenvolvimento.

Os protocolos de avaliação psicológica infantil possuem padrão ouro internacional de qualidade, ofertando diagnósticos precisos. Os testes podem ser usados de forma multiprofissional ou de forma específica e restrita para serem aplicados por psicólogos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos.
Os profissionais serão capacitados pelos gerentes de atendimento das unidades para aplicação dos testes nos pacientes.

“Os testes virão para reforçar e validar, de maneira científica, que o nosso olhar está correto. Por exemplo, se ocorrerem diferenças nas avaliações de cada profissional, com os testes isso é mais difícil de acontecer, porque eles são embasados cientificamente. Qualifica a avaliação multiprofissional, o atendimento e o direcionamento desses pacientes para as terapias necessárias”, complementa a diretora Capsi, Auracilene Rocha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.