Deputado Camilo Capiberibe propõe memorial às vítimas da covid-19

As vítimas da Covid-19 poderão ter um memorial em sua homenagem. A iniciativa é dos deputados federais Camilo Capiberibe (PSB/AP) e Lídice da Mata (PSB/BA), que apresentaram uma proposição com este objetivo, na Câmara dos Deputados. Já são quase 600 mil mortos pelo coronavírus, no Brasil, durante a pandemia.

O Projeto de Resolução (PRC) 63/2021, apresentado pelos socialistas, pretende instalar um memorial virtual, no sítio da Câmara dos Deputados, com fotografia e história breve de todas as vítimas brasileiras do vírus. Os profissionais de saúde mortos na pandemia serão agraciados com uma galeria. Também serão listadas as normas legislativas aprovadas pela Câmara dos Deputados para o enfrentamento da pandemia, como o auxílio emergencial de R$ 600,00, os programas de socorro às empresas e agricultores e as proposições de legislações sanitárias, sociais e econômicas, dentre outras.
Os parlamentares ressaltam que muitas pessoas morreram por conta da negligência do Governo Federal.

Segundo eles, “diante do negacionismo desse governo, essa Casa Legislativa não pode ficar omissa a esse fato e tem que assumir o papel de guardiã dessa memória traumática de nossa História”.

O projeto de resolução prevê convênios com instituições de pesquisa para coleta e conferência dos dados e custeio com recursos da Câmara dos Deputados, sem aumento de despesa. Essa é uma das razões apontadas pelos parlamentares para que o memorial seja virtual, e não uma obra física.

A proposta precisa ser aprovada pelo Plenário da Câmara dos Deputados.

Camilo Capiberibe – PSB/AP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.