Sebrae Amapá leva missão técnica ao Centro Sebrae de Sustentabilidade, em Mato Grosso, para conhecer práticas ambientais sustentáveis

 

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), e o Ministério Público Estadual (MPE) visitam o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), em Cuiabá, no Mato Grosso. A visita teve como objetivo  conhecer as práticas de sustentabilidade para que se possa implantar esses conceitos através de um projeto que está sendo desenvolvido em Macapá, na Comunidade Baixada Pará, para reciclagem e reaproveitamento de resíduos sólidos.

A visita ao Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) surgiu após algumas reuniões entre o Sebrae/AP e o MP/AP, através da Promotoria do Meio Ambiente.

Além do Sebrae/AP e do MP/AP, também fazem parte dessa comitiva outros órgãos públicos do Amapá, como Assembleia Legislativa (ALAP), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Tribunal de Justiça (TJAP), o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e também cinco pessoas da Comunidade da Baixada Pará.  Essa ação é para que todos possam conhecer e vivenciar práticas e  experiências sustentáveis de sucesso e que sirvam de referência para a construção do projeto da primeira Cooperativa de Reciclagem do Amapá, que deverá ser desenvolvida pela comunidade da Baixada Pará, com o apoio das entidades.

Para o Diretor-superintendente, Waldeir Ribeiro, a participação do Sebrae/AP na parceria com o Ministério Público para atendimento e apoio à comunidade Baixada Pará, poderá agregar algumas facilidades ao projeto, uma vez que a entidade já trabalha com gestão, inovação e a sustentabilidade, respeitando sempre o tripé ambiental, social e econômico.

“Uma experiência riquíssima conhecer o Centro Sebrae de Sustentabilidade para absorver novos conhecimentos e trabalhar junto com a comunidade aplicando na prática todo aprendizado. Sobre o tripé da sustentabilidade, a questão econômica é responsável em garantir a viabilidade de projetos, desde que eles sejam viáveis economicamente. Esse é um tema que perpassa por toda comunidade, mas é necessário que toda sociedade se envolva e também possa fazer a sua parte, somando com o poder público, conscientizando o cidadão e os micro e pequenos empresários. Conhecemos todo o conceito de sustentabilidade e gestão sustentável aplicadas nestes locais. Os Centros visitados são referências em construção sustentável reconhecida nacional e internacionalmente, com diversas certificações e prêmios importantes. O Sebrae adota uma gestão com práticas de sustentabilidade que merece ser conhecida e implantada em outras instituições”, explica o Diretor.

 

O Promotor do Meio Ambiente, Marcelo Moreira que integra a visita técnica assegura que a experiência tem sido exitosa.

“Conhecer na prática métodos sustentáveis, é sem dúvida muito interessante e vemos que o “Projeto Colorindo o Futuro – Baixada Pará”, que começamos lá atrás, ele está crescendo, progredindo. Na verdade, já existem várias pessoas tentando se organizar como cooperativa, já temos associações de catadores. Aqui vimos a realidade diferente no Centro Sebrae de Sustentabilidade, histórias de sucesso que trabalham com reciclagem, de logística reversa, de coleta seletiva de resíduos. Vamos voltar cheios de ideias e projetos. Queremos que esse nosso sonho se transforme em realidade e que nós possamos separar nosso resíduos e possamos transformá-lo em geração de emprego e renda”, ressalta o promotor.

Comitiva do Amapá em Mato Grosso

Representantes do Tjap, TCE, Alap, CAU e lideranças da comunidade Baixada Pará, integram  a  comitiva.  A morada da comunidade, Baixada Pará, Ivaneide Lobato disse que é fundamental todo esse conhecimento e que traz novas perspectivas de esperanças a uma população que convive com muito lixo. “Somos de uma região carente, onde se tem muito lixo, mas podemos todos juntos e unidos transformar essa realidade, através do cooperativismo e sustentabilidade para ajudar famílias e também o meio ambiente”, a moradora agradece a oportunidade.

Recepção

A delegação amapaense é  recepcionada pelo Diretor-Superintendente do Sebrae Mato Grosso, José Guilherme Barbosa Ribeiro  e a Gerente do Centro Sebrae de Sustentabilidade , Helen Camargo. Eles apresentam todo o espaço e  sobre todo funcionamento do Centro. Durante a visita, a comitiva conhece  temas como gestão sustentável e práticas adotadas pelo Sebrae-MT.

Centro Sebrae de Sustentabilidade

Localizado em Cuiabá, capital de Mato Grosso, o prédio do Centro Sebrae de Sustentabilidade foi projetado com base no conceito de arquitetura sustentável e com resgate das culturas indígenas brasileiras. O local foi inaugurado em 2010, e desde então vem atuando na geração e na disseminação de conhecimentos em sustentabilidade aplicada aos pequenos negócios.  O Centro  hoje é reconhecido como centro de referência em sustentabilidade. Seu papel é mapear inovações, técnicas e práticas sustentáveis no Brasil e no mundo, formular conteúdos exclusivos e mostrar aos empresários e gestores que é possível ser mais rentável, reduzindo impactos no meio ambiente e contribuindo para um desenvolvimento social mais justo e igualitário. Devido as suas peculiaridades ambientais e conceito arquitetônico do lugar, o CSS conquistou prêmios e certificações internacionais importantes desde a sua implantação, como por exemplo, a Certificação BREEAM In-use, classificação “Excelente” do Building Establishment Environmental Assessment Method (BREEAM).

Programação

A delegação faz  um tour pelo Centro, onde conhece todos os espaços, como usina fotovoltaica, área  de compostagem, captação de água da chuva, energia solar, reaproveitamento de materiais, coleta seletiva e reciclagem e a biodiversidade. A visita finaliza no Ecoponto da Teoria Verde. Empreendimento de Cuiabá especializado em ações de educação ambiental, mobilização social e de voluntários e campanhas de coleta de resíduos que se convertem em recursos financeiros para serem doados a instituições filantrópicas, escolas, causas, entre outros. Atualmente a Teoria Verde é parceira do Instituto Lixo Zero, que promove campanhas de limpeza urbana nacionais e locais e faz mobilizações em parceria com empresas do setor de reciclagem, cujas arrecadações de materiais descartados são transformadas em recursos financeiros doados ao Hospital do Câncer de Cuiabá, escolas de ensino público e outras causas socioambientais.

Capacitação

As ações do Sebrae em parceria com o Ministério Público para atender a comunidade, são coordenadas pela Unidade de Soluções Inovadoras e Competitivas (Unic), através  da gestora do Projeto de Sustentabilidade Aplicada aos Pequenos Negócios, Vanusa Collares. As ações ofertam cursos, palestras, diagnósticos e monitoramento, com a participação de especialistas na temática sustentabilidade e com o foco em gerar negócios e fomentar o empreendedorismo na comunidade atendida.

Período da visita técnica

A comitiva do Amapá segue em visitas técnicas e conhece o Centro Sebrae de Sustentabilidade, empresas  de reciclagem, cooperativas,  no período de 19 a  20 , de terça a quarta-feira de Outubro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.