Horto Municipal será transformado em praça urbana pela Prefeitura de Macapá

 

 

A Prefeitura de Macapá planeja transformar o Horto Municipal, localizado no bairro Jardim Felicidade I, em uma praça pública, com algumas atrações semelhantes às que existem no Bioparque da Amazônia, como trilhas, espaço sensorial e orquidário. O processo está em fase de levantamento topográfico.

Objetivo do projeto é revitalizar e valorizar o jardim, que produz, aproximadamente, mil mudas por dia. Horto é responsável pela produção de mudas ornamentais, arbóreas e medicinais.

A reforma será executada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob). A meta é revitalizar o espaço, dando um novo uso a ele. O planejamento foi feito pelo subsecretário municipal de obras públicas, Ivy Vasconcelos, e o projeto está orçado em pouco mais de R$ 5 milhões.

“Queremos transformar o local em um ambiente parecido com o Bioparque. A intenção é que o espaço passe a ter visitação, para que os munícipes tenham acesso a um parque urbano na zona norte, ou seja, aberto, conservado e valorizado. Também contamos com o público que frequentará esse jardim para cuidar dele”, explica Vasconcelos.

Horto Municipal
É administrado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Postura Urbana (Semam). O órgão é responsável pela produção de mudas ornamentais, arbóreas e medicinais, segundo a diretora do local, Lana Couto.

“A maioria dessas mudas e plantas são utilizadas no paisagismo e arborização da capital. Temos quatro divisões: a do Horto, de Arborização, de Paisagismo e de Educação Ambiental. Respectivamente, essas divisões têm como função multiplicar as plantas e mudas, enfeitar os canteiros, rotatórias e outros locais públicos e conscientizar a população sobre cuidados com as plantas e poluição e conservação do meio ambiente”, destaca.

Além de ser um espaço de integração com a natureza, o Horto Municipal faz doação de mudas e recebe visitas de estudantes. Os interessados em mudas devem solicitar à Semam a finalidade e a quantidade.

Quanto às visitas escolares, os alunos podem interagir com os vegetais e aprender todo o processo de cultivo até o repasse às praças da capital. O horto funciona das 8 às 14h e fica na Avenida Sebastião Queiroz Alcântara, no bairro Jardim Felicidade, zona norte de Macapá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.