Belezas do Amapá: Cachoeira da dona Antônia e Lagoa Azul no município de Serra do Navio

 

O Amapá têm muitos encantos e belezas naturais espalhados pelos 16 municípios. São pequenos paraísos no estado. A Serra do Navio, apesar da ainda pouca estrutura como destino turístico, os locais fazem valer a pena. Suas paisagens de extrema beleza em plena Floresta Amazônica, fazem do lugar uma experiência de lazer apaixonante.

Cachoeira da Dona Antônia, localizada na Vila do Cachaço na Serra do Navio. Foto: Lilian Monteiro

Entre as cachoeiras e lagoas, não deixe de conhecer a cachoeira da Dona Antônia, localizada na Vila do Cachaço. Fica dentro da comunidade, encanta pelo cenário mesmo sem ter uma queda grande, é cercada de pedras, árvores e com água transparente e gelada.

Já a Lagoa Azul, com profundidade de até 80 metros, é perfeita para um mergulho. De carro ou com uma pequena caminhada, é possível chegar a uma grande lagoa, que chama atenção por sua coloração. A Lagoa Azul é uma das atrações mais visitadas na Serra do Navio. A cor azul anil é dada por conta dos minérios da região, segundo os entendidos.

A Lagoa Azul é uma das atrações mais visitadas na Serra do Navio. Foto: Lilian Monteiro

Serra do Navio

A Serra do Navio, no estado do Amapá, foi fundada em 1950 para abrigar os engenheiros, administradores e operários da grande mineradora Icomi que trabalhava na extração de manganês que firmou contrato de exploração do manganês amapaense por 50 anos, e ficou no município até 2003. Em 2010, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tombou a cidade como Patrimônio Cultural. Entretanto, como esgotou a reserva antes do tempo previsto, a empresa deixou o local. Enquanto a sede estava sendo administrada pela Icomi, a vila era modelo de organização e eficiência em todos os setores. Representava a rede de maior projeto privado do estado do Amapá.

Curiosidade sobre o nome do município

Uma curiosidade que pode explicar o nome da cidade é, segundo os moradores, que o rio Amapari que passa em frente à cidade, se observado via área, possui a forma de um navio.

Como chegar

A Serra está localizada a 210 quilômetros da capital e o acesso é pela BR-210 (Perimetral Norte), são cerca de quatro horas de viagem, parte da estrada é de difícil acesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.