Honraria da Câmara de Vereadores levará o nome de “Tia Biló”.

É de autoria do vereador Claudiomar Rosa, o projeto de Decreto Legislativo nº 112/2021, que dispõe sobre o nome da honraria “Mérito Personalidade Negra” que passará a ser intitulado como: “Mérito Personalidade Negra Tia Biló”.

Este decreto foi aprovado na manhã de hoje, 22 de março, durante a 5ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Macapá, contando com votos unânimes dos vereadores e vereadoras.

Benedita Guilherma Ramos, conhecida popularmente como Tia Biló, nasceu em 10 de fevereiro de 1925, no antigo Território do Estado do Amapá, filha de Januária Simplícia Ramos e Julião Tomaz Ramos o “Mestre Julião”, uma das maiores personalidades negras do Amapá, quando o assunto é marabaixo.

E foi a partir deste legado de Julião Ramos, que Tia Biló deu continuidade às tradicionais rodas de marabaixo nos campos do Laguinho. Mulher negra que sustentou seus filhos e netos, desenvolvendo suas funções na labuta da roça, como lavadeira, quituteira, depois se tornando funcionária pública no governo Janary Nunes.

Tia Biló, matriarca da família Ramos, assumiu a responsabilidade de salvaguardar, perpetuar e valorizar esta manifestação cultural e toda sua ritualística, a pedido de seu pai no leito de morte, onde tomou a responsabilidade de repassar aos seus filhos, netos e bisnetos.

Foi também sócia fundadora da Associação Raimundo Ladislau, entidade criada com o intuito expandir, valorizar e realizar os festejos relacionados ao ciclo do marabaixo, em louvor ao Divino Espírito Santo e à Santíssima Trindade.

Benedita Guilherma Ramos, nos deixa em 18 de setembro de 2021, aos 96 anos, deixando um silêncio nos tambores do batuque e marabaixo, com um imenso vazio no Bairro do Laguinho e em todo o Estado do Amapá.

“Hoje rendemos esta homenagem à Tia Biló, e é com muito orgulho que apresento este decreto, e a partir desta aprovação, Tia Biló terá seu nome guardado para sempre na história, na memória e no coração do povo amapaense”, disse o vereador Claudiomar Rosa.

Comunicação
Vereador Claudiomar Rosa
Foto: Gabriel Penha

  • A Família RAMOS sente-se honrada e extremamente emocionada com a homenagem à memória da nossa Matriarca. Agradecemos ao Vereador Claudiomar Rosa pela sensibilidade, compromisso com a cultura negra e reconhecimento à importância de Tia Biló para a cultura negra do Amapá.

  • Estou extremamente feliz por todo esse reconhecimento e carinho com nossa matriarca minha vovó, foi luz, vida e tradição no bairro do laguinho, filha guerreira, mãe exemplar e uma mestra da cultura local de mão cheia.

  • Parabéns Claudiomar Rosa e que esse exemplo de reconhecimento e valorização seja seguido pelos demais agentes políticos nos parlamentos municipal, estadual e federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.