Movimento em Defesa dos Direitos das Vítimas é foco de palestra da Coordenação-Geral dos Centros de Apoio Operacional do MP-AP


A Coordenação-Geral dos Centros de Apoio Operacional (CGCAO) do Ministério Público do Amapá (MP-AP) promoveu o “Encontro Ampliado: Movimento em Defesa dos Direitos das Vítimas”, na quarta-feira (7), no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça – Promotor Haroldo Franco. A formação contou com a participação da promotora de Justiça do MP de Pernambuco,  Ângela Cruz, que palestrou sobre o atendimento às vítimas de crimes violentos.

O intuito foi ampliar o olhar do projeto estratégico do MP-AP intitulado: “Nós Pertencemos”, que dispõe sobre a política de proteção integral das vítimas e seus familiares, e alinhar os objetivos ao Movimento Nacional em Defesa dos Direitos das Vítimas, que segue as determinações da Resolução 243 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Presentes na mesa de abertura a procuradora-geral de Justiça do MP-AP, Ivana Cei; a coordenadora da CGCAO, procuradora de Justiça Judith Teles; a corregedora-adjunta, procuradora de Justiça Estela Sá; a coordenadora do CAO da Educação e membro colaboradora do Comitê Ministerial de Defesa dos Direitos das Vítimas no CNMP, promotora de Justiça Klisiomar Lopes; além da palestrante e promotora de Justiça do MPPE,  Ângela Cruz.

“Estamos aqui para contribuir, trocarmos ideias e falarmos um pouco sobre a nossa experiência em Pernambuco e como convém tratar toda a política de proteção e atendimento às vítimas. Todos do Ministério Público brasileiro estão reunidos nessa luta e na construção de um novo paradigma para se cuidar e atender o principal personagem de um crime, no aspecto de quem mais sofre e é negligenciado: a vítima”, destacou Ângela Cruz, que elogiou a participação do MP-AP no cenário nacional.

A programação do evento iniciou com a apresentação do projeto Nós Pertencemos e do Movimento em Defesa dos Direitos das Vítimas, pela procuradora de Justiça Judith Teles, acompanhada da assessora operacional Wilma Maschke. Em seguida, o “Projeto Reviver – a construção de uma rede de atendimento às vítimas de crimes violentos” foi tema da palestra ministrada pela promotora  Ângela Cruz.

De acordo com a coordenadora da CGCAO, o encontro visa sensibilizar os membros, servidores e coordenadores dos Centros de Apoio Operacional (CAO) do MP-AP a respeito da Política Institucional de Proteção Integral e de Promoção de Direitos e Apoio às Vítimas, para que a instituição ofereça o melhor serviço à comunidade. “Nós precisamos da colaboração de todos, desde a portaria na recepção das vítimas, pois o atendimento primário é essencial, até a última etapa do atendimento”, enfatizou Judith Teles.

A procuradora-geral de Justiça do MP-AP agradeceu o empenho da procuradora Judith Teles e da promotora de Justiça Klisiomar Dias, em promover as políticas de proteção às vítimas na instituição, e falou sobre a implantação do ‘Nós Pertencemos’, como projeto institucional do MP-AP no Movimento Nacional do CNMP. A PGJ ressaltou ainda a presença da palestrante convidada, Ângela Cruz.

“Muito obrigada pelo esforço de vocês, e eu espero que todos aqui presentes aproveitem esse ensinamento tão importante”, concluiu Ivana Cei.

Perfil da palestrante

Ângela Márcia Freitas da Cruz é promotora de Justiça do Estado de Pernambuco, titular da 55ª Promotoria de Justiça Criminal da Capital, com atuação na 3ª Vara do Tribunal do Júri. Possui Pós Graduação Lato Sensu em curso superior de Inteligência Estratégica pela Escola Superior de Guerra (ESG), do Rio de Janeiro (RJ); estágio no Curso Especial de Inteligência para Órgãos Civis pela Escola de Inteligência Militar do Exército (ESIMEX), de Brasília (DF) e curso de extensão em Combate ao Crime Organizado pela Universitá degli Studi di Roma Tor Vergata (Uniroma), na Itália. É coordenadora do Centro de Apoio Operacional à Atuação Criminal (CAO Criminal) do MPPE.

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *