Usina de Energia Solar é inaugurada no Amapá e economia com conta de energia irá superar meio milhão de reais anualmente

No último mês de agosto, a empresa amapaense de energia solar RLC Energia, em parceria com a paulista Brasol, inaugurou uma das maiores usinas de energia solar do estado. Localizada no município de Porto Grande, a usina é composta por 1.288 placas solares instaladas no solo, que fazem a captação e conversão da energia solar em energia elétrica e a escoa por cerca de 300 metros de uma rede de média tensão compacta para a rede da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA). Toda energia gerada e escoada para a rede da CEA é convertida em créditos de energia, que por sua vez são abatidos nas contas de energia dos imóveis amapaenses de um grande grupo nacional do ramo farmacêutico. Toda essa solução irá garantir uma economia anual acima de meio milhão de reais em conta de luz para o grupo, que deve passar a pagar uma taxa desprezível nas próximas faturas de energia. Além do mais, o grupo irá reduzir substancialmente suas pegadas de carbono.

O complexo solar foi todo executado e instalado pela empresa amapaense RLC Energia e conta com soluções de engenharia complexas. Gustavo Cardoso, engenheiro da RLC, explica: “O cliente queria uma solução completa, desde a geração até o escoamento dessa energia gerada para a rede da distribuidora CEA. Sendo assim, oferecemos toda a solução: limpeza da área, cercamento, montagem estrutural mecânica, instalação das placas, malha de aterramento, passagem de cabos, montagem e comissionamento dos inversores de frequência, instalação e comissionamento de dataloggers para fins de análise de performance (registradores de dados em tempo real com dados de energia, frequência, tensão, índices de radiação solar, etc.), montagem de células de medição solarimétrica, subestação elevadora de 500 kVA, montagem e comissionamento de cubículo de proteção em média tensão (muflas, barramentos, parametrização de relés de proteção e controle), além da construção de 300 metros de rede de média tensão compacta para garantir o escoamento da energia para a rede da concessionária. Além do mais, o trecho da rede em questão foi doado pelo cliente para a Companhia de Eletricidade do Amapá, que a partir de agora poderá usar o trecho para garantir uma melhor qualidade de energia para a população local e para expandir a distribuição de energia”.

Leonardo Salgado, também engenheiro da RLC, explica que o modelo adotado para a geração dos créditos e posterior abatimento nas contas de energia do grupo é chamado de autoconsumo remoto. “Nesse modelo, toda a energia gerada pelas placas solares não é consumida no mesmo local da geração, como normalmente vemos em casas com telhado solar. A energia gerada é primeiramente medida e posteriormente é escoada diretamente para a rede da concessionária, sem consumo no local. Com o registro de medição de toda a energia que foi escoada para a rede, a concessionária consegue então ‘distribuir’ essa energia para diferentes imóveis espalhados pelo estado e abater o que foi gerado do que foi consumido. Para isso, basta que o local da geração e os imóveis estejam todos registrados sob o mesmo CPF/CNPJ, e que estejam todos na mesma área de circunscrição de concessão da distribuidora de energia, que no Amapá, no caso, compreende todo o estado. Logo, é perfeitamente possível, por exemplo, que a geração seja feita no município de Porto Grande e todo a abatimento de contas de energia seja feito em Macapá O local onde a energia é gerada e onde ela é consumida não precisa ser necessariamente o mesmo. Muito além de tudo isso, é importante ressaltar que o cliente irá praticamente zerar suas pegadas de carbono com o consumo de energia elétrica proveniente de uma fonte limpa, sustentável e renovável, como a energia solar. A usina solar em questão irá evitar a emissão de cerca de 400 toneladas de CO2 anualmente ao meio ambiente”.

A RLC Energia é uma empresa experiente e referência em Energia Solar no mercado amapaense. Com mais de 3.500 placas solares instaladas no estado, está há mais de 3 anos no ramo e conta com uma equipe técnica de engenheiros e técnicos qualificados. Caso queira saber um pouco mais sobre Energia Solar, como adquirir, como funciona e linhas de financiamento, basta entrar em contato pelos números (96) 9.9142-9107, (96) 9.8414-8118, (96) 9.8122-0952 ou acessar o site da empresa: www.rlcenergia.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.