SESI Amapá promove seminário para tratar da importância da conscientização sobre Saúde e Segurança no Trabalho


Para concluir as ações do mês dedicado à conscientização sobre Saúde e Segurança no Trabalho (SST), o SESI Amapá promoveu nesta quinta-feira, 28, o Seminário Técnico Abril Verde. A programação teve como intuito dar visibilidade ao movimento, que tem como principal objetivo contribuir para a diminuição dos acidentes e das doenças laborais, além de marcar o Dia Mundial da SST e Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

A campanha também chama a atenção para a importância do cuidado com a saúde total do indivíduo e da necessidade de promoção de iniciativas focadas no bem-estar físico e mental dos trabalhadores.

A proposta do evento foi mostrar que por meio do investimento em ações de prevenção e promoção da saúde, as empresas ganham em produtividade, e consequentemente têm rentabilidade financeira. O encontro contou com mais de 70 participantes, entre profissionais de SST de diversas empresas do estado e estudantes.

O engenheiro do trabalho do SESI Amapá, Marconi Cruz, ressaltou a importância do movimento Abril Verde, sobretudo porque é uma oportunidade de tratar temas relevantes sobre a SST. “O seminário foi muito positivo, porque conseguimos reunir os profissionais e estudantes para a troca de informações. Aproveito para destacar a relevância do assunto, tendo em vista o advento do eSocial e as novas normas que vieram para ajudar ainda mais as empresas na atenção com a saúde e segurança do trabalhador”, completou.

Em sua participação no evento, o técnico de segurança no trabalho da empresa Você Telecom, Humberto Coelho, mencionou a parceria com o SESI e a importância de promover ações focadas da qualidade de vida do trabalhador. “Na empresa, já atuamos com iniciativas que visam a saúde e segurança das nossas equipes e, agora, com o apoio do SESI, conseguimos avançar ainda mais e envolver um grande número de colaboradores”, salientou.

Palestras

Na programação, que iniciou com um momento de ginástica laboral, foram ministradas cinco palestras. Prevenção de LER/DORT, pela fisioterapeuta ergonomista do SESI Amapá, Karla Guedes; A atuação da auditoria fiscal do trabalho na fiscalização do cumprimento das normas de segurança e medicina do trabalho, pelo auditor fiscal do trabalho, Tiago França.

Também foram abordados os temas Vigilância em saúde do trabalhador: princípios, avanços e desafios, pela médica do trabalho do CEREST/AP, Maria Helena. O monitoramento da saúde ocupacional como ferramenta de prevenção de doenças relacionadas ao trabalho, pela enfermeira do trabalho do SESI Amapá, Klingerly Leão; e PGR x insalubridade e periculosidade x LTCAT e eSocial, pelo engenheiro do trabalho do SESI Amapá, Marconi Cruz.

Assessoria de Comunicação/SESI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.