Cabotagem: Governo do Amapá firma parceria para navegação comercial com empresa da Guiana Francesa

 

Na presença do governador Waldez Góes equipe econômica de governo, representantes da Companhia Docas de Santana e empresários do setor, o acordo foi assinado pelo presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado, Joselito Abrantes, e o diretor-geral Grand Port, Philippe Frederic Vicente Lemoine. A empresa é especialista em navegação em águas marítimas costeiras – a chamada cabotagem.

De acordo com o governador, a cooperação vai reforçar a competitividade e a complementaridade portuária, além da interação econômica e comercial, através da criação de serviços de ligações portuárias entre Amapá, Pará, Guiana e Suriname. Isto permitirá o transporte de pequenas mercadorias por meio da criação de novas rotas marítimas de curta distância, gerando mais oportunidades de mercado no aspecto logístico.

Durante o encontro, a comitiva do Grand Port da Guiana Francesa, responsável pelo estudo da cabotagem inter-regional no Platô das Guianas, fez a apresentação do projeto com as especificações do serviço que apresenta custo benefício, atividade lucrativa sustentável e impacto ambiental controlado, além de propor soluções às lacunas jurídicas e diplomáticas entre as regiões envolvidas com um leque de oportunidades de mercado aos empresários locais no aspecto logístico.

“O projeto apresenta um conceito de viabilidade econômica, sustentabilidade e segurança ambiental, que é permanente nas novas empresas e cada vez mais exigido pelos consumidores. Vamos seguir agora com diálogo pelos responsáveis pela área de praticagem para chegar a um comum acordo quanto o custo para viabilizar esse projeto”, disse Góes.

Na reunião, a equipe de governo também evidenciou que, ao longo dos anos, o estado do Amapá criou um ambiente de negócios favorável para investidores e novas parcerias, por meio de incentivos fiscais, além de estratégias regionais como o Consórcio da Amazônia Legal, autarquia federal presidida pelo Governador Waldez Góes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.