Licenciatura Indígena é contemplada pelo Prêmio Rubens Murillo Marques, da Fundação Carlos Chagas

 

O projeto “Herbário intercultural: material didático na formação do educador indígena na Amazônia”, de autoria dos docentes do curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal do Amapá (Unifap), prof. Ms. Agerdânio Andrade de Souza e profa. Ms. Maria Adriana Leite, é um dos contemplados da 11ª edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques, da Fundação Carlos Chagas. O concurso nacional é uma iniciativa que busca a valorização e a divulgação de experiências educativas realizadas por docentes de cursos de licenciatura do Brasil. Além da Unifap, serão agraciados projetos da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Para o prof. Ms. Agedrdânio Souza e a profa. Ms. Maria Adriana Leite, estar entre os três finalistas em um dos concursos da área de educação mais reconhecidos do país foi uma surpresa. “A gente não esperava porque passa por uma seleção com 100 pareceristas que a Fundação Carlos Chagas (FCC) disponibiliza para fazer a avaliação, que seleciona dez projetos. A gente já achou bom demais ficar entre os dez, não imaginávamos ficar para final, e quando saiu o resultado foi uma alegria, tanto para os alunos indígenas da Licenciatura Intercultural Indígena como para nós, professores, porque a Unifap, chegar pela segunda vez na final de um dos prêmios mais concorridos da educação, mostra que a Universidade tem crescido, tem avançado e que nossas práticas [pedagógicas] têm melhorado a cada dia”, avalia o prof. Ms. Agerdânio Souza.

 

“Nós submetemos a proposta sem criar muitas expectativas, acreditávamos que podíamos concorrer ao edital porque preenchíamos alguns requisitos, mas nós sabíamos que a concorrência com o restante do país era muito grande. Sem sombra de dúvida, foi uma surpresa gente, uma surpresa muito positiva, porque nos proporcionou dar visibilidade para a Região Norte em um evento tão importante no contexto da educação brasileira, da educação diferenciada”, complementa a profa. Ms. Maria Adriana Leite.

 

O projeto – A proposta do projeto “Herbário intercultural: material didático na formação do educador indígena na Amazônia” surgiu a partir das aulas de Etnobotânica Indígena, em resposta às demandas dos acadêmicos do curso, que gostariam que o conhecimento e as atividades realizadas durante as aulas pudessem ser aplicados nas aldeias indígenas onde moram.

 

“Buscamos saber quais eram os conhecimentos tradicionais deles em relação às plantas medicinais e integralizamos junto com a matriz curricular da disciplina e os artigos que tínhamos dentro da Unifap e a partir daí a gente começou a construir o herbário com material reciclado que existiam nas aldeias e de fácil uso e manuseio. Depois estudamos como fazer a taxonomia [ramo da biologia responsável pela identificação e classificação de todos os animais e plantas] indígena e o próximo passo foi buscar amostras das plantas utilizadas pela medicina tradicional deles. Foram realizados seminários e construídos também mapas mentais para fixar o conhecimento e poder levar às aldeias como material didático de uso nas escolas”, explica o prof. Ms. Agerdânio Souza.

O Prêmio – Criado em 2011, o Prêmio Professor Rubens Murillo Marques é uma iniciativa da FCC que valoriza e divulga experiências educativas, propostas e realizadas por docentes dos cursos de Licenciatura na formação de professores para a educação básica. Além do mérito e do reconhecimento conferido a essas experiências, os premiados são agraciados com um prêmio em dinheiro e um troféu. A cerimônia de premiação ocorreu na última sexta-feira, 26.

 

A cada edição, a seleção dos vencedores do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques é realizada por uma Comissão Julgadora, composta por especialistas na área da formação docente do projeto inscrito. É considerada a metodologia de ensino retratada na utilização de estratégias que tenham sido criadas, agregadas ou adaptadas pelo autor do trabalho visando ao aprendizado da docência. Mais informações em https://www.fcc.org.br/fcc/premios/premio-rubens-murillo-marques.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *