Amapá está apto a habilitar empresas para comercializarem produtos de origem animal em todo o país

Ação promove a saúde pública e prima pela qualidade dos alimentos, além de contribuir para o fortalecimento e desenvolvimento do setor agropecuário amapaense.

O Governo do Estado aderiu ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-Poa) e está apto a habilitar indústrias amapaenses a comercializarem produtos de origem animal para todo o Brasil. A habilitação foi oficializada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAP), que reconheceu a equivalência do Serviço de Inspeção Estadual do Amapá (SIE) ao selo do Sisbi-Poa.

A Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro) será responsável por habilitar os empreendimentos. De acordo com o presidente da autarquia, as indústrias de pescado serão as primeiras habilitadas, devido ao interesse nacional pela variedade de peixes dos rios do Amapá.

Em um próximo passo, as empresas que comercializam produtos como mel, ovos, carne, laticínios e pescados poderão receber a certificação.

“A equivalência de inspeção promove a saúde pública e prima pela qualidade dos alimentos de origem animal, além de contribuir para o fortalecimento e desenvolvimento do setor agropecuário amapaense. Essa autorização significa oportunidade de mercado e certamente é um viés de crescimento econômico, destacou o diretor-presidente da Diagro, Álvaro Cavalcante.

Em outro ponto, a habilitação também envolve o combate à clandestinidade, já que as indústrias precisam estar dentro dos critérios do MAP para receber o certificado.

O reconhecimento vai ao encontro do objetivo do Novo Governo em fortalecer as atividades econômicas a partir do potencial regional, para gerar riquezas, empregos e renda à população do Amapá.

Como será feita a habilitação? 

Os estabelecimentos serão supervisionados e auditados. Somente as empresas que atingirem a excelência no processo de elaboração de matérias-primas e produtos e comprovarem a equivalência com o sistema de inspeção federal é que conseguirão obter o certificado.

A portaria que oficializa o ato no Diário Oficial da União (DOU) foi publicada em 10 de fevereiro.
https://www.portal.ap.gov.br/noticia/1302/amapa-esta-apto-a-habilitar-empresas-para-comercializarem-produtos-de-origem-animal-em-todo-o-pais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *