Governo francês decreta estado de emergência sanitária na Guiana Francesa, por causa da Ômicron

 

O aumento significativo dos casos da Covid-19 pela variante Ômicron na Guiana Francesa, levaram o governo francês a declarar estado de emergência sanitária em algumas regiões e departamentos ultramarinos, inclusive na fronteira com o Brasil. A decisão foi tomada na última quarta-feira, 5.

Ponte Binacional

O Diretor- Superintendente da Vigilância em Saúde do Estado do Amapá (SVS), Dorinaldo Malafaia, que acompanha os casos da fronteira disse que só na quinta-feira, 6, foram identificados quase 1.800 casos da variante Ômicron na vizinha Guiana.

São Jorge-Guiana Francesa

Além da Guiana Francesa, na fronteira com o Brasil, a medida atinge os departamentos ultramarinos Guadalupe, Saint Barthélemy e Saint-Martin, no mar do Caribe, além de Maiote, no Oceano Índico.

Rio Oiapoque

“Diante da capacidade hospitalar desses territórios e dos baixos índices de vacinação da população, a atual onda epidêmica da Covid-19 representa uma catástrofe sanitária que coloca em risco a saúde da população”, resume o decreto apresentado no Conselho dos Ministros, em Paris. Com a medida, as autoridades locais podem impor um regime de lockdown ou outros dispositivos, como o toque de recolher, para manter a população em suas casas e evitar aglomerações.

O caso da Guiana Francesa, separada do Brasil pelo rio Oiapoque, no norte do Amapá, é um exemplo citado frequentemente pelas autoridades. O território tem cerca de um terço de sua população vacinada.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *