Estrutura para armazenamento de cabos do Programa Norte Conectado é instalada na UNIFAP

O projeto irá beneficiar 1 milhão de pessoas nos estados do Amapá e Pará.

A Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) vai abrigar o contêiner que irá receber e armazenar as reservas técnicas de cabos da rede de comunicação do programa Norte Conectado, que irá se expandir pelas cidades de Macapá e Santana, além de outros provedores que possam integrar o projeto no futuro. Serão cinco contêineres, um em cada cidade (Macapá, Almeirim, Monte Alegre, Santarém e Alenquer).

Nesta quinta-feira, 20, será finalizada a instalação da estrutura.  O coordenador administrativo do ponto de presença da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) no Amapá, Alípio Júnior, informou que a UNIFAP prestou todo o apoio no sentido de preparar o ambiente para abrigar o contêiner.

 

“Nós acompanhamos o projeto desde o início. O programa atualmente em fase de finalização irá ajudar a manter a conectividade de internet no Amapá mesmo que a outra rota, via linhão de Tucuruí, sofra algum problema técnico, como já ocorreu algumas vezes nos últimos anos, a exemplo do apagão que teve início em 3 de novembro de 2020 e perdurou por 22 dias.

Sobre o Programa

Expandir a infraestrutura de comunicações na Região Amazônica é a finalidade do Norte Conectado. A implantação de uma rede de fibra óptica irá contemplar políticas públicas de telecomunicações, educação, pesquisa, saúde, defesa e judiciário, e outras que, no futuro, venham a se integrar ao escopo do Programa.

O backbone* que foi lançado em ambiente subfluvial e a instalação de antenas em Instituições públicas localizadas em áreas remotas irão ampliar o acesso à Internet em toda a região, promovendo integração com os países vizinhos que compõem a Pan Amazônia: Peru, Colômbia e Guiana Francesa.

A alta capacidade, confiabilidade e disponibilidade da infraestrutura vai permitir resolver uma demanda reprimida por comunicação, incluindo a ampliação do acesso à internet, a melhoria da segurança e a redundância das redes terrestres existentes na região, permitindo o escoamento do tráfego de dados das instituições públicas de educação, saúde, segurança pública e justiça, dos poderes executivos Municipal, Estadual e Federal, bem como das Operadoras de Telecomunicações e dos provedores locais de acesso à internet em banda larga.

*Backbone: rede de transporte que contém os cabos de fibra óptica, em analogia à espinha dorsal no corpo humano

Com informações de www.norteconectado.rnp.br

http://www.unifap.br/estrutura-para-armazenamento-de-cabos-do-programa-norte-conectado-e-instalada-na-unifap/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.