Sesc Amapá promove exposição “Griô!” que retrata o cotidiano da Vila do Carmo do Macacoari

 

O Sesc Amapá através do Projeto Entre Artes realiza a exposição “Griô!”, da artista Maria Paula Marques, que fica aberta para visitação no período de 15 de outubro a 12 de novembro na Galeria de Artes Antônio Munhoz Lopes no Sesc Araxá. A vernissage da exposição acontece nesta sexta-feira (15) às 19h e, nos demais dias pode ser visitada no horário de 8h às 18h.

As obras da artista Maria Paula Marques foram selecionadas pelo projeto Entre Artes

Griô é um termo que faz referência àquele que preserva e perpetua as tradições de uma comunidade. Maria Paula encontrou em sua memória afetiva, a forma de expressar a magia da fala griô pela fotografia, quer dizer, contar histórias através de imagens. Desse conjunto de potentes palavras geradoras, sabedoria, lembranças e criação, nasce a exposição inspirada no cotidiano da centenária comunidade negra da Vila do Carmo do Macacoari, no município amapaense de Itaubal do Piririm, território que, no passado, pode ter sido rota de fuga de escravizados indígenas e negros. E, na década de 1920, passa a ser liderado por mulheres, que, nele, constroem suas territorialidades.

A artista ao conceber a exposição “Griô!”, estabelece através das imagens narrativas de vivências que passam de geração em geração . Seu sentimento de pertencimento a esse território capta, com suas lentes, o que há de concreto nesse espaço multicultural: a natureza, os objetos, as pessoas de diferentes idades e religiosidades, a ação do homem sobre o território, suas atividades produtivas e cotidianas.

A exposição Griô é composta de fotografias pintadas digitalmente e, posteriormente, bordadas, um fazer artesanal, tradicional, milenar, em que se demanda tempo e muitíssimos cuidados no vai e vem das linhas, nesse caso, no papel. A artista inspira poeticamente o visitante a aguçar seu olhar interpretativo de pertencimento sobre as imagens, para que consiga compreender a vida do macacoariense, e, assim, conhecer melhor a história do Amapá.

Projeto Entre Artes – Com a finalidade de estimular e divulgar a produção artística visual do Amapá e de todo o Brasil, o projeto seleciona artistas locais, e de todo o território nacional, para divulgar suas produções nos eventos do Sesc Amapá. São exposições presenciais e virtuais, oficinas, palestras, workshops e mediações de debates. Entre Artes é um projeto que oportuniza a criação de plateias para os artistas e a participação da população nas manifestações artísticas do Estado, de forma que as Artes Visuais do Amapá possam ser apreciadas.

Maria Paula Marques – é formada em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal do Amapá (Unifap) , ano de conclusão: 2020. Realizou Residência Pedagógica em Artes Vínculo pela Fundação Capes/ Escola Estadual Augusto Antunes (Santana-AP) nos anos de 2018 e 2019. Atualmente, está cursando Especialização em Estudos Culturais e Políticas Públicas, também na Unifap.

SERVIÇO:
Vernissage da exposição “Griô!”, da artista Maria Paula Marques
LOCAL: Galeria de Artes Antônio Munhoz Lopes – Sesc Araxá
DATA: 15/10/2021 HORA: 19h
INFORMAÇÕES E AGENDAMENTOS: 3241-4440 ramal 239 – Coordenação de Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.