Exposição “Elementos da Amazônia”, de Ademir Barbosa

O projeto Entre Artes, do Serviço Social do Comércio – SESC-AP, recebe este mês a exposição “Elementos da Amazônia” do artista visual Ademir Barbosa. Nela, o artista faz reverberar sua preocupação com os povos da Amazônia e suas futuras gerações. Em pinturas e esculturas, o espectador é convidado a passear pelas exuberantes fauna e flora local, vislumbrando a diversidade, costumes e crenças de quem literalmente vive à margem. Pois a margem do rio onde a vida acontece, também está à margem das políticas públicas de preservação e conservação de sua biodiversidade. Com o perdão do trocadilho!

A exposição, cuja curadoria é de Claudio Silva, é composta por 15 (quinze) pinturas e 05 (cinco) esculturas, e caminha para além das artes, pois carrega forte teor documental. Ora na condição de registro de suas belezas e encantos, ora na condição de denúncia. Se por um lado a grande maioria de suas telas retratam o quão rico fomos/ somos, uma outra parte, em conjunto com suas esculturas tracejam outro percurso, denunciando o garimpo ilegal, a grilagem de terras indígenas e o desmatamento da Amazônia.

 

Ademir Barbosa é amapaense, natural de Calçoene, onde sua memória emotiva começa a ser formatada. Seu processo criativo espontâneo, sem compromissos formais, torna sua arte cada vez mais popular. Pois com texturas e cores vibrantes valoriza a representação de seu cotidiano e as manifestações culturais de seu povo.

Em exposições individuais e participações em coletivas, suas obras já marcaram presença na Galeria Antônio Munhoz Lopes do Sesc Araxá, no Museu Fortaleza de São José de Macapá, no Monumento Marco Zero do Equador, no Fórum de Macapá, na Casa do Artesão, no Salão de Artes do SEBRAE-AP e outros. Suas obras ganharam o mundo, além de comercializadas para diversos estados brasileiros, existem obras assinadas por Ademir Barbosa no Canadá, Suécia, Estados Unidos e França.

Serviço:

Período de Visitação: 04 à 29/04/2022 das 08h às 17h
Local: 1º Piso do SESC-CENTRO (Espaço Bem Estar)
Informações: 3241-4440 | Ramal: 239
Coordenação de Cultura SESC-ARAXÁ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.