Curta amapaense ‘Utopia’ vence como melhor filme no Festival Olhar do Norte

 

O Curta amapaense ‘Utopia’ venceu como melhor filme no Festival Olhar do Norte, que está em sua quarta edição. A premiação aconteceu na noite desta segunda-feira (24) no Teatro Amazonas, em Manaus.


O filme é dirigido por Rayane Penha, e mostra sobre a busca da própria cineasta por histórias vividas pelo pai garimpeiro que faleceu no local de trabalho. O filme mostra arquivos sobre esse pai, fotos, vídeos e cartas que ele escrevia para a família relatando a vivência e as dificuldades do garimpo.

O documentário procura humanizar homens que dedicam suas vidas a terra, mais do que um registro o filme vem mostrar um relato íntimo e poético sobre a vida desses garimpeiros.

A diretora do filme Rayane Penha falou com muita emoção sobre o prêmio.

“Que emoção escrever sobre esse momento, o sentimento de gratidão é imenso, mas um sentimento maior se sobressai, o de sucesso. Para mim sucesso sempre foi sobre o meu trabalho ser valorizado em casa, no meu lugar, nesta terra que me pariu, no meu Norte que me faz voar mesmo enquanto finco minhas raízes. E hoje o que eu sinto é sucesso, sucesso nesta semana em que o senhorzinho do mercadinho do bairro onde eu cresci me dizer que ouviu falar do Utopia e que queria assitir, em que um festival da nossa região faz jus a nos fazer sentir em casa, para mim isso é o sucesso e como estou feliz em sentir isso e partilhar isso com vocês. Muito obrigada Olhar do Norte por isso, todo o meu respeito e admiração!”, comemorou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.