Governo do Amapá já ativou 62 novos leitos no Hcal para ampliar atendimento à população

Espaço conta com leitos semi-intensivos com monitores multiparâmetros e bomba de infusão

O governador Clécio Luís entregou nesta quinta-feira, 16, cerca de 30 novos leitos para cinco enfermarias do Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal). A estrutura é destinada a pacientes cirúrgicas que serão acompanhados no pré e pós-operatório e irá reforçar o atendimento à população, uma das prioridades inegociáveis da atual gestão. Com esta entrega, já são 62 novos leitos habilitados na unidade hospitalar.

Esta é mais uma etapa da reestruturação da unidade hospitalar que, em 2023, recebeu uma nova clínica médica com 32 leitos e três enfermarias, sendo uma exclusiva para pacientes oncológicos e duas psiquiátricas, ampliando a capacidade de atendimento.

A ampliação garante a realização de um número maior de cirurgias e vazão de pacientes em espera.

“Esses leitos vão nos ajudar com a nossa demanda reprimida de cirurgias gerais, ortopédicas e neurológicas, evitando o grande número de remarcações que tínhamos, já que para realizar uma cirurgia o hospital tem que garantir um leito para o paciente. Essa entrega mostra mais uma vez a responsabilidade e compromisso do governo com a população”, explica a diretora adjunta do Hcal, Rosilete Dias. Além das enfermarias, o local é estruturado com um posto de enfermagem, leito de isolamento, expurgo e três leitos semi-intensivos com monitores multiparâmetros, bombas de infusão e ventiladores mecânicos. O Governo do Estado investiu R$ 1,9 milhão para a construção dos espaços, com recursos do tesouro estadual.

Quem lida diretamente com as demandas da unidade de saúde, vê hoje o avanço na estrutura que atende as demandas cirúrgicas da população. Segundo a enfermeira Daniella Nogueira, que atende no setor, as novidades significam mais esperança e dignidade.

“É muito bom presenciar tudo o que tem sido feito para melhorar a qualidade da assistência que os nossos pacientes recebem e a mobilização realizada para dar vazão às cirurgias. Para nós, que somos profissionais, é uma esperança de dias melhores”, declarou a enfermeira. Mais cirurgias 

Também está previsto no Hcal a entrega de cinco novas salas cirúrgicas que irão ampliar a capacidade do centro cirúrgico, que hoje conta com três salas.

“Esperamos, no máximo, em 30 dias entregar cinco novas salas para ampliar o Centro Cirúrgico e a capacidade de operações realizadas. Vamos passar de três para oito salas cirúrgicas, onde serão feitos procedimentos ortopédicos, oftalmológicos e eletivos, para então conseguir atender a demanda reprimida e acelerar os atendimentos”, explicou a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *