Governo do Amapá estreita relações com a Guiana Francesa para a 1ª Feira Binacional de Oiapoque

Equipes visitaram empresas guianenses para promover a participação no evento em agosto

Uma delegação do Governo do Amapá realizou visitas em instituições governamentais e empresas da Guiana Francesa para fortalecer a relação comercial na fronteira. Os encontros, que ocorreram entre 1º e 3 de julho, tiveram como objetivo convidar empresas e instituições para a 1ª Feira Binacional de Oiapoque, que será realizada de 1 a 3 de agosto.

As equipes da Secretaria de Estado das Relações Internacionais e Comércio Exterior e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Amapá) se reuniram com líderes empresariais, autoridades governamentais e representantes de organizações locais para o desenvolvimento econômico sustentável na região de fronteira e do comércio bilateral, assim como a troca de laços culturais entre as regiões.

Foram tratadas oportunidades imediatas de colaboração e a criação de parcerias estratégicas que beneficiem ambos os lados da fronteira. Os grupos visitaram as novas instalações do posto de controle de fronteira, que em breve será ativada para o controle de alimentos para consumo humano, animal e produtos vegetais. A medida tratada em junho entre o Brasil e a França, durante a 13ª Comissão Mista Transfronteiriça (CMT), em Macapá,  eliminará a necessidade dos produtos importados pela Guiana Francesa passarem pelo posto de controle na França, facilitando a entrada de produtos brasileiros no mercado europeu através do Porto de Caiena.

“Essas aproximações ganharam um novo ritmo muito mais dinâmico. Tanto o Amapá como a Guiana Francesa têm trabalhado para superar as barreiras que dificultam nossa relação. As missões que temos realizado lá e recebido aqui criam todo o ambiente de confiança necessário aos negócios”, destacou o secretário de Relações Internacionais e Comércio Exterior, Fabrício Penafort.

Feira Binacional

A 1ª Feira Binacional de Oiapoque, realizada de 1º a 3 de agosto, será um ponto de encontro importante para empresas dos dois lados da fronteira, facilitando a troca de produtos, serviços e oportunidades de negócios entre o Amapá e a Guiana Francesa. O evento irá promover a integração econômica regional e o fortalecimento de laços culturais e sociais entre as comunidades envolvidas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *