Youtuber é o novo jogador de futebol? Um pouco sobre esse novo mundão e novas profissões que encantam crianças e jovens

*Gabriel Cavalcante Leão Dias – Design de Games 

Alguns anos atrás,  crianças sonhavam em ser jogador de futebol, ser contratado por um time grande e poder jogar na copa ou na Europa. 11 entre 10 garotos sonhavam em ganhar a vida jogando futebol. Hoje, muitas crianças sonham em ser youtuber, do mesmo jeito que antes a garotada queria fazer dinheiro jogando, agora querem fazer dinheiro jogando virtualmente.

De acordo com uma matéria da Forbes publicada em 2018, Ryan toysreview(agora Ryan’s World) foi o canal mais bem pago do youtube no ano 2018. De acordo com as estimativas da revista, o canal, cuja estrela principal é uma criança de 7 anos, fez 22 milhões de dólares de junho de 2017 até junho de 2018. O conteúdo do canal consistia em Ryan brincando com diferentes brinquedos, mostrava sua reação honesta e julgava se o brinquedo era divertido ou não. O canal gerou até mesmo sua própria linha de brinquedos.

Um grande atraente para os jovens é a “liberdade” oferecida pela profissão, com a possibilidade de criar conteúdos abrangendo uma multitude de assuntos diferentes. Um canal pode conter conteúdo de música, musculação, educação, notícias, política e o que mais o youtuber desejar. Öbvio que é necessário ter uma identidade, mas é costumeiro muitos youtubers criarem canais secundários ou mudarem a direção de seu canal principal para abranger assuntos que seu público recorrente pode não ter interesse.

Vivemos numa era onde uma grande variedade de profissões nasceu por conta da internet. Soma-se a torcer pelo futebol, torcer pelo seu time favorito de E-sports, procurar saber qual será o próximo jogo de um famoso desenvolvedor de jogos.  Ao invés de se atentar ao horário para assistir um programa, agora é para assistir a seu streamer favorito. Foi uma mudança sutil, porém perceptível. Em vez de aparecer na tela da tv ou na telona o sonho de muitos se tornou estar nos monitores de todas as casas.

 

Neymar Jr. fez sua primeira live na Twitch em 01/10/2020, com mais de 100 mil espectadores na live de estréia, jogando Counter-Strike e Among Us.

Link da Twitch do neymar pra quem tem interesse: www.twitch.tv/neymarjr

Link da matéria da Forbes: www.forbes.com/sites/maddieberg/2018/12/03/how-this-seven-year-old-made-22-million-playing-with-toys-2/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *