Vistos para a França voltarão a ser emitidos no Amapá

A primeira-secretária da Embaixada da França no Brasil, Christelle Chatrian-Gomez, comunicou oficialmente ao Governo do Amapá que a França indicou o novo cônsul honorário para o consulado no Amapá. A previsão é que, em maio deste ano, o novo cônsul e a sua comitiva cheguem para reativar os serviços da Embaixada em território amapaense.


O comunicado foi feito à Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado (Agência Amapá) que é coordenadora das ações de relações internacionais entre o Amapá/Brasil e a Guiana Francesa/França.
Com a reativação do consulado francês, os vistos para a França voltarão a ser emitidos no Amapá. Pois, desde que foram encerradas as atividades em abril de 2018, as emissões de vistos estão sendo feitas por Brasília (DF). Na ocasião, o cônsul-geral da França em Brasília, Samuel Bouchard, garantiu prioridade na emissão dos vistos solicitados pelo Estado, devido à relação de cooperação transfronteiriça já estabelecida entre Brasil e França.
Bouchard aproveitou o momento em que esteve em Macapá, na época, para tratar com a diretora-presidente da Agência Amapá, Tânia Maria, importantes assuntos que envolvem a fronteira franco-amapaense, como a criação de leis que regulamentem as relações já estabelecidas, a preparação para a XII Reunião da Comissão Mista Transfronteiriça (CMT) e, ainda, os trâmites para a obtenção de vistos em missões oficiais e para fins de cooperação na fronteira.
“A reativação do Consulado Francês é de grande importância. Pois, reafirma o objetivo de estabelecer segurança jurídica na relação bilateral para o desenvolvimento na região de fronteira entre o Amapá e a Guiana Francesa. E, também, permite a desburocratização do acesso ao visto para quem precisa trabalhar, estudar, fazer negócios ou até mesmo turismo no País vizinho”, considerou Tânia Mara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *