UNIFAP oferta vagas para Especialização em Meio Ambiente, Petróleo e Gás

A exploração de recursos naturais não renováveis é um tema controverso, sobretudo em regiões que apresentam fragilidades institucionais e vulnerabilidades socioambientais. O Amapá é sempre citado como exemplo negativo de exploração de recursos naturais não renováveis pelo fato de ter abrigado um ciclo de mineração, iniciado na década de 1950 e finalizado em 1997. Há também análises que consideram que a exploração de recursos passa a margem das sociedades que abrigam projetos minerais, com pouca internalização de valores intangíveis para além das obrigações legais.

A possibilidade de ocorrência de petróleo e gás na costa do Amapá não é um tema novo. Entretanto, os avanços da pesquisa colocam tal ocorrência como uma condição próxima de confirmação de viabilidade comercial, principalmente diante do critério de similaridade de ocorrência com áreas geológicas próximas.

A partir da experiência do Amapá e de outras regiões do planeta, quais os impactos e desdobramentos para o meio ambiente, economia e sociedade amapaense a partir da exploração de recursos naturais não renováveis? Colocar essa questão em debate é o proposito do Curso de Especialização em Meio Ambiente, Petróleo e Gás ofertado pela UNIFAP em parceria com o SEBRAE/AP.

O Edital do processo seletivo pode ser acessado na página da UNIFAP no endereço: http://www.unifap.br/public. Inscrições de 04 a 15/01/2016 na UNIFAP/Departamento de Meio Ambiente e Desenvolvimento/Bloco de Ciências Ambientais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *