Tempos de Faculdade

Meu irmão Alcione Cavalcante, estudou Engenharia Florestal na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba.

Passou no vestibular muito novinho e nos idos dos anos 70, Curitiba era muito longe de nossa pequenina Macapá e a comunicação era precária.

O Juca, dono do bar-mercearia de perto da república onde morava, era o ponto de apoio dele e da mamãe, que fez logo amizade pelo telefone, com o simpático e acolhedor vizinho.

Alcione, sempre que pode, visita sua Curitiba dos “tempos de estudos, na cidade grande”. E o Juca, continua lá.

Essa foi a mensagem que recebi do mano ontem, visitando Curitiba.

“ Depois de muitos anos reencontrei o amigo Juca, dono do bar que leva seu nome, e que ajudou muito a nós, estudantes, em especial os amapaenses: eu, Dimas Amaral e Alceu Rocha.

Ele está com 84 anos. Sem ele, seria difícil nos comunicar com a família. Na época telefone era para poucos. Sem contar o fiado, quando a bolsa de estudos atrasava, o que era muito comum”.

São lindos esses reencontros.

Alcione-juca

 

  • Em 2010 eu estava na praça Carlos Gomes em cwb. Meu carro estava estacionado e a placa ainda era de Macapá. Um senhor olhou para a placa um tempão e em seguida perguntou se eu conheço o Alcione.

  • o Alcione sempre foi um cara que demonstrou o seu agradecimento, às pessoas que foram importantes pra ele, nesta caminhada da vida.

  • Esses encontros são ótimos, relembrar um passado, que apesar das dificuldades dos tempos de estudante, que tirávamos de letra, vale matar a saudade, e querer saber das novidades que se passaram, dos tempos que não voltam jamais…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *