#TchauHarmonia

Pego essa hashtag, usada no microblog twitter nos últimos dias, pra iniciar este pequeno artigo.

O resultado da eleição mostrou que a sociedade optou pela mudança. Elegeu para o senado Randolfe e Capi e mandou para o segundo turno os dois candidatos de oposição: Os sem-máquinas, Lucas e Camilo. E disse não, aos candidatos que estavam instalados no poder.
Lucas Barreto, ao contrário do que tentou pregar o adversário, não faz parte da harmonia.
Foi o primeiro a expor que havia corrupção no governo quando denunciou os contratos do Ibrap (do famoso e invisível Gutemberg Jácome) como um dos ralos de corrupção do governo, e dignamente saiu do PDT, seu partido, que tinha chegado ao poder. E foi para o PTB, onde construiu nos últimos seis anos um caminho politicamente independente do chamado “grupo da harmonia”. Destaquei o assunto, por achar que é uma verdade que precisa ser restaurada e que a campanha de Lucas não respondeu, e esse é um momento que o eleitor precisa saber quem é quem.
Camilo Capiberibe é do PSB, partido que mais representa a oposição e partido que antecedeu no governo “a harmonia”, faz um mandato atuante como deputado, denunciando a corrupção instalada no estado, bem como as mazelas na prestação dos serviços públicos.

Os dois se apresentam como candidatos da mudança.
No segundo turno a população vai decidir qual é a mudança que ela quer. A mudança com Camilo, que é do PSB, partido que já governou o estado, com erros e acertos bem conhecidos, mas com um candidato da nova geração partidária, e não o ex-governador Capiberibe.  Ou a mudança representada por Lucas Barreto, que foi buscar um modelo de chapa como a que o presidente Lula fez quando colocou o empresário José Alencar como vice, sinalizando um ritmo empreendedor à gestão pública, com a presença do vice Jaime Nunes.

Lucas tem ao seu lado Randolfe Rodrigues, senador eleito, e o maior fenômeno eleitoral desta campanha, que teve sua vitoriosa candidatura criada a partir da visão de Lucas.

Camilo tem ao seu lado, o pai João Capiberibe, o segundo mais votado para o senado, que vive um bom momento de reconstrução de sua imagem pública, desconstruída nos últimos anos pela “harmonia” e seus aliados.
Vivemos uma eleição atípica com uma operação da Policia Federal na fase mais quente da campanha, que caiu feito uma bomba no processo político e eleitoral.

Vai vencer quem fizer a melhor campanha. Conseguindo se mostrar como sendo o governador que o Amapá precisa.

  • Edenice,

    Esperamos que saindo de periodo de “harmonia”, não vamos voltar para o período de terror, lembram? era de persiguição políticas e grande desarmonia entre os poderes,destruição de estatutos de classes,autoritarismos entre outros episodios que sabemos e não esquecemos deste periodo passado.

    • Nem o Lucas nem o Camilo, vão querer que a “harmonia” entre os poderes vire símbolo de promiscuidade institucional…

      • Tem que explicar a relação entre Camilo e Pedro Paulo para o segundo turno. Pelo que ouvi os dois já estão ajustados politicamente. Não vejo nada demais pois isso não é crime. Apenas acho que ele não deve esconder o aliado. Estou esperando o prgorama eleitoral para ver aquela batida no peito do PP dizendo: “PP É 40”. Vai ficar legal. Explicar isso é fácil para quem se diz contra tudo o que vê como errado.

        • Se isso acontecer, mesmo assim votarei no Camilo. Nada contra o Lucas, irmão de Déo Barreto,conhecido de expo-feiras, mas por vertos aliados da harmoni a que vc mesmo verá ao lado do Lucas. Mesmo informalmente, mas estarão.

    • Concordo Edenice. Sou professor e nossa classe sofreu nas mãos de Capi. Eu prefiro um novo rumo para o Amapá e por isso quero Lucas 14!
      Mudar para retornar a um modelo do passado não é mudar. A verdadeira mudança se dará com o choque de gestão proposto por Lucas Barreto. Ele sabe aglutinar as forças que querem colaborar para um Amapá melhor sem se render aos apelos do poder pelo poder e dialogando com quem quer colaborar positivamente.
      Chega de brigas. Chega de famílias no poder. O Amapá é de seu povo, de todos os sobrenomes, não de poucos sobrenomes.
      Parabéns, Alcilene, pelo texto.

      • Momentos inesqueciveis, de pura DITADURA, principalmente, com os professores, que foram massacrados, tiveram estatuto rasgado, houve um unico concurso, que até hoje está pendente na jústica, muita perseguição, teve poder até de mandar soltar presos na marra na penitênciaria. Infelizmente, o CAMILO, vai ter que amargar o passado do pai.

        Mas nesse momento, que vença o melhor, o que observa-se e que os candidatos estão no mesmo nível.

        CAMILO ou LUCAS, o importante é que sejam mais conscientes diante de tantas irregularidades passadas e atuais no nosso estado. E QUE VENÇA O MELHOR!!!

        • CAPI RASGOU O ESTATUTO DO MAGISTERIO: ? nao fale asneiras, CAPI foi obrigado, se nao implantasse o novo estatuto, responderia por crime de improbidade administrativa e pagaria multas milionarias. O novo estatuto foi uma obrigacao federal, por isso capi implantou. Mas entendo, pessoas alienadas como vc, que engoliram as “verdades” de 8 anos dessa harmonia que saqueou o estado e roubou o sonho das criancas junto com a sua educacao. O governo do CAPI foi pra todoss, castanheiros, pequenos empresarios, gays, lesbicas, grafiteiros, artistas, musicos, pintores, etc.. e nao apenas dos Professores. CAPI nao fazia negocio politico, seja com professor ou com func. da saude, waldez fez isso, e deixou um estado quebrado. Camilo vai mudar esse estado, e politicas publicas sociais vao voltar, e nosso Amapa vai voltar a ser respeitado nacionalmente.

          • O Rafa, sem paixões, pé no chão e torcer para quem vença faça o melhor para mudar esse quadro horrível que encontra-se esse estado há anos e anos. CAMILO OU LUCAS, sem paixões todos tem seus prós e contras e devemos analizar!!!.

          • Improbidade não é crime. É improbidade! Implantar o estatuto do magistério era um dever. Mas colocar nele disposições que contrariaram os direitos da classe não foi uma boa sacada. Equivaleu a rasgar o que já havia sido conquistado.

  • Independente de quem ganhar o segundo turno e da decisão do STF, ficou a resposta do povo Amapaense ao resto do páis, que disse não ao modelo de governo que se implantou no estado no último “governo”. Espero que o debate se dê em alto nível e que os candidatos descutam propostas, sem levar para o campo pessoal, pois essa estória de assessoria fantasma e de nomeação secreta, já deu o que tinha que dá. O povo quer saber das propostas. Aquele que passar melhores propostas, esse sim será o governador.

  • Foi uma grande resposta do povo amapaense, enfim livre… o Lucas continua favorito para o segundo turno, mas foi o unico canditado que caiu em relação a pesquisa, até o PP subiu, mas chegou na frente e qualquer vantagem, por mais que minima é vantagem, o Camilo carrega a rejeição do Pai que é muito grande, o Lucas a rejeição do seu vice, que muitos não veem com bons olhos o fato dele ser empresário, o Lucas tras como trunfo do fenomeno randolfe, o Camilo a militancia aguerrida e apaixonada, o segundo turno vai depender de muitos fatores, mas o principal é convencer a populaçção que vão mudar o rumo do Amapá, em vários aspectos, austeridade pra governar, tirar nosso estado da depedencia do governo, quem consegui isso, vai levar! .. Os dois candidatos tem bons e péssimos aliados! isso nunca vai mudar na politica, mas temos que confiar no discurso que os trouxe até aqui.. mudança!!!

      • Lamentável que o didato popular “filho de peixe,peixinho é” prevalesça em um momento tão importante como este.Camilo nunca governou,portanto é incocebivel as comparações,mesmo pq o CAPI é um homem que fez história e tem o seu valor.Continuo fã incondicional dele e Janete.Sou Camilo.

      • Meu querido, quem carrega o BONUS, carrega o ONUS. Capi derrubou muito sua rejeicao nessa eleicao. esta reconstruindo sua historia politica que ficou 8 anos escondida sob os caixotes da midia. Agora eh diferente, voltamos com tudo, e precisamos apenas de uma oportunidade pra provar a todos, o porque CAPI eh tao querido pela populacao. Muita gente chegou em 8 anos aqui, e nao sabe do gov. do capi, muitos jovens que a 8 anos atras nao sabiam nem o que era politica sabe o que capi fez, mas Camilo esta ai, pra resgatar nossa auto-estima e resgatar a esperanca do povo.

    • sabia que capi foi apenas uma vez a cuba? procure se informar, antes de escrever asneiras tecido nesse cerebro de mosca. RÁÁÁÁÁ!

      • Qual é o problema de se ir a Cuba? Na epoca que era socialista(28 anos atrás)fui lá e voltei maravilhado…com o capitalismo!!!
        Há tres anos fui de novo.Me senti na Porto Alegre dos anos 60.Revigorei minha fé no capitalismo,rsrsrsrsrsrs.
        Cuba é lindissima,o que estraga o país é o sistema!!!!

  • Lene,
    Serena análise. Acho que vai vencer quem conseguir mobilizar as expertises e traduzir mais claramente suas propostas. Ficou claro nesta eleição que o povo não acredita mais em propostas mirabolantes. Camilo e Lucas fizeram as formulações mais coerentes e exeqüíveis. Já fizeram muito ao limar, talvez irremediavelmente, o modelo que privilegiava o ilusionismo político e a camuflagem da realidade, como princípios de governança.
    Parabéns aos dois.
    Abs
    Alcione

  • O conceito de “HARMONIA”, estabelecido por Montesquie, articula o pleno funcionamento dos “PODERES”, cada um cumprindo o seu papel (EXECUTIVO – LEGISLATIVO – JUDICIÁRIO). A harmonia, aos moldes do que fora estabelecido pelo Governo do PDT, PP e seus aliados, resultou num enorme prejuízo para o povo do Amapá, pois nesse período, nenhum dos três poderes cumpriu o seu mister a contento.
    Quanto ao artigo, ilustre blogueira, parabéns! Apesar de não concordar com “as vezes de opositor” que queres agregar ao Lucas, pois de oposição ele nunca foi, tanto que o povo compreendeu muito bem no decorrer do debate e no próprio horário eleitoral do candidato, o seu posicionamento político, tudo isso que expresso aqui, reflete nos percentuais que o Camilo subiu e nos que o Lucas caiu. Simples assim!

    • Cofesso que eu não conseguiria me expressar tão bem como vc e passar com clareza, tudo oque vc disse e que eu tb penso,SIMPLES ASSIM.Parabéns pelas colocações.

  • Excelente artigo Alcilene.
    Diante de tudo que você mencionou e do que já foi comentado aqui, creio que é fundamental esclarecer a posição de Jaime Nunes como vice do Lucas14. Queria entender qual o problema que as pessoas encontram no fato dele ser um emmpresário. Será que não avaliam que a experiência de um empreendedor de sucesso, um ótimo gestor, poderá somar para a administração de Lucas, quando eleito? Estou no Amapá há 10 anos e ao longo desse período ouvi os comentários de que o Capi era contra os empresários. Agora ouço dizerem que não era bem assim. Será que não foi criada uma imagem distorcida dos dois lados? O fato é que Jaime Nunes é um empresário do comércio, gera muitos empregos e tem sido representante dessa categoria econômica nos últimos anos (esteve à frente de sindicato, CDL, SEBRAE, dentre outros). O comércio representa hoje a força econômica do Estado, é responsável por cerca de 80% do nosso PIB, logo, acredito que um representante desse setor no Governo poderá colaborar muito, não só para trabalhar pelo comércio, mas sim pela economia e desenvolvimento do Estado. O Amapá precisa de uma gestão de qualidade urgentemente, isso é fato. No dia 31 vamos optar entre um dos dois, Camilo ou Lucas, só espero que as pessoas busquem se informar quanto à tudo que é dito. Acredito que precisamos olhar para frente e superar alguns mitos que são criados, como o de que o Jaime impede a entrada das Casas Bahia no Amapá. Isso é absurdo. Já pararam pra avaliar se o Amapá é um destino da empresa para esse momento? Enfim…precisamos nos informar mais.

    • Estou há 2 anos aqui e vejo os grupos empresariais um tanto fechado p/novos horizontes(entradas de novas empresas),concorrencia que venham somar com as daqui.Só que esta soma me parece que é vista como subtração pelos que aqui estão.Não existe desenvolvimento com fechamento de portas, os jovens e a população num todo deve pensar que com a vinda de outras empresas,TODOS só tem a ganhar.

      • Carla querida..Presta atençao..Toda empresa/ pessoa jurídica tem o direito de ir e vir no território brasileiro…Qualquem empresa que quise se instalar no Amapá, pode, qualquer empresa do Amapá que quiser se instalar em outro lugar, também pode..O resto é boatinhos. Os empresários sao os motores da economia de qualquer estado, nao inimigos do estado…

        • Amada,esta é a visão que tenho do empresariado aqui,ou seja,de barrismo.Isto não quer dizer que sou a dona da razão,mas agradeço por me lembrar o direito de ir e vir dessas.Trabalho na RFB e jamais deveria esquecer isto,né não? Abs

        • Gostaria de contribuir da seguinte forma: Concordo que toda empresa tem o direito de se instalar em qualquer lugar, porém, aqui no Amapá, há o ‘barreirismo’, isso não é boato, é fato! O que é até normal, pois a reserva de mercado existe há séculos, todavia, creio que ‘impede’ o Amapá de crescer. Estou no Estado há pouco mais de 03 anos, trabalho no TRE e lido com todas as classes da sociedade, inclusive os empresários, portanto a impressão que tenho é que o ‘barreirismo’ interfere sim no crescimento! Agora, se o candidato a vice-governador Jaime irá agravar essa situação, aí não sei, não tenho bola de cristal, mas é no MÍNIMO, e aqui faço questão de frisar (MÍNIMO), possível, bem possível…

    • Sou eleitor do Camilo, e acho que isso ( do Jaime), é balela. Só para ilustrar, o vice do Lula, é José Alencar, que é um dos maiores empresários desse país. Vamos elevar o debate companheiros, com proposituras, idéias para tirar o nosso Amapá do buraco em que se encontra. Enxugar a máquina administrativa, com a extinção de supersecretárias, eliminar muitas gerencias improdutivas,acabar com os contratos administrativos(que são usados como voto de cabresto), efetivar os aprovados em concursos, dar estímulo ao micro e pequeno empreendedor para ele sair da informalidade, já seria um grande passo. Ficar com picuinhas, não dá. Voto Camilo, e torço pelo Amapá.

      • É isso ai Elson. Apesar de ser Lucas 14, gostei da sua colocação. Esperamos que as pessoas que acreditam em comentários mentirosos de ambos os candidatos PAREM E INVESTIGUEM a veracidade das coisas que estao escutando por ai. Vamos acabar com essa historia de passado ruim dos candidatos. Quem Vive de Passado é Museu. Hoje vivemos o presente, e é desse buraco que precisamos sair.

    • De uma maneira bastante grosseira, é assim que o povo raciocina: O problema com o empresário simplesmente é não ter como mensurar sua fortuna antes e depois de sair do governo. Se tens 08 lojas e, amanhã quando sair, contar com 16, a quê ou a quem atribuir isto: Desvio de verbas públicas ou sucesso pessoal? Por outro lado, dizem os financistas, ninguém chega a tamanha fortuna somente com trabalho. Pense nisso.

      • Os americanos tem um princípio que diz: “Quem muito trabalha não tem tempo para ganhar dinheiro”. È a pura verdade, portanto os econominstas tem razão. O trabalho, no máximo, satisfaz suas necessidades pessoais, e mais alguns desejos de consumo da sociedade moderna. Por isso poucos são empresários de sucesso. Não é para todos. Business, meu caro, busness. Isso sim, torna os homens ricos. O resto somos nós, os classe média, estatisticamente insafisteitos por não estarmos em nenhum dos extremos da gaussiana.

  • Eu acho que é consenso de ambas militâncias de não querer que nem PP, Jorge, Gilvam e WG Suba no palanque. Os votos do eleitorado deles são bem vidnos, mas eles subirem no palanque, tenho certeza que vai pôr em risco a credibilidade dos dois. Suas próprias militâncias não devem aprovar.

  • Apesar de Camilo ser filho de um ex-governador, acho que ele tem condições e competência pra governar com mãos próprias, e assim, acabar com esse estigma de que o Capi é que vai mandar e não representar nada de mudança. Assim como o Lucas, apesar de já ter feito parte e ser aliado dos componentes da Harmonia, ele pode muito bem ser um governo intermediador. Vejo um estado de paz para o nosso Estado.

  • Creio que os dois candidatos estão em plenas condições de fazer um bom embate eleitoral e protagonizar bons debates. Realmente os dois estavam oficialmente fora da máquina (prefeitura e governo).
    Tenho minhas dúvidas quanto a esse veio oposicionista e independente de Lucas Barreto.
    Não quero e não devo (e nem sei) fazer previsões, mas caso o 14 se eleja e venha a descambar para governos associados a negociatas e esquemas pesados de corrupção, será uma mancha que o agora senador eleito Randolfe vai carregar para o resto de sua vida política.
    Espero apenas e tão somente que aquele que sair ungido pelas urnas, faça um governo que não nos deixe a oportunidade, de sequer em brincadeiras de mesa de bar, usar a sobejamente conhecida frase: EU ERA FELIZ E NÃO SABIA.

    • Pra vcs ganharem do Capi só no tapetão. Não sente vergonha em votar em candidato que foi rejeitado pelo povão duas vezes, e ganhou o mandato no tapetão e quer ganhar o segundo tb? OLHE, ainda tem a impugnação do MPF do suplente, não se esqueça…

      • Pelo jeito o Waldez vai ficar com a vaga. Capi no ficha suja e Gilvan com suplente impugnado pelo MPE. Depois o Capi vai dizer que tudo é culpa do Sarney. Esperem para ver e depois me contem aqui no blog. Esse é o papo de sempre.

  • Gente. Qual seria a rejeição do Capi? Será mesmo? Com tantos votos recebidos, ele, Janete e Camilo, superaram muitos candidatos ditos como inovadores. Na era Capi, o nosso açaí era fonte de renda e emprego ao Estado.Na educação,foi criado a bolsa escola, melhorando o ensino público, com merenda regionalizada, sem água poluida e super faturada. E o PDSA? Ficou conhecido internacionalmente como modelo de desenvolvimento sustentável, com inclusão das populações, o respeito às culturas tradicionais e o desenvolvimento econômico em harmonia com os biomas locais. São deste período os melhores indicadores sociais e econômicos do Amapá, apesar das transferências constitucionais serem três vezes menores do que as atuais. O estado desenvolveu-se mantendo toda sua cobertura vegetal, já que as atividades econômicas da floresta estavam baseadas na preservação dos biomas e na valorização das populações tradicionais.Na era Capi. o Amapá,pequeno Estado amazônico, mostrou ao mundo como se gerava riqueza sem destruir a natureza.

        • Se formos analisar o principais Secretários do Capi (Planejamento, Finanças, etc) NENHUM DELES ostenta riqueza hoje, nem quando eram Secretários. Simples assim!

        • Esse jargão de perseguição é o que a oposição da época jogou e pegou até hj. Inverteram os papéis. Perseguição era o que o Judiciário e Legislativo faziam com ele, tentando sabotar seu governo, por ele simplesmente não aceitar corrupção. Por isso que hj, o Waldez enche a boca pra dizer que “pacificou” (R$) o Estado.

      • ESSA É TODA A PERSEGUIÇÃO QUE TODOS OS DESCONTENTES IMPUTAM À ERA CAPI.OS EMPRESÁRIOS E CARGUISTAS ACOSTUMADOS AS BENECES DO GOVERNO HARMONICO LUTAM FERRENHAMENTE P/ A NÃO VOLTA DESTA ERA.FALAM TANTO EM PERPETUAÇÃO DE FAMILIAS NO AMAPÁ,MAS OQUE SE VÊ EM TODO O PAÍS É ISTO,OU SEJA, NEPOTISMO NÃO É PRIVILÉGIO DO AMAPÁ,MUINTO MENOS DA FAMILIA CAPI.OS GÓES,FAVACHOS,AMANAJÁS,DUARTES E TANTOS OUTROS ESTÃO AI P/NÃO ME DEIXAR MENTIR.OPOSIÇÃO NESTE ESTADO É PSB E PONTO.

    • PERFEITO!! na era CAPI eramos um estado amazonico, e tinhamos orgulho de abrir as portas para novos moradores. Hoje somos chacota internacional, como um estado que estagnou e parou no tempo. Andou na contra-mao do desenvolvimento. conseguiu implantar APENAS 2% do PAC 1! que vergonha. Veja, nao sou a favor do desenvolvimento, simplesmente pelo desenvolvimento, sou a favor de uma politica socio-ambiental-economica moderada, e baseada na protecao ambiental. Sou a favor da agricultura consorciada, para subsistencia. Vamos seguir o exemplo que deu certo no acre de colonias extrativistas que aliam a protecao ambiental com o sustento economico de sua populacao. Se abrirmos as portas para industrias sem compromisso com nosso estado(MMX, MPBA, ANGLO, etc..) sempre vamos carregar o onus economico e ambiental. Capi fez tudo isso, com as colonias extrativistas do iratapuru, bailique, pacui, etc.. mas esse governo devastou tudo, FOI IMCOMPETENTE pra fazer um simples bondinho andar, e hoje pagam por isso. andam todos de cabeca baixa e principalmente com a dignidade manchada pela culpa de serem responsavel por dezenas de criancas que morreram pela inercia da HARMONIA.

      • Pura verdade. E temos obrigação de relembrar esse povo esquecido. é por isso que Capi fez seu jingle, FOI O CAPI QUE FEZ, e fez mesmo.Merece respeito.

    • A que nos levou o PDSA ? O modelo foi trazido por isntituições como a própria ONU, e não se fala na prestação de contas dos recursos recebidos do exterior na era CAPI, até fogo botaram na fábrica do IRATAPURU !!!, sustentabilidade funciona sim !! Quando implementada com busca à sua eficácia. Me mostra um PMFS da era CAPI, uma floresta pública criada por ele, uma fabrica de polpa de açai que subsidie a produção aos produtores rurais, o BANAP foi liquidado na era CAPI, se lembra ? Teve até carreata porque trouxe de Brasília o BANCO DO POVO, e o IPEAP, o IPESAP, aquele secretário de Saúde ? De que vivem mesmo os CAPI ? Produzem sustentavelmente alguma coisa ? O discurso é sempre muito envolvente e a prática ? Refletir é preciso, errar e humano, mas persistir é burrice !!!

  • O Randolfe esta mais para tarefeiro do Roberto Jeffrsom do que para a esqueda marxista. Se a executiva do PSOL acatar essa atitude oportunista do senador já era uma posição consequente no Congresso Nacional…

  • Engraçado, agora o Lucas virou oposição mas durante todo o reinado da Harmonia, nunca ouvi o Lucas defender o povo Amapaense, sempre distante e se escondendo, só aparece em epoca de eleição para dizer que é da oposição, nunca acreditei nele.

    • Vocês sabiam que tem um candidato ao governo que declarou perante a Justiça Eleitoral somente 150.000,00 de Patrimônio, sendo 65.000,00 de uma Mitsubichi e 85.000,00 em grana decorrente da Alienação de Imóvel Rural?

    • Como diz o pessoal do Pânico na TV …TÁ SABENDO LEGAL…melhor dizendo tá mais por fora do assunto q bumbum de índio.

  • O problema e que o Capi e Janete não poderiam se candidatar pois estavam cassados até 03 de outubro de 2010, por isso ela votou o ficha limpa só para as proximas eleições, mas os capirotistas tentam enganar o povo. Estão parecido a estória do Pinoquio

    • Passando no STF, ou não, tá provado que NO
      VOTO vcs não ganham do Capi e a Janete mais uma vez foi a campeã de votos. E tem a impugnação do suplente, pelo MPF, não se esqueça…

    • UUUUIII! falou a dona do TRE/Ap que esqueceu de embargar essa candidatura.O Capi é mesmo um diabinho,enganou até o TRE….KKKKKKK

  • Não tem como comparar o empresário brasileiro José Alencar com o empresário amapaense Jaime Nunes.
    Não tem, também, como comparar a conjuntura nacional que elegeu Lula e José Alencar, com a conjuntura atual e local, em que temos Lucas e Jaime Domestilar tentando elegerem-se Governador e Vice do Amapá.
    E tem mais: realmente era questão de necessidade vital que Randolf se candidatasse ao cargo que o seu coração pedia, não ao cargo que um cacique lhe mandava. Agora, é previsível que o Lucas, em não se comportando bem, caso eleito, o Randolf será o primeiro a denunciá-lo.

  • Só acho que está na hora de respeitar a representatividade do Capi, esse negócio de chamar ele de capiroto é desrespeitoso com os seus eleitores, ele é forte, tem representatividade, e a maioria das coisas que falam dele foi plantada pela imprensa jabazeira desse estado, com poder todo mundo é santo, vide o Waldes, agora no ostracismo, ganhou eleição em primeiro turno. Capi está reconquistando a sua bela história politica, merece respeito!

  • Se eu fosse o Gilvam, teria ombridade, e declararia Capi vencendor, mesmo que a justiça na homologue, ele ganhou na urna duas vezes, o Gilvan tem que aceitar, o Capi é mas forte no voto do que ele! simples assim! mesmo com todo o seu império de comunicaçao, duas derrotas, é muito! pede pra sair, tá na hora!

  • Vcs falam em saquear o Estado, no grupo da harmonia, em roubo, fraude e tudo mais, coisas que estão sendo ainda investigadas e que não se tem culpados ou inocentes. Vcs estão generalizando manchando a imagem pessoal e política de pessoas de bem que contribuiram muito para o crescimento e desenvolvimento do Estado, basta fazer um comparastivo do Estado de agora e do deixado a quase oito anos atras. Inquérito é investigação, é levantamento de provas, não é julgamento e nem condenação. Agora eu sei a quem interessou toda a operação da PF em pleno processo eleitoral. Interessou ao grupo Capiberipe para retornarem ao poder e começar a preseguição existente nos anos em que o Capi (pai) estava no poder, os únicos aqui no Amapá condenados em todas as instancias por comprar votos, fato provado, que gerou a condenação dos casal Capi e Janete. Interessou ao Lucas, apoiado pelo Sarney, pela burguesia e pela classe empresarial, sonegadora de impostos, cujo maior objetivo é o lucro e o crescimento patrimonial pessoal. A esses interessaram todo o circo armado pela PF, que transformou o Ampapá em chacota a nível nacional. Capi e Lucas foram os únicos beneficiados com toda essa história, armada para confundir a cabeça do povo. Infelizmente usado como massa manobrada pelos candidatos q hoje estão no segundo turno, como se a vida pregressa deles fossem de pura honestidade e ética na política. Não sei quem é o pior dos dois para governar o Amapá, só saberemos daqui a quatro anos quando o estrago estiver feito. Se tiverem coragem de denunciar teremos em alguns dias as máscaras caindo dos candidatos da “honestidade”. Publique o mei comentário!

    • E ningúem cala esse chororô. Vc está certa D. Rosa. é tudo armação do Lucas e Capi. A vinda da PF,a transferência para BSB,e tudo mais. Nos últimos oito anos não houve um escandalo de corrupção só no Amapá. Os gestores desse período são um exemplo de probidade administrativa. Ninguém enriqueceu. Eita homizinhos maus esse Capi e esse Lucas. Vão ficar de castigo, viu D. Rosa, não se preocupe!!!

    • Isso aí Rosaaaaa!! Uhuuuu!! Valeu, parabéns pelo sóbrio comentário. Pena que não esperaram pela eleição (como das vezes passadas), quando tudo estaria comprado, não é? A culpa é dos outros, não de quem, entre (muitíssimas) outras coisas, fez filtro de água no quintal!! Vá lá! Continue assim!

    • É isso mesmo dona Rosa…é tudo maldade do CAPI e do LUCAS, que só se beneficiaram da situação. Eles armaram toda essa CONSPIRAÇÃO, com a ajuda do FBI,da CIA e da KGB, para cima dos pobrezinhos do Xadres Góes, Preso Paulo, Marilia e companhia. Menino danado esse LUCAS.. Dona Rosa, vou contar uma coisa, mas peço que não espalhe por aí… ACHO QUE A PF,O TCU, AGU, etc.., contaram com a colaboração de ALIENIGENAS DA CONSTELAÇÃO DE ORION, localizada a 1500 ANOS LUZ DA TERRA. É lamentável isso… provavelmente, os extraterrestres estarão governando o Amapá junto com o candidato que ganhar. Por favor não revele isso pra ninguém, isso é muito sério…

  • Parabéns. Você produziu um verdadeiro libelo da opinião enviesada.
    O que sempre obnubilou sua leitura correta da realidade e dos fatos é seu ódio, principalmente ao ex-governador Waldez Góes.
    O resto, produto de sua visão torta, a história há de corrigir ou sepultar.

  • Rosa,
    Me perdoe, mas qual a evoluçao do nosso Estado nos 08 anos que o Waldez governou; qual o progresso;
    Era notório que so nomeavam os parentes e agregados do Governador e da Primeira dama para os diversos cargos. De nada adiantava competencia, especializaçao, mestrado ou doutorado. Bastava ter ‘QI’. Como um Estado iria crescer desta forma. E tem mais, o Governador fechou os olhos para as improbidades administrativas que ocorriam nas Secretarias. Por este motivo e que ele esta sendo investigado. A policia Federal esta fazendo seu papel. E que isto sirva de exemplo para o proximo governador. Que ele coloque pessoas competentes e capacitadas para assumirem os cargos e assim ajudar no desenvolvimento do nosso Estado, seja ele, LUCAS ou CAMILO. Que vença o que melhor for para o Estado do Amapa.

  • Nao adianta falar em progresso economico e social so porque temos um candidato a vice governador nestas eleicoes,a economia empresarial vive em um marasmo d atrasos, dominacao patriarcal diante dos pobres,o Estado nao pode mais viver submisso diante d casos como MMX,q simplesmente se apossou e saiu sem nenhum vestigio de beneficios a populacao, é tambem preciso melhorar o uso dos recursos federais para a infraestrutura, a construcao da br 156 é uma novela em uma terra d faroeste. O candidato a governo precisa demonstra mais transparencia diante d sua fortuna,q considera ter somente 200 mil,mas q segundo investigacao mantem um patrimonio gerado em anos d beneficios. Nao quero atacar candidatos,mas o papel do cidadao em mobilizar se nao termina no voto.

    • Disse tudo,o empresariado amapaenese vive de marasmo e mesmices.O Amapá não avança por causa dos entraves que estes criam com a não entrada de boas empresas, que possam somar e trazer avanços p/o estado.Sempre apoiados pelos maus politicos deste estado.

  • Deu ontem no Jornal Nacional: “o Capi está entre os candidatos ficha-suja junto com Paulo Rocha, Paulo Maluf, Jader Barbalho e etc…
    Interessante é que antes da eleição, em um de seus blogs, ele tentava enganar os eleitores, dizendo que o TRE-AP o havia declarado ficha-limpa quando na verdade o que havia sido decidido era sobre a não aplicação de algum ou alguns dispositivos daquela lei, nessas eleições no Amapá.
    Logo ele, o “baluarte da moralidade e transparência!”
    E tenho dito: “Ficha limpa, moralidade, e pimenta no “piiiii!!!” dos outros é refresco!”

    • Prezado vocês da ex republica da harmonia não consegue esquecer o Capi, não perceberam que ele é a maior referência politica do Amapá, e quem diz que o Capi é Ficha Limpa não foi uma Lei e sim o Povo do Amapá, então vc-s tem que se contentarem e achar um outro meio para descontruir a imagem do Capi que está não cola mais.

      • Então prezado Elton, não teria – no seu modo de pensar, frise-se – nenhuma utilidade ou necessidade de qualquer lei que barrasse uma candidatura ficha suja, pois o “povo” também diz que exemplos como Paulo Maluf, Paulo Rocha, Jader Barbalho e etc. são “fichas limpas” eis que também foram os mais votados em seus estados… prosseguindo no seu modo de pensar: – por que impedir o mandato do tiririca por ser analfabeto, se o povo é quem quer um analfabeto como seu representante? e por aí vai… deixa eles fazerem o que quiserem que o povo é quem vai decidir. Já pensou? Que maravilha não seria?
        Saiba que as práticas eleitoreras desses que estão terminando o seu ciclo no poder agora, também foram utilizadas na era Capiberibe: uso da máquina nas eleições – por acaso, vc lembra do João (ninguém) 40?; pressão para filiação ao psb nas pessoas com cargos comissionados (com o pagamento do dízimo, é claro…). Sabia que chegava a existir uma “boca de urna institucional”? o comitê geralmente funcionava numa casa lá no Laurindo Banha…
        É só abrir os olhos meu amigo e enxergar são todos a mesma coisa! a não ser que você tenha interesses particulares…
        A verdade é que: transparência, ficha limpa, moralidade e pimenta no “píííí!!!” dos outros é refresco!

        • SÓ PRA TE MUDAR O DISCO, OLHA A DATA DE ENTRADA EM VIGOR DA LEI DA FICHA LIMPA E DEPOIS LER O ART. 16 DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, SE TU NÃO ENTENDER, FALA COM O GB QUE ELE DESENHA PRA TE.

          • Quem vc é “acadêmico anônimo”?
            Que inteligencia genial! Descobriu a solução para o imbróglio da Lei da ficha limpa…
            Está se perdendo aí no anonimato!
            Por que vc não está dando aulas pra ministros de Tribunais Superiores?

    • Bem apropriada a comparação do Jornal Nacional: Capi, Maluf…cadê o buraco para eu me enterrar de vergonha ?

  • A história do amapá deve ser respeitada e contada a todos em poesia e prosa. O que não vale é o rancor e o ranger de dentes de curtos pensamentos alimentados pela maquininha de boatos e mesquinharias. O que vale, é que sobraram os melhores, tanto Lucas quanto Camilo fizeram por merecer e chegaram ao 2 turno, a partir de agora o que vai valer, apesar de tudo, são articulações e corridas aos apoios formais e informais… captação de recursos para o 2 round (novas alianças) e não mais importante a apresentação de propostas sobre o que fazer para tirar o Estado da condição de latência e transformá-lo em potência… e se os debates forem de alto nível, melhor ainda…

  • Uma coisa e certa: Como a Dilma não é Lula; Serra não é FHC!Os mesmos erros e acertos dos seus antecessores podem não ser repetidos.
    Assim como com o Lucas e o Camilo, nada e garantido que eles vão fazer as mesmas coisas que seus “padrinhos”Sarney e Capi.
    Os dois têm muitos prós e contras, fica novamente a questão: votar no menos pior.

    Beijos gente
    Boa eleição a nós

  • A realidade é uma só, temos dois candidatos ao Governo e só um chegará ao poder, temos que avaliar o que cada um tem de bom e de ruim para não chorarmos o leite derramado, então meu povo, temos 25 dias para escolhermos o melhor ou o menos pior rumo que o nosso Estado vai tomar.

  • o que é mais engraçado é que a propria população foi a favor que a ficha limpa desse certo, que vira se lei..blá..blá.. blá… MAS COMO PODEM CONTINUAR A VOTAR EM FUCHAS SUJAS? CAPI, O SEGUNDO SENADOR MAIS VOTADO, JANETE A MAIS VOTADA PARA CAMARA FEDERAL, entre outros que não tiveram votação muitos expressivas. Se tivesse mais algumas semanas de camapanha, colocariam PP no segundo turno para o governo. O Povo tem o que merece.

    • A armação p/cima do Capi foi tão bem feita que até hj tem pessoas como vc, que acredita que ele é ficha suja.Fazer oquê?

  • Hoje realmente temos comentários inteligentes, a Jaqueline o Elson e outros +, parabens. Chega de picuinhas imbecis, não se pode ficar achando que o Camilo não será um bom governador porque é filho do Capí (acho que Capi foi um bom governador) não se curvou a ninguem soube se impor. Quanto ao Lucas acho que tem o melhor candidato a vice, é um empresário bem sucedido que investe aqui no estado gerando emprego e renda, ao contrário de muitos de nossos políticos profissionais que não investem aqui no Amapá, levam a grana pra looonge daqui. Vocês lembram para que servia o Sebrae a alguns anos atraz? somente fara fazer feira de roupa. Depois que o Jaime assumiu o Sebrae transformou-o, está de fato cumprindo a sua função. Se fosse possivel votaria no 14 e no 40, acho os dois excelentes. Quanto aos comentarios da Rosa, o Amapá só virou “chacota” porque vc contribuiu indo para o aeroporto aplaudir as figurantes da chacota.

    • Vc só somou a estes comentários inteligentes,parabéns Eliana. Quanto a Rosa,deixa quieto,deve estar cheia de espinhos e sem perfume.

  • Pelo amor de Deus gente. A família Capi bem que poderia procurar um empreguinho para sustentar. Viver de política é depender da bondade dos outros (de votar). Sinto-me envergonhado quando tenho que dizer que sou Amapaense (apesar de ter ascendentes Uruguaios) e ver que na minha terra há uma família tentando viver do poder como se vivessemos numa Monarquia. Isso é um absurdo. Um pouco de trabalho não faria mal para nenhum deles. Faz um concurso ai pessoal e produzam algo útil.

    • Sinta vergonha não pela família Capi, e sim pelos que jogaram o nome do Amapá na lama nas operações da Federal. Agora se vc é mais um que perderá a boca a partir de 1º de Janeiro, paciência…# CHUPAHARMONIA!!!

  • Votar em Camilo pra Governador é trocar as oligarquias Góes/Dias/Amanajás pela oligarquia Capiberibe no poder. Vc quer isso?
    Eu não!

  • Acho uma Verdadeira palhaçada, tanto se falou q jayme nao deixou as casas bahias virem ao amapa (quando na verdade se sabe q qualquer empresa pode se instalar aqui caso queira, e um direito constitucional) tanto se falou de uma caçada na africa (autoriza pelo proprio pais) e se deixou de falar em propostas de verade, acho sensato Lucas nem tentar rebater estas baixarias e ridicularidades,”olha o lucas nunca falou nada contra o Waldez e o grupo da harmonia” pergunto agora LUCAS era alguma coisa pra pedir q se fosse investigado? “olha o Lucas era ato secreto do Sarney!” Camilo era ato secreto do Capi, e o Julio Miranda? ate onde sei “foi Capi q FEZ”, assim como muitos no TCE, apropria mulher de Camilo trabalha la, e se nao me engano a Tia Raquel, fala se tanto em ser mudança de verdade mas vive remuendo o passado “no governo PSB..” falas-se em dar note pra professores mas nao lembra que falta e professor capacitado, e q o PAI/CAPI foi o governador q mas brigou com os professores, fala-se tanto em internet, quando na verdade o jovem prescisa e de uma oportunidade concreta de ir em busca de trabalho, e onde se encontra este trabalho? vou dizer no setor privado! ou vamos sempre ser este estado da economia do contra-cheque. Jayme e o melhor vice q se pode ter alguem q vai da uma cara de empreededorimo a este estado. ou vamos ter sempre secretarias funcionando ate 10 da manha? para meus amigos do PSB digo q se os Capis nao fossem por suas militancias eles nao seriam ninguem, mas vejo q muitos ainda sao alienados, pois sabemos bem q ali nao se pensa no partido e sim na familia. Parabens a Balieiro, q ele saiba q essa vitoria foi dele e nao do partido, pois esse tava querendo mesmo era continuar CAPI/JANETE/CAMILO. os unicos com nomes dentro!

    fico revoltado com meu povo do Amapá, pois um povo que elege seus representantes pelo sobrenome, merece todas as mazelas que lhe convem! um povo que elege Goes/Capis/Favachos/Duartes/Dias, e nao sabe q todos um dia estiveram juntos…. e ainda mais chateado fico com nossos representantes e seus cabos eleitorais, que nem se quer conhecem o passado de seus candidatos…a povo pro-Capi parace q esqueceu que ele ja subio no palanque com Sarney.

    votaria em Camilo se nao sobesse que foram os anos de maior perssequição deste estado. por isso VOTO 14, e melhor caçar animais do que perseguir pessoas.

    Me despeço aqui com minha revolta ao povo do Amapá.

    • PASSOS PARA TRAZ MUITO BOM, FALOU MUITO E NÃO DISSE NADA, MISTUROU ALHOS COM BULGALHOS E SE NÃO BASTASSE AINDA ESTÁ REVOLTADO COM O VALOROSO POVO DO AMAPÁ. UM POVO QUE ELEGEU DOIS EXCELENTES SENADORES E COLOCOU NO 2º, DOIS CANDIDATOS NOVOS E INVADORES QUE REPRESENTÃO A MUDANÇA, SENDO O CAMILO A VERDADEIRA MUDANÇA, POIS JAMAIS APOIOU A “HARMONIA”. E NOS DEBATES SEMPRE DEIXOU BEM CLARO SUA POSIÇÃO EM RELAÇÃO A SITUAÇÃO, ENQUANTO LUCAS DEIXOU BEM CLARO SUA POSIÇÃO EM RELAÇÃO A “HARMONIA”, POR ESTE MOTIVO, NÃO O CONSIDERO COM UM VERDADEIRO CANDIDATO DE OPOSIÇÃO. COM RELAÇÃO AO VICE, SE ELE FICAR NO LUGAR DELE, SEM PROBLEMAS, AGORA SE RESOLVER COBRAR A FATURA. NINGUÉM DÁ NADA DE GRAÇA, EMPRESÁRIO ENTÃO.

    • Guta
      Tu tomou “gutallax”? Só com este remédinho para produzir uma “M….” tão grande pela manhã.Ah,mostra que tu não és o resultado do remédio acima e assina!!!

      • Só falta tua acreditar em Saci perere.mula sem cabeça… Acorda pos quem Precisa de remédio é a turma que acredita de conchavo. Vai puxando, vai puxando…

  • Sua colocação foi perfeita e necessária. Abomino o discurso que tem sido semeado de que Lucas representa a continuidade da “harmonia”. Assim como critiquei diversas vezes neste blog a “demonização” que uma molecada do PT e do PSB que atua na assessoria de imprensa dos partidos queria impingir ao Randolfe, através de e-mails apócrifos. Acredito, como Horário, que “veritas ominia vinct” (a averdade vence a tudo).

        • É REALMENTE VOCÊ TEM RAZÃO, AFINAL NO GOVERNO DELE TINHA POUCAS TÊTAS E VOCÊ PARECE TER FICADO SEM. E AGORA PENSA, SÓ PORQUE O LUCAS APOIOU A “HARMONIA” ATÉ 2004 E NÃO MANINFESTOU APOIO EXPLITO E IRRESTRITO A “OPERAÇÃO MÃOS LIMPAS”, COMO FEZ O CAMILO E O POVO, É QUE VOCÊ PENSA QUE VAI CONTINUAR A “HARMONIA”.

          • Você está enganado meu querido. Eu nunca precisei de “teta” em governo nenhum para viver. Sou servidora pública federal a quase 20 anos e tenho uma vida econômica estabilizada. Contudo, já presenciei neste Estado momentos muito tristes, protagonizados por um governante prepotente, arrogante e perseguidor que, pelo bem dos meus filhos, gostaria muito que não se repetissem mais.

  • Sim, já me sinto parcialmente satisfeito com o resultado dessa eleição. Levar para o 2o. turno um candidato q fazia uma certa oposição na AL e outro que pulou fora do barco da iniciante harmonia foi a melhor coisa que a população amapaense fez.
    Entre os dois candidatos da mudança, as opções são entre uma volta ao passado, até bom e melhor que o presente, mas com falhas drásticas e sofríveis até hoje, e o realmente novo, o que desprezou apoios consideráveis, como o PMDB de Sarney, em busca de uma ideal, coisa louvável e rara de se ver na política de hoje.
    Analisar os vices chega a ser uma covardia. O empresário Jaime Nunes é um exemplo de empreendedorismo e tem uma competência administrativa inegável. Ensaiou sua entrada na política várias vezes com os diversos convites feitos por todos os lados. O fato de ele ter aceitado Lucas Barreto é uma coisa que nos faz pensar.
    Sobre Dora, não tenho crítica alguma. Deve ter suas qualidades. Mas infelizmente nada posso falar, pois a própria coligação não faz a menor questão de enaltecer suas qualidades. Sequer é citada nos pronunciamentos. E, inegavelmente, só está lá para a composição com o Partido dos Trablhadores, que, apesar de fazer questão de ter o vice da chapa, indicou alguém sem a menor expressão política.
    Não tenho nenhum problema em dizer que voto Lucas Barreto para governador. Nem em dizer que além de Randolfe, vote João Alberto Capiberibe para o Senado. Pois acho estar ser uma boa composição política para a tal mudança tanto desejada. E também acho coerente pensar que, apesar de Camilo ser um bom candidato, é evidente que essa fissura de eleger a família inteira para representar o Amapá é um dos pontos fraquíssimo de Capi. Fissura a ponto de se coligar, veja bem, com Jorge Amanajás, antagonicos políticos que são, para realizar esse projeto familiar de poder.
    Como comecei, já há uma esperança de mudança. Uma de fato, Lucas. Uma de passado, Camilo. Eu acredito que o NOVO é a melhor opção. Eu acredito. Lucas14.

    • …..e acredita tb que sua opção de MUDANÇA(como dizes), pode ser a continuidade da era Sarneyzista.QUE TRISTE,pensar que o jovem Camilo esta atrelado ao passado de seu pai e que o nepotismo só é fruto da familia deste.Dê uma olhada p/alguns reeleitos,não só no Amapá(aqui tem vários ligados à essa prática de projeto familiar,como dizes),mas no Brasil à fora,FATO.

      • Era Sarneyzista? O que é isso minha filha? Tá inventando palavra agora é? Para você que é apegada ao passado e luta contra a realidade vou te dar uma informação: o Lucas não é e nunca foi o canditado do Sarney. Ele é o canditado do povo do Amapá. O fato de ter assumido um cargo no Congresso Nacional enquanto o Sarney era o Presidente daquela Casa não o transforma em canditado daquele. Agora, você que é tão agarrada ao passado, deve se lembrar muito bem que o Capi já foi sim candidato do Sarney ao Governo do Amapá. E o Camilo só não o é agora porque certamente o Sarney não quer apoiá-lo, senão ele o aceitaria de braços abertos, assim como aceitou o apoio do Pedro Paulo para o segundo turno, só ainda não sei qual o preço que o povo do Amapá vai pagar por esse apoiamento. Xô demagogia e falso moralismo!!!!

  • A verdade é que são dois bons candidatos! mas temos que escolher somente um. E torcer de verdade para quem ganhar fazer um belo governo, o Amapá precisa.

  • Lene,desculpa ae tantas postagens minha(nem dá p/perceber,né não?rsrs),mas é que amo de paixão o SEU blog,faço isto desde quando morava fora daqui(RJ),pq acho-o bem eclético,BOMBADO MERMO.Esqueço até que estou no trampo,e eu trabalho?kkkkkkk

    • A Lene com certeza te desculpa. Quanto a mim, sugiro que procures urgentemente uma lavagem de roupa para ocupar o teu tempo. Puxa-saquismo tem limite sabia? Escrever abobrinhas também.

    • Prezada Carla. Não deve ser fácil essa sua tarefa de “patrulheira” de opiniões. Mas vc precisa variar (e melhorar)seus comentários, senão vc acaba cansando – e aborrecendo – os ilustres leitores deste conceituado blog. #simplesassim.

    • É!!! É ESSE MESMO!
      E ALÉM DE ASSESSOR SECRETO DO SENADO, NOMEADO PELO SENADOR SARNEY, AINDA É INGRATO, POIS NÃO É QUE AGORA ELE NEGA O FARVOZINHO. AGORA ELE NUNCA NEM OUVIU FALAR O NOME DO BIGODUDO, ETA! INGRATIDÃO.

  • Estou percebendo muitos ataques ao capi mas o candidato e o camilo, se for falar de familia no poder é so verificar no diario oficial, e ver quais das familias que mas empregou parentes, me diga na familia capiberibe, se alguem da familia ja foi acordado com a policia federal batendo a porta de un deles.

    • Êpa..O governo do PDSA é atacado por que Camilo só fala no governo do pai. E quanto as famílias é normal terem mais cargos no do Góes, por que a familia Góes é muito maior. Olha o Jornal do Dia da semana passada sobre a Operaçao Maos Limpas. Publicaram o gabinete da conselheira Raquel Capiberibe.. Só parante, mano…Nao queremos mais familias governando o AP..Vazeeeeeemmmm

  • QUE EU ME LEMBRE FOI O UNICO NA HISTORIA DO AMAPÁ QUE Reeleito em 1998, Capiberibe PEDIU INTERVENÇÃO FEDERAL NO AMAPÁ. Alguem depois dele ja teve esta coragem?
    A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Narcotráfico na Câmara dos Deputados voltará ao Amapá nos dias 4 e 5 para dar continuidade às investigações que apontaram indícios de lavagem de dinheiro por meio do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O retorno da CPI foi acertado ontem, em Brasília, depois que o governador do Amapá, João Alberto Capiberibe (PSB), declarou-se sem condições de governar o Estado, se não houver uma intervenção federal no TCE.
    “Estou pedindo intervenção federal porque estamos com dificuldades de aprofundar a apuração dos graves indícios levantados até agora, apontando a cumplicidade de várias instituições públicas com o tráfico e corrupção com dinheiro público”, afirmou Capiberibe. Segundo ele, “os processos não andam na Justiça e o Legislativo faz tudo para cancelar atos do Executivo”.

    FONTE: http://www2.uol.com.br/diariodovale/arquivo/2000/abril/26/page/fr-nacional1.htm
    Diario do Vale – base

    • Poxa!!!Eu achava que esta situação de caos fosse obra da “harmonia”.Agora fico sabendo que é falta de vergonha mesmo.Que pena!!!

    • ai ele vai e nomeia Julio Miranda e Raquel Capiberibe pro TCU…. jogada legal….

      vamos dizer que ta tudo bagunçado, ai nos colocamos um nosso….

      e no fim das contas…. Julio Miranda e o MAIOR ladrao de todos…

      ME PERGUNTO QUANDO VAI ACABAR O DINHEIRO DOS CAPIS PRA FAZER CAMPANHA.

      • Nas investigações da PF na OPERAÇÃO MÃOS LIMPAS, você sabe me dizer se aparece o nome de algum CAPIBERIBE envolvido nesta sujeira?

  • O AMAPÁ É HOSPEDEIRO DO JSÉ SARNEY,ora, o Maranhão tem os piores índices de desenvolvimento humano do país, essa miséria foi expotada para o Amapá, com a grande favelização do Estado, essa fórmula foi usada no Rio de Janeiro na década de 80 po Leonel Brizola, resultado foi a formação de grupos de traficantes e para-militares, hoje o Estado esta tendo muito trabalho para resolver essa questão.Com certeza a favelização do Amapa.
    Por isso povo do Amapa se livre do Sarney, essa é minha opinião, caríssima Lênim, esse é o direito que tenho como contribuinte de expressar a minha opinião.

  • vejam,quando queremos resolvemos e eliminamos.Por isso as eleiçoes existem.Para tirarmos e colocarmos quem bem entendermos.TINHAMOS A ERA BARCELOS…TIRAMOS!TINHAMOS A ERA CAPI…TIRAMOS!TINHAMOS OS DIAS…ESTAMOS TIRANDO!OS GOES…JA ERAM PARA TER SAIDO…POR UM ERRO AINDA ESTAMOS COM ALGUNS!ENTAO…NAO PODEMOS RETORNAR AO PASSADO A ERA DO CAPI,JA PASSAOU,SE CONSEGUIMOS COM MUITO CUSTO VENCE-LOS,PORQUE VOLTAR???? É HORA DE RENOVAR…. L U C A S 14!

    • MUITO BEM! QUER REALMENTE RENOVAR? ENTÃO VOTE NO NOVO CAMILO 40, ESTE NUNCA APOIOU A “HARMONIA” NEM EM 2004, ESTE SEMPRE FOI OPOSIÇÃO DESDE 2002.

    • Olá Paty, não vi na sua relação o Sarney, ou sem querer tirar seu direito de opinião Ele é bom para continuar no Amapá? Nos comentários nacionais e até foi piada de Programas Humorísticos, um homem que mora em outro estado, tem seus familiares lá juntamente com os altos negócios, empreendimentos e etc. lá nesse outro estado, mas comanda a política no Amapá, onde vem periodicamente dá ordens e muitos o obedecem cegamente e quem não o obedece prova das suas cipoadas e perde a sua proteção que tem servido para acobertar os obedientes caso eles tenham cometidos alguns delitos, bem isso é o que rola na Mídia, não é criação da minha mente. A pergunta é já que Você Paty, fez uma lista: Sarney não entra nesta lista, é correto ele residir lá e legislar por aqui, Ele (Sarney) é bom para o Amapá, porque Ele não está na sua lista? Todavia o seu direito, vontade e opinião são seus e são por Mim respeitados, apenas abrir questão porque Você apresentou uma lista e que certamente muitos concordam e muitos também discordam e como esse blog é um espaço democrático serve para esses comentários respeitosamente de opiniões. Ok

  • GRANDES COISA É UMA INTERVEÇAO…SO TRANSPARECE FALTA DE CONTROLE,FALTA DE BOA GESTAO E VERGONHA PARA NOSSO ESTADO QUE PELA INCOMPETENCIA DE SEU GESTOR,NAO CONSEGUE EXERCER SEU SUA AUTORIDADE E QUE NAO TEM VOZ DE COMANDO O SUFICIENTE PARA COMBATER OS MALES DO POVO.NAO É CORAGEM,PELO CONTRARIO.É COVARDIA E VERGONHA.

  • Adoro ler seu blog e analiso os comentários

    + está ficando cansativo ver a galera do 40 difamando todo mundo … será mesmo q só a família capi que realmente sabe governar … Votei 500 e 401 por ter o pensamento q essa dupla é a melhor pro nosso Estado no senado … fiquei feliz com o resultado para o 2º turno … mas aí a achar que o Lucas é um monstro apoiado pelo velho caquetico do Sarney, que tem o Jaime como o empresário que vai dominar o estado com o seu escudo poderoso que barra a entrada da famosa casas Bahias (QUE TODO MUNDO VÊ O COMERCIAL E DIZ QUE QUER COMPRAR AQUELE MOVEL DOS SONHOS EM 500 PRESTAÇÕES) … Nossa que homem mau esse Jaime, ele merece tá no inferno então….KKKK…fala sério… O sarney tá pra levar o farelo, o que ele quis do Amapá ele já teve, várias vezes apoiando outros candidatos, nunca foi um homem de ficar de fora de eleição… como nessa ele não deu as caras… acharam 1 pra ser o Sarney da vez (o Lucas)… pq o povo adora falar mal do Sarney e tinha q ter algo pra falar dele, já q ele nem deu as caras por aqui …se o Jaime é esse monstro todo…quero ver o camilo ganhar e as casas banhias entrarem no Amapá, aí sim eu volto e digo: vcs tinham razão….fora isso, prefiro acreditar nos debates, nas propostas e acreditar que dia 31 veremos o melhor para o amapá…. camilo ou lucas?… o povo vai decidir …. detesto mi mi mi nhem nhem nhem disse me disse …. acredito no que está provado … como por exemplo as escutas da PF, onde se percebe claramente o desrespeito com a população.
    CARLA vc tá parecendo uma garotinha que deixa recado no orkut de quem vc está de mal (corta aqui)!!!
    ELSON E SANDRO, parabéns pelo pensamento!
    ALCILENE bjos e Parabéns tbm.

  • Estou gostando muito da postura do Elson que apesar de assumir que vota no Camilo não se deixa levar pelas mentiras inventadas contra o candidato Lucas e o seu vice, principalmente à relacionada a suposta atuação de Jaime Nunes “impedindo” as Casas Bahias de se instalarem no Ámapá. O que é isso gente? Qualquer pessoa minimamnete esclarecida sabe que vigora no Brasil o Princípio da Livre Concorrência. Assim, qualquer empresa constituída sob as leis brasileiras pode se instalar em qualquer ponto do território nacional, desde que adote as medidas legais para isso e nenhum empresário e nem mesmo o Presidente da Répública, o Governador e o Prefeito tem o poder de impedi-la. Ora, as Casas Bahias não se instalaram nem em Belém que tem um mercado bem maior do que o nosso, porque viriam para o Amapá? Parabéns Elson, desse jeito você demonstra que é coerente e sensato. Você fez sua escolha pelas propostas do seu canditado, assim como eu fiz a minha. Eu voto Lucas 14 porque acredito em suas propostas e acho que no momento ele é a melhor para o Amapá, sem, contudo, desmerecer o seu adversário. Que vença o melhor para o Amapá!

  • Quisera nós brasileiros e mais ainda aqui por essas paragens que nos livrássemos dos efeitos maléficos dessa bactéria chamada politicamente de Sarneymona influenciallis.

  • Quem lembra quem indicou o conselheiro julio miranda pro TCE, numa troca de favores do poder executivo com o legislativo. Pra não ficar numa situação muito ruim o então governador CAPI, não podendo indicar a Sra. Raquel Capiberibe, resolveu trocar sua indicação com o legislativo, ja que o mesmo não poderia indicar o então presidente da AL, julio mirando, então foi feita a troca de favores.
    Por tanto é justo afirmar que:
    E O JÚLIO MIRANDA? FOI CAPI QUE FEZ!!!!!!

    • Isso é verdade. O CAPI FEZ O JÚLIO MIRANDA. No Inquerito da PF, só Aparece Jorge Amanajás e Júlio Miranda, não sei pq prenderam o Waldez, e outra coisa, só cego não ver os avanços do AP nos 7 e 4 Meses de Governo Waldez. Só as Viúvas do Capi msm, que agr vão ficar sem Senado, sem Governo e sem Deputado Estadual.

    • É VERDADE! MAS QUEM ADOTOU, CRIOU E EDUCOU FOI A “HARMONIA”, PORTANTO ELE FEZ MAS NÃO É PAI, PORQUE PAI É QUE CRIA.

      • sempre leio,no entanto, nunca me manifesto mais essa foi muito boa amigo, até pq é verdade, pai, é quem cria. Um abraço.

  • Vejo com tristeza e preocupação os acordos políticos para o segundo turno. Escolhemos dois candidatos de oposição para disputar o governo (soberania popular) e os vemos buscar apoio entre os vencidos, fatiando o poder e talvez até comprometendo o sucesso desse governo, por conta de alianças com pessoas que as urnas repudiaram. Faz parte do jogo político, é verdade, mas se os candidatos realmente tivessem maturidade, coragem e não visassem apenas o “vencer a qualquer custo”, caminhariam sós, com seus eleitores e militantes, mantendo puras as suas plataformas e propostas. Penso que terá mais chance de fazer um governo de mudanças aquele que estiver mais livre e independente dos apoiamentos do tipo toma-lá-dá-cá. Isto representa uma sobrevida à hamonia, senão um retorna a ela.

    • Todos os votos serão somados, mas o plano de governo é que vai apontar as mudanças, creio ser arrogância seguir uma campanha no segundo turno sem ao menos haver um dialogo com os candidatos que não passaram, afinal há muitos eleitores que seguem fielmente o comando do seu líder e candidato, daí ser importante dialogar sem comprometer a governabilidade futura do estado, estou certo de uma coisa o Camilo poder aceitar até apoio do Sarney caso ele queira deixar de está dando o seu apoio ao Lucas neste segundo turno mas certamente Ele não dará as cartas no plano de governo, é só analisar o passado em que todos ajudaram o PSB a destronar o partido e grupo do Ex-governador Barcellos mas não comandaram ao bel prazer a governabilidade do Estado, por tanto não vejo com nenhum risco se caso qualquer que seja os partidos e seus candidatos que venham a manifestar apoio ao Camilo40, pois o projeto garante a manutenção do desejo de mudança do Povo do Amapá, porém repito os votos de todos são necessários pois é a soma total que dará o resultado, até o voto pessoal do Sarney, Gilvan, Pedro Paulo, Waldez não devem ser rejeitado caso eles queiram votar no Camilo40, pura bobagem perder as eleições por rejeitar o voto desse ou aquele que queira mudar o voto nesse segundo turno, ou seja se Camilo e Lucas por ironia estiverem empatados e ainda faltarem os votos dos seus adversários e possíveis inimigos político para decidirem o resultado final quem iria rejeitar esses votos, ignorante seria aquele que rejeitasse pois é apartir de ganhar as eleições que o vencedor poderá governar o Amapá aplicando as mudanças e nessa hora de votação não está em analise a qualidade da pessoa que vai votar e sim a decisão do seu voto, se formos desqualificar os dois candidatos nesse segundo turno em razão de quem agora veio somar o voto e apoio cito a nossa colega Alcilene e Alcinéia Cavalcante, certamente não votariam no Lucas em razão dele está sendo apoiado pelo Sarney que em muitas vezes prejudicou o seu blog com processos, não é mesmo. Portanto como já definir votar no Camilo40 o que importa é ganhar as eleições, o depois Eu já sei e estou absolutamente certo e afirmo em que as alianças firmadas neste segundo turno certamente não mudará o Projeto de Governo na mudança no novo rumo do Amapá.

      • Falo de apoiamentos e não de votos. Votar é obrigatório, apoiamento não. Os eleitores de Pedro Paulo e Amanajás terão de votar em Lucas ou Camilo ou então anular o voto, ou faltarem. Os candidatos derrotados podem manifestar apoio a determinado candidato expontaneamente ou liberar seus eleitores e militantes. Mas e as secretarias, as autarquias, os cargos e os contratos? É aí que vem embutido o preço (salgado)do apoiamento. Marina vai dar o exemplo. Por saber que seus eleitores não vão obedecê-la, vai liberará-los, para que não sejam eleitores de Serra nem de Dilma. Sejam sempre seus, mesmo que ela fique sem cargos pelos próximos anos. Vai mostrar que tem grandeza. O mesmo deveria fazer Amanajás, mas esse está longe de ser uma Marina. Quanto a Pedro Paulo, ninguém o quer por perto.

        • Olá Paulo Cesar, fique tranquilo que pelo lado do Camilo baseado no que analisei acompanhando no estado o estilo Socialista de governar é bem diferente e sempre que recebeu apoio em eleições passadas elas foram pautadas nas propostas de Governo apresentada ao Povo é por isso que os apoiadores com 2ª intenções não permanecem com os Socialistas e isso é um fato registrado na nossa história.

  • Perdoe-me , mas esse gutemberg jacome não é o “novo” coordenador da campanha de Lucas. Será ele agora um Homem de bons principios?

    • Nao..O coordenador da campanha de Lucas é Randolfe Rodrigues. Essa noticia mentirosa foi escrita no blog da Luciana Capiberibe..Ela nao sabe quem sao os coordenadores da campanha de Lucas.

      • ela vai terminar fazendo o irmão dela perder voto, como o meu. Já ajudei a eleger o Capi e a Janete, o Camilo… tanto faz. Não dependo dele mesmo…

        • Independente de quem é quem na coodenação, o grupo da “harmonia” já está em campanha para o segundo turno.

  • Gostaria de saber, o que leva certas pessoas partidárias do candidato Camilo Capiberibe, a vir na internet, atacar pessoas que sempre ficaram ao seu lado, nas horas de alegria e angústias. Será pelo simples fato de estarem apoiando outra candidatura? Mas pelo que eu sei e todos que frequenta os blogs das irmãs Alcinéa e Alcilene Cavalcante e houvem o programa Café com Notícias,sabem, elas sempre colocaram e colocam até hoje o espaço a disposição deles ( Família Capiberibe). Será que quem não votar na chapa completa, vira inimigo?? Todos sabemos quem são os verdadeiros inimigos/adversários dos Capi, e acho que estão gastando “munição” pro lado errado. Se hoje o Sen. Randolfe, em quem votei em minha SEGUNDA opção, está aliado ao Lucas Barreto, foi, por não ter o reconhecimento que merecia. Voto no Capi, desde 1988,e tenho a convicção de que faltou tato, na hora de se fechar a coligação. Preferiram se aliar a uma parte de um partdo, o PT,que até um tempo atrás era um fervoroso adversário, do que caminhar com o Randolfe e seu grupo, que sempre foram leais ao PSB.O resultado que se viu nas urnas foi uma reposta de que o povo quiz o Randolfe como senador mais votado. Agora o tratamento do PSB, em relação ao SENADOR RANDOLFE, terá que ser respeitoso. Ficar atacando pessoas idôneas, não soma votos, pelo contrario, tiram. Vivemos numa democracia, onde votamos em quem acreditamos e mesmo não concordando com a posição do ” vizinho”, devemos aceitar, e procurar conviver pacificamente, mostrando os pontos positivos do nosso candidato em vez de mostrar só os defeitos do adversário, para não ficarmos isolados, amargando uma derrota atrás da outra. Lucas e Camilo, sobre os vossos ombros, recaem as nossas esperanças de tirar o nosso Amapá do buraco em que se encontra. Façamos um segundo turno de paz, pois todos queremos o melhor para o lugar onde vivemos.

  • Meu caro Eduardo Dantas (Góes?), e vc, é cego? como é que vc tem a cara de pau de dizer que não sabe pq o Waldez foi preso pela POLÍCIA FEDERAL??? Vc não soube do mensalinho de 500 MIL REAIS que ele recebia por favorecimentos em licitações? Vc deveria ter vergonha de desdenhar da inteligência dos leitores desse blog ao fingir não saber dessas sujeiras escandalosas do governo mais corrupto da história do Amapá que vc tanto admira e do qual provavelmente faz parte! Baixe a cabeça, reflita e pense duas vezes em desrespeitar quem é contra à corrupção, à roubalheira e à sujeira em todos os seus aspectos! Ah, e aproveite as promoções das óticas Diniz!!!

  • Uma pena esse clima de guerra! politica de diabinhos e mentiras, as duas militancias estão fazendo isso, os prós lucas e os prós camilo… isso não é bom… o capi é o alvo preferido, os luquistas estão com o mesmo discurso da harmonia em relação ao capi, Os camilistas estão pegando no pé do jaime nunes. Estou ouvindo exageros dos dois lados!

  • Desculpa-me Alcilene, mas não concordo com vc quando diz “Tchauharmonia”. Se Lucas ganhar, essa tal harmonia vai continuar, até por que ele é o que sobrou desse grupo. Como você sabe o lucas esteve envolvido nos atos secreto do Senado, envlvido em irregularidades. Quem garante q como governdor não vai praticar irregularidades no governo. você garante?

    • Nunca soube de Lucas envolvido em irregularidades, nao..Sei que dois adversários dele eram da AL e procuraram tudo que pudesse atingir sua candidatura, e nao acharam, tanto que o uncio discurso contra Lucas é o Sarney.. Se ele vai praticar irregularidades no governo, eu nao sei..

      • todos os outros problemas ainda assim Sarney é e continua sendo nosso maior problema, ninguém melhor que Alcilene e Acineia Cavalcante para falar sobre o assunto Sarney, tanto que foi grande a campanha do fora Sarney destacada nos dois blogs, deve ser um amargo apoiar alguém apoiado também por ele pois fica aquela sensação será que ele vai continuar dando as cartas aqui no Amapá, se analisarem bem foi depois da vinda do Sarney para o Amapá que as coisas tomaram esse rumo pois ele estabeleceu aqui um tipo de obediência cega de todos voltados para a vontade dele e quem desobedeceu provou do seu ferrão, ai os seu pupilos desandaram a fazer o que queria talvez pensando que era protegido por ele e deu no que deu.

  • Como sabemos, não existe santo vivo. Portanto, não adianta os militantes internautas endeusarem seu candidato e endemoninharem o adversário. Os dois candidatos – Lucas e Camilo – têm suas qualidades e defeitos. Procuremos, então, mostrar e defender suas qualidades, suas propostas. Cada vez que um ‘aloprado’ difama o adversário, mais podre aparece do seu candidato. No fim, parecerá aos eleitores que nenhum dos dois presta. Somos águias ou urubus, afinal?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *