Supermercado Favorito tem setores interditados por vigilância Sanitária

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Divisão de Vigilância Sanitária (DVS) realizou na manhã de ontem (08), uma ação fiscalizadora no supermercado e interditou as áreas de panificação, de frios, restaurante e câmera fria, por comercialização indevida de alimentos impróprios para o consumo.

No interior do estabelecimento foram encontrados produtos com prazo de validade vencido, violados e em péssimas condições de higiene sanitária e de acondicionamento. O supermercado também não possui responsável técnico para manipulação de alimentos na panificadora e os profissionais estão sem carteira de saúde. Na área de frios existiam produtos com vencimento em dezembro de 2010. A equipe de fiscalização apreendeu quase duas toneladas de mercadoria.

 

Entre os produtos estão, pães, doces, biscoitos, produzidos na área de panificação e preparados com farinha de trigo, manteiga, fermento, geléias e patês vencidos. Uma quantidade imensa de queijos, presuntos, mortadelas, camarões e piracuí.  Nas gôndolas de congelados bolinhos primavera, além de sucos em garrafa. Todo o material apreendido foi encaminhado para o aterro controlado.

 

Segundo a coordenadora de vigilância em saúde do município, Nayma Picanço, as ações de fiscalização estão sendo intensificadas em toda a cidade. “Nossas ações tem como objetivo primar pela saúde pública, vamos realizar este trabalho nas pequenas e grandes redes, na periferia e no centro de Macapá”, enfatizou a coordenadora. Nayma ainda disse que as ações sempre partem tendo como base denuncias feitas por moradores. Para denunciar o cidadão deverá ligar 3223-0411.

 

A vigilância sanitária do município notificou o supermercado para cumprimento das exigências sanitárias. Assim que implantarem as boas práticas, as áreas interditadas serão imediatamente liberadas para o pleno funcionamento. A ação ainda contou com a participação do PROCON, que autuou o estabelecimento dentro da legislação prevista pelo código de defesa do consumidor.

 

Janine Cruz – Assessoria PMM

  • deveriam agir tb nas barracas que servem comida na rua do canal próximo a o banco do brasil, sem as menores condições de higiene.

  • Parabéns a Vigilância Sanitária. Qt aos proprietários , quero registrar o meu repúdio, será q o lucro q tiveram de forma indevida compensará o prejuízo? Sempre frequentei o local ,de hoje em diante , pela falta de respeito e de zelo para com a saúde da população, lá eu n volto mais.

  • Parabens ao vigilantes e a vigilancia sanitaria, se fizerem mais investidas nos supermercados de macapá, com certeza irão se espantar com as irregularidades nestes estabelecimentos.

  • TODOS os supermercados de Macapá são DIGNOS de uma investigação como esta que ocorreu no Favorito,pois é comum nesta cidade encontrar-mos na rede de supermercados,produtos fora da validade.ALO! vigilância sanitária,eu disse TODOS.

  • Sou funcionário da matriz há dez anos, da forma que os fatos foram mostrados, nao me assusta que os clientes e que a populacao fiquem chocados, mas o que voces ainda vão saber, ja vou adiantando agora:
    A ação que houve na quarta feira foi um verdadeiro circo armado, eles chegaram com imprensa, procom e outros orgaos (eram mais de 20 pessoas) alegando que iriam investigar uma denuncia que se referia a padaria, porém se dividiram na loja e adentraram inclusive no depósito superior, camaras , no depósito onde ficam os produtos avariados (produtos amassados e vencidos) que são substituidos pelos fornecedoreos, saíram levando estes produtos ( todo comerciante sabe que existe essa área e sabem do procedimento) sairam retirando todas as peças de queijo, presunto e mortadela dos frrezers (todos dentro da validade), sob alegaçao de que a temperatura nao estava adequada (nem sequer possuiam termometro para medir), nem sequer possuiam balança para pesar… sairam levando todos os paes embalados ( sob alegaçao de que estavam improprios para o consumo) cadê exame laboratorial para atestar o que eles afirmram? Um abuso! Um verdadeiro show realizado por funcionarios que descumprem todas as regras de fiscalizaçao, serão eles concursados como a lei exige? asseguro que não! minha gente, os autos serão divulgados e vocês vão entender o que eu estou falando.

  • Só para esclarecer mais duas coisas:
    No setor de fatiados que foi reinaugurado mais ou menos em setembro do ano passado, foi encontrada a tal peça de presunto que aparece na foto (venceu em dezembro), na época da reinaguraçao foram colocados freezers verticais novos, para acondicionar as peças de frios no setor de fatiados e assim não precisar ir na camara fria cada fez que precisasse fazer reposiçao, cabiam 5 peças em cada divisão do freezer, acontece que os irresponsaveis do setor nunca mexiam nas ultimas, sempre que utilizadas 2 ou 3, eles iam buscar mais e assim sempre deixavam as ultimas para trás, inclusive os fiscais quase não conseguiram retirar essa tal ultima peça de tão grudada que tava no gelo do fundo.
    O encarregado do setor ja foi afastado.
    Que fique bem claro que a empresa não orienta utilizar o que não presta, até porque são consumidores também.
    Tudo vai ser esclarecido como se deve,e as reais infraçoes encontradas não condizem com o que estão dimensionando!

  • Alcilene, a mesma pergunta que fiz à Alcineia, faço à você:
    Qual será o seu posicionamento mediante a divulgaçao dos autos apresentados a imprensa pelo Supermercado Favorito? Ao formular o texto de acusaçao em seu conceituado blog, nao passou pela sua cabeça consultar a outra parte? Se tivesse tido tal iniciativa, talvez nao precisasse passar por vexame.
    LAMENTÁVEL!

    • Divulguei um release da assessoria da PMM..Se for vexame é da PMM ou do supermercardo, nao meu..PMM é fonte oficial e o release estava assinado

  • Alcilene, peço que perdoe a minha ignorância, até pq sou sua fã! Sempre faço visitas por aqui. Confesso que fiquei chocada com as informações q o meu esposo me repassou ontem, os supermercadistas e pequenos comerciantes se reuniram com o prefeito para fazer questionamentos sobre as fiscalizações que vem ocorrendo, a conversa estava morna até que o proprietário do favorito se manifestou mostrando a sua indignação e apresentando os documentos (autos) a todos os presentes, vc acredita que não consta sequer um kg de trigo entre os produtos apreendidos, assim também como não constam manteiga, fermento, leite…, absolutamente nada que confirme a acusação feita pela vigilância ( de que os pães eram feitos com produtos vencidos), e esse é só um dos pontos!
    Aquela louca entrou na loja retirando PESSOALMENTE todos os pães das prateleiras( vi essa foto no jornal, tá lá pra todo mundo ver)retirou até os produtos de outros fornecedores,(todos dentro da validade)ela furtou né? esvaziou tudooooo!!! Não entendo qual a real motivação desta tal veterinária Nayma para tamanho disparate. Além disso, o presidente da associação dos supermercadistas disse ao prefeito que tem ciência da ilegalidade de toda a fiscalização e usou como argumento o próprio código da vigilância sanitária e a constituição federal,( não existe sequer um FISCAL na Vigilancia Sanitária de Macapá, que vergonha!)existe de tudo, veterinário, agente de endemias, nutricionista, agente de transito, mas FISCAL ( ensino superior/concursado, NÃO!) o prefeito se engasgou…Conclusão: O prefeito assinou nota reconhecendo a arbitrariedade da ação e constatou q as noticias divulgadas na mídia não correspondem aos fatos! agora cabe ao Favorito tomar suas providencias…e cabe ao prefeito tomar atitudes para regularizar a situação da V.S)O povo necessita conhecer a verdade dos fatos!!!
    … e essa mulher, espero eu, terá que responder judicialmente por ter usado de má fé pública! GRAVÍSSIMO!
    Como pequena comerciante que sou, repito, fiquei chocada!E mais uma vez deculpe pelo julgamento q fiz a vc, não cabe a mim e por favor me diga o que é PMM?

  • Alcilene, a assessoria da PMM esqueceu de lhe enviar a nota oficial do prefeito reconhecendo as falhas sobre os procedimentos de fiscalização?
    Divulque querida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *