STJ decreta prisão preventiva de Miranda e Aldo Ferreira e decreta prisão de mais 2 pessoas. Waldez e Pedro Paulo saem hoje

Da Folha, agora

DE SÃO PAULO

O ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça), João Otávio de Noronha, transformou em preventiva a prisão temporária de duas pessoas acusadas de integrar suposto esquema de desvios de recursos públicos no Estado do Amapá.

Assim, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, José Julio de Miranda, e o secretário de segurança pública, Aldo Alves Ferreira, permanecerão detidos em Brasília.

O argumento do ministro é de que os dois são figuras-chave do esquema e estariam coagindo testemunhas do processo. O prazo de prisão preventiva é de 30 dias.

Outras quatro pessoas presas durante a operação tiveram o prazo da prisão temporária encerrado neste neste sábado (18) e serão liberadas a partir da meia-noite. São elas: o governador do Amapá, Pedro Paulo Dias (PP), o ex-governador do Amapá Waldez Goes (PDT), a mulher do ex-governador, Marília Goes e o empresário Alexandre Albuquerque. Todos eles já haviam tido a prisão temporária prorrogada.

O ministro do STJ decretou ainda duas novas prisões. Jasildo Moura Santos, escrivão aposentado da Polícia Federal, foi acusado de ameaçar e coagir testemunhas. Santos, que também é chefe do serviço de inteligência da Secretaria de Segurança do estado, foi preso e será levado para Brasília. Armando Ferreira do Amaral Filho, ex-secretário de planejamento, orçamento e tesouro do governo, também teve a prisão decretada, mas está foragido. Ele é acusado por ocultar provas do caso.

Nota do Blog – Onde a Folha informa que é Marília Góes, é na verdade o ex-secretário Adalto Bittencourt. Marília já havia saído

  • Acho que não foi pedida a prisão preventiva do Governador e do Ex porque a Lei Eleitoral não permite que candidados sejam ou permaneçam presos partir de amanhã. É minha modesta opinião.O perigo é se elegerem e ganharem imunidade.

    • Se forem eleitos não haverá imunidade, pois a apuração dos delitos ocorreu antes de obterem a diplomação, se for o caso. O STJ pode, inclusive, e de acordo com o resultado das investigações, pedir o cancelamento da diplomação. Na altura dos acontecimentos acho difícil se elegerem. Mas como o resto do povinho está cantando aquela música: “Voce não vale nada, mas eu gosto de você…”, tudo pode acontecer.

    • Como assim “anti demogracia”? Relatar um fato relevante que desde o dia 10 de Setembro é pauta dos maiores sites e jornais do país, já que os “jornais” daqui, deram muito superficialmente a notícia, não tem nada de anti-democrata. Volto a falar que a época da mordaça acabou. Quem mandou eles, os envolvoidos, darem motivo para serem notícia. Rapá, em vez de ficar aqui atacando quem não tem culpa, vai festejar a liberação dos seus candidatos, mas se lembre que estão sendo liberados, mas o processo continhua e os que ficaram, PODEM usar do artifício da delaçao premiada, é aí….

    • na boa eu sempre achei que a impressa fosse insenta….. anti democracia e nao falar em todo esse escandalo q cerca o nosso estado… anti democratico e espalhar noticias falças de prisoes de qm nao tem nada com o problema. falar a verdade e a verdadeira ew unica democracia!

      • Concordo com vc. Nóticias falsas são nocivas de qualquer forma. Vi blogs tentando colocar inocentes na operaçao, de maneira bem sórdida.

  • Não preocupa não, o povo Amapaense esta inojado de tanta sujeira. Ele saberá dar a resposta no dia 03 de outubro.Pois é a unica forma que temos para nos rebelar e protestar diante de tanta corrupção. Os envolvidos na operaçãos “mãos limpas” serão varridos da história pra sempre!

    • Gostaria muito de acreditar nisso, mas, já vi o mesmo filme se repetir tantas vezes que fica difícil! O egoísmo fala mas alto. Há quem troque o futuro de todo o povo por favores pessoais que, muitas vezes, são coisas que acabam em uma semana. E aí…

    • Comparando a quantidade de verbas que entraram nos cofres do estado do Amapá, disponivel a consulta na internet e a situação em que se encontra a educação, a saúde, rodovias (BR 156,)as ruas, e etc. na capital como também nos interiores, e a divida ainda a pagar existente contraida pelo ex-governador Waldez, não é preciso ser um auditor do TCE/TCU para podermos entender as investigações da Policia Federal e como foi que tanta gente ficou rica de uma hora para outra. Votar, é um direito, é um dever? Em quem votar é uma Ciência!

  • boa a musica!inteligente vc!ruim é pra gente!Temos que acabar com esta ideia de que o governador tem que eleito pelo servidor publico.Nao pode prevalecer a vontade de um grupo!precisamos mudar!sair desta linha e deste circulo vicioso,sair dos quase 60% de nossa economia gira em torno do serviço publico,porque dá nisso mesmo!Para garatirem seus cds´s e seus cargos eles fazem qualquer coisa!ATE CANTAR ESSA MUSIQUINHA!

  • Se Deus quizer esses dois não vão mais ganhar nem eleição pra presidente de bairro,agora vão chegar com pose de vítimas e perseguidos , e o pior de tudo é ter que aguentar(falta de opção) essa imprensa local defendendo esses corruptos.

  • Agora o que sera que vao aprontar nessa eleiçao sera que vao conseguir virar a cabeça do povo durante duas semanas porque politica e igual a futebol a partida so esta decidida ate o ultimo minuto do segundo tempo.

  • Sera que vao conseguir comprar a consciencia do povo com dinheiro da campanha ou nao vai ter dinheiro para torrar como sempre fazem nesse periodo eleitoral que promete pegar fogo mesmo vai ser um inferno durante essas duas semanas mesmo coisa de doido nao duvido nada.

  • Acho que a PF deve ficar ligada daqui pra frente. Essas eleições já tem um rumo certo e agora quem estava no poder e foi lá para a lanterna do campionato irão fazer de tudo para retornar ao topo.

    A população já viu o que alguns são capaz de fazer para garantir seu poder.

    É preciso votar bem, acho que agora dá pra saber quem é quem nessas eleições.

    Espero que a população não se deixe enganar novamente.

  • É com pesar que leio as notícias que saem na mídia sobre esse esquema de corrupção. Não entendo, se há provas de que todos os presos têm algum tipo de envolvimento por que foram libertos?

    • Eles ainda nao foram julgados. portanto nao sao inocentes e nem culpados. Estao sob investigaçao. Só foram libertados

        • Tiago, quando há desvio de dinheiro público, o que nos sobra é o caos. A saúde pública é um exemplo, disso. A educação de mal a pior, sem merenda nas escolas e por aí vai. Eles faliram o estado, pena que a justiça brasileira seja tão branda. Nos EUA, eles não estariam soltos.

      • Porém eles tem direito a defesa. Waldez tem direito a defesa. Não cabe a nós leigos no assunto ficarmos dando palpite sem saber.

    • As prisões cautelares são apenas (apenas mesmo) para resguardar provas (inclusive depoimentos dos presos e de testemunhas). Não são prisões-pena. São prisões-cautelas, para registrar as verdades dos fatos, na velocidade e espontaneidade mais próximas do que deveriam acontecer caso a operação não fosse deflagrada. Sem a factível interferência dos envolvidos, caso ainda estivessem soltos.
      Quanto aos que foram soltos ontem, entendeu o STJ, que não há mais motivos para permanecerem presos. Os que ficaram presos, certamente ainda são um perigo às investigações.
      Mas o meu julgamento íntimo é o que basta prá mim.
      Façam o de vocês.

  • A PARTIR DE SEGUNDA TEREMOS PROVAVELMENTE UM GOVERNADOR SOB INVESTIGAÇÃO DO STJ, REASSUMINDO O GOVERNO DO ESTADO, GERINDO OS RECURSO PÚBLICOS. O PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE CONTAS PRESO PREVENTIVAMENTE EM BRASÍLIA. UMA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA ONDE A PF APREENDEU DOCUMENTOS PARA INVESTIGAÇÃO. E OS “DOUTOS” AINDA DIZEM QUE NÃO HÁ MOTIVOS PARA UMA INTERVENÇÃO FEDERAL NO AMAPÁ.

    • Mas, qual é a novidade nisso? Ora, lamentavelmente vai ser isso mesmo. E se duvidar ainda serão eleitos, afinal não foi assim com o João e o Bala (operação Pororoca)? tudo bem que o João foi eleito antes da operação, mas o Bala foi depois. O João tá ai novamente e o Bala idem. Esse nosso país é uma vergonha. Se fosse em outro, os envolvidos já tinha retirado suas respectivas candidaturas. Aff!

  • Já estou até imaginando o que vão dizer ao povão: “ELES NOS LIBERARAM PORQUE SOMOS INOCENTES”. Quando na verdade estarão todos respondendo em liberdade, se for o caso.

  • Só falta dizerem que eles foram soltos por culpa do Capi! Ou,o que é pior,dizerem que forma presos por culpa do Capi.

    • É isso aí Jorge!valee u!no dia 3 vamos dizer pra eles:vcs não foram eleitos seus pilantras por culpa do povo,ou seja nós. VIVA CAPI!

  • Corre a boca miuda que a estrategia de Xadrez Goés é cuidar da sua eleição ao senado e de sua dignissima esposa para AL, abandonando Preso Paulo a propria sorte, como se ele fosse o unico culpado pelos acontecimentos!!!é esperar e conferir!!!

  • A Federal está almoçando e jantando entre nós. Montaram barraca nas praças, escuta nos postes e câmeras até nos cães vadios. O presidente do TSE chega segunda. Não vai ser fácil comprar votos nas pontes como em 2006 e 2008. A grana escondida para boca de urna não vai ser derramada como antes. político bandido não vai mais jogar solto. Vai ser preso junto com seus cabos eleitorais. É a lei chegando na terra dos fora-da-lei. Viva o Amapá. Viva a esperança. Eu acredito.

    • Eu também acredito, acredito na apuração e punição de todos os envolvidos, eu só não acredito é nesse slogan de campanha que estamos vendo por aí. Na verdade eu não acredito é politico algum por aqui.

  • Basta de deseducação e de desinformação, pois é isto que alimenta a corrupção. A blogueira poderia esclarecer seus leitores de que os candidatos (ou seja, PP e WG) deveriam ser obrigatoriamente soltos em virtude do início do prazo de proibição de prisão de candidatos 15 dias antes da votação e até 48 horas após, salvo em flagrante delito. Não se pode decretar-lhes prisão provisória ou preventiva nesse período. Só no caso de flagrante cometimento de crime. Os demais que continuam recolhidos não são candidatos nas próximas eleições. É importante considerar isso.

  • Isso tudo acontecendo e as criancinhas morrendo na maternidade, essa senama morreram mais duas crianças recem-nascidas lá…

  • Todos nós trabalhamos cerca de 4 meses por ano para pagar impostos que estão sendo geridos por irresponsáveis. Isto é, ESTAMOS TRABALHANDO PARA SUSTENTAR O LUXO DE PESSOAS INESCRUPULOSAS que não pensam duas vezes em tirar a comida da boca de uma criança para pagar suas “ferraris”.
    Se você não se importa em trabalhar para sustentar a vida boa de outas pessoas, por favor, entre em contato comigo, pois posso informar o número da minha conta corrente… Na oportunidade, me comprometo até a prestar contas de todos os meus gastos com viagens ao exterior, troca de carro a cada 06 meses, casa na praia, cirurgias estéticas, compra de fazendas e demais desperdícios, ou melhor, aplicação do seu dinheiro.
    Faça uma pobre cidadã feliz.
    Desde já, agradeço a colaboração.

  • Corrupção no Amapá envolve até o Judiciário, está no site da uol, afinal o Juduciário tem tambem humanos sujeitos a toda probabilidade de erros, mas isso precisa ser investigado

  • Estou ate vendo os GRANDES FUNCIONARIOS PUBLICOS em defesa da HONRA irem la darem boa vindas a esses pessoas que so degradaram o nome do estado e a politica e incrivel como pode ocorrer isso nossa senhora pessoas ou sao alienadas ou simplesmente interesse proprio, ou sejam carater e personalidade elas nao possuem colocam a frente apenas o bolso delas que LAMENTAVEL … nosso estado esta em situacao critica e deploravel assim como essas pessoas…

  • Eles foram soltos porque a lei assim determina. Vão responder criminalmente em liberdade (por enquanto). Mas o momento é de julgamento político e nós somos os julgadores: os cidadãos e cidadãs do Amapá. Está em nossas mãos permitir ou não que eles continuem a representar nossos destinos. Estamos satisfeitos com o que eles fizeram? Se estamos, votamos novamente neles. Se não estamos, não votamos mais neles. É simples. O livre arbítrio é nosso.
    É a hora de mostrarmos ao resto do país se somos um povo ou somos uma mera abstração.
    Eu acredito num futuro melhor para o povo do Amapá e, nesse futuro, eles não estão presentes. Nem eles, nem os que compactuaram com eles.

  • Esse bafafá todo vai dar em nada, ou melhor, vai acabar em pizza. Esse nosso País é famoso pelo futebol, carnaval, corrupção e IMPUNIDADE. E haja o pessoal do governo do estado passar msg para os celulares dizendo: A LUTA CONTINUA…É uma vergonha!

  • IG “Também foram identificados, segundo a PF, desvios de recursos no Tribunal de Contas do Amapá, na Assembleia Legislativa, na Prefeitura de Macapá, nas secretarias de Justiça e Segurança Pública, de Saúde, de Inclusão e Mobilização Social, de Desporto e Lazer e no Instituto de Administração Penitenciária.”. OU SEJA, ELES EMPAREDARAM O ESTADO. SIGNIFICA QUE A JUSTIÇA TERÁ QUE CONSIDERAR TAMBÉM A FRAUDE QUE FOI A ELEIÇÃO PARA PREFEITURA DE MACAPÁ. A COMPRA DE VOTO FOI EVIDENTE.

  • Rapaz a galera do preso palulo esta virando o bicho no parque do forte sera que eles estao doidos mesmo ei porque a partir de amanah so vai fatar 14 dias para eleiçoes ai o bicho vai pegar.

  • E u tenho certeza que la di cima tem um deus olhando por esse estado tao sofrido que e o amapa ele vai ajudar a colocar as pessoas certas no poder concerteza absoluta porque om povo ja esta inoja do de tanta sacanagem que ocorreu no estado amanha vao dizer que sofreram perseguiçoes vao falar pura demagogia amanha nessa imprensa corrompida por esse governo corrupto e mentiroso qu efoi o de waldez e pedro paulo a unica coisas que eles fazer e ameaçar pais de familias a irem fazer badeiradas forçados com medo de perderem seus empregos isso e uma humilhaçao e uma vergonha mesmo por isso tenho nojo desse povo la na orla estavam em bandeiradas masi concerteza centenas de pais da familia apreensivos de perderem seus empregos na segunda feira quanta demagogia, mais eu tenho certeze que isso vai mudar sim so a urna vai dizer quem e quem.

  • Faltou colocar na midia o nome do candidato a dep.federal, filho de uma autoridade do judiciario que era contratado como vigilante da empresa em destaque.Pasmem,o salario de 11 mil reais.Ate eu queria.

  • Muito bem meu povo o nosso dinheiro soltou eles. Agora vamo abrir os olhos e prestar atenção. PRA NÃO VOTAR NESSES CARAS QUE SAIRAM DA PENITENCIARIA. Pelo bem do nosso AMAPÁ.

  • Por favor uma pergunta: Este Sr: Armando Amaral não é aquele que foi nomeado pelo Deputado Jurandil Juarez pra SEPLAN? o mesmo não é do Grupo do Dep. Jurandil Juarez? por favor??

  • sou cargo de confiança do GEA sou CDS-1 sempre trabalhei direitinho na minha secretaria de Governo não tenho culpa das trapalhadas do Pedro Paulo e nem do roubo do Waldez Góes a hora que me exonerarem vou cobrar do Desembargador Doglas Evangelista a mensalidade da minha faculdade, a comida dos meus filhos vou mandar pra ele pagar minhas pequenas contas. Não sou ladra sou uma brasileira amapaense que não coloca dinheiro nas calçinhas e nem nas meias…infelizmente este pobre Estado vive de contra cheque porque seus governantes gestoriam pro seu bolso e não fomentam a economia do Estado. Não posso pagar por isto..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *