Sony anuncia cancelamento do fechamento da Playstation Store, do PS3 e do PSVita

Gabriel Cavalcante Leão Dias – Design de Games

Falei em um post passado, que a Sony havia anunciado o fechamento das lojas virtuais do Playstation 3 e do PS Vita. Porém, agora, no dia 19 de abril, o CEO da Sony Playstation anunciou que a decisão foi alterada e o suporte para ambas as lojas irá continuar como antes(A loja do PSP ainda vai fechar, apenas o Vita vai permanecer com o suporte). No post dizem que como muitos ainda tem uma paixão por comprar jogos clássicos em consoles antigos, a decisão foi revertida e um meio de manter as lojas operacionais foi encontrado. Também dizem que a decisão de fechar as lojas foi feita por causa de vários fatores, como: a dificuldade de suporte comercial para consoles antigos e a possibilidade de se concentrar em consoles mais novos, onde a maioria dos jogadores da Playstation hoje se encontra.

A notícia do fechamento fez um grande rebuliço na comunidade e muitos expressaram tristeza e decepção com a empresa por essa decisão. Especialmente considerando que o Playstation 4 não possui retrocompatibilidade com o Playstation 3. Isso quer dizer que não é possível usar jogos originais do PS3 no PS4. Alguns foram portados para o console mais novo, mas ainda assim, é necessário pagar novamente para se ter o jogo e comprar um jogo duas vezes é algo que nem todo mundo está disposto a fazer.

O PS2 consegue rodar CDs do PS1 e o PS5 consegue rodar a maioria dos jogos do PS4. E com a mesma conta é possível transferir seus jogos de um console para o outro. Então o PS3 senta num lugar bem desconfortável na história do Playstation, sendo que ele não consegue dividir jogos nem com o PS2 e nem com o PS4, fazendo com que jogos exclusivos sejam realmente exclusivos, ficando atrelados ao PS3. Isso é o principal fator que fez a comunidade expressar seu descontentamento já que muitos jogos iam se perder.

Pronunciamento Oficial do CEO da Playstation

Pronunciamento traduzido pelo PSXBrasil

A história do Playstation já possui mais de 25 anos.  Nem tudo foi bom, claro, mas não se pode negar a contribuição e a influência(Boa ou Má) que a Sony tem no cenário de jogos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *