Por Cláudia Chelala
A covardia está relacionada ao ânimo traiçoeiro, pusilanimidade, deslealdade, sordidez. Quando alguém ou um grupo de pessoas se prevalece de uma situação ou circunstância favorável sobre quem não tem condições equivalentes de defesa.
Sou macapaense, tenho 42 anos e nasci no Bairro da Favela, sou economista com mestrado realizado na Universidade de Brasília e doutorado na Universidade Federal do Pará. Sou professora da Unifap, contribuindo para a formação de centenas de jovens do meu Estado e aonde há quase quatro anos exerço a função de Pró-Reitora de Administração e Planejamento. Sou mãe de dois rapazes, esposa de um homem admirável, filha, irmã, tia, madrinha e amiga de um grande número de pessoas que a minha profissão me deu a oportunidade de conhecer.
Jamais tive meu nome vinculado a nenhuma agremiação partidária neste Estado e tampouco a nenhuma escola de samba, bloco de carnaval e sequer jamais fui ver a banda passar… Fui convidada para ser jurada do Carnaval 2010 justamente pelas características de imparcialidade com a qual busco me conduzir ante aos temas: partidos políticos e escolas de samba. Contudo e, para minha sorte, tive meu nome impugnado por razões que desconheço.
Para minha surpresa, por conta de uma série de confusões ocorridas na apuração do Carnaval 2010, estou sendo vítima de sórdidos ataques de pessoas (porque não posso chamá-los de Homens) tentando macular minha biografia no sentido de vincular minha imagem a uma série de eventos que não fazem parte da minha vida como fraudes, subornos, má-fé, etc. Esse cenário de bandidagem expõem nitidamente o caráter (ou melhor, a ausência dele) daqueles que assacam contra mim, uma vez que eu não estive no Sambódromo, não julguei ninguém, e não há como sustentar uma trama eivada de covardia.
A história tem reservado aos covardes um espaço inversamente proporcional as suas ações.
Nós cidadãos amapaenses gostaríamos de ver o mesmo empenho extravagante que alguns expõem durante os dias de folia, por exemplo, em Brasília, na luta pela incorporação no quadro de funcionários da União de parcela dos servidores municipais. Tal feito desoneraria a Folha de Pagamentos da Prefeitura Municipal de Macapá, possibilitando um aumento de salários aos valorosos servidores da PMM.
De igual maneira queremos segurança pública de verdade, em um Estado que se torna cada dia mais violento, ante a um serviço extremamente precário e divorciado das demandas sociais. Aproveito para solicitar ao Ministério Público e a Ordem dos Advogados do Brasil que observem a conduta de autoridades policiais que podem estar utilizando os veículos de comunicação para acusar inocentes sem provas.
Quanto à parcela da imprensa marrom, é bom que ela exista. Assim é possível separar o joio do trigo. Isso só realça os profissionais de comunicação que estão verdadeiramente prestando serviços a sociedade, daqueles que eu sequer vou me ocupar em tecer comentários, em função de sua absoluta ausência de vértebras.
A mim só resta agradecer as inúmeras mensagens de solidariedade de meus alunos, ex-alunos e colegas da Unifap, e dizer que estou processando judicialmente a todos que desferiram leviandades contra meu nome e a história de honradez e dignidade que construo dia-a-dia em todos os espaços que ocupo no meu Estado, e que não deixarei arranhar com um esdrúxulo e melancólico enredo de covardia.
Cláudia Chelala
52 Comentários para "Sobre covardia e covardes…"
Parabéns pelo texto, Cláudia. O que eu digo: Quem deve não teme. E os que falam muito, depreciando jurados e etc…são os que temem mais…Perfeita a explanação de ir lutar em Brasília por uma adequação dos servidores da PMM…”a carapuça serviu”…pior é gente dessa índole querendo nos representar na AL e outras pessoas se levarem pelo fanatismo de torcedor e compará-lo a um mártir da revolução negra….estamos perdidos!
só uma correção:
“Quem não deve, não teme”
E o que eu disse em outro tópico. Acho mais fácil depreciar jurados e querer bagunçar um processo de apuração do que reconhecer que, apesar de plasticamente bonita e ter maioria de aprovação dos espectadores, o carnaval também é feito de pontos técnicos e que pode ter um desfile eivado de falhas técnicas.
Então eliminamos os quesitos MS & PB, Evolução, Fantasias…e criemos outros, como: Animação ao público, aceitação popular etc.
E outra..falam pelos quatro cantos que compraram-se jurados. Tem prova de onde foi? Quem foi? quanto foi?..enquanto se não tem nada provado, nada pode ser dito referente a isso. Sempre todo ano existe notas contestadas, e garanto que todas as escolas, SEM EXCEÇÃO, já foram prejudicadas diversas vezes por notas incompatíveis com o esmero da escola. E nem por isso ocorreu toda essa baixaria que a desrespeitada população amapaense foi obrigada a ver.
Mais engraçado foi ver uma escola de samba comemorando na quarta…mas o que..só se for comemorar a PALHAÇADA que foi feita a todos…acho que foi um ode ao falso moralismo…
TÔMA-TE VICENTE E CLAUDIONOR. Os advogados devem estar se sentindo envergonhados de terem como colegas profissionais da estatura destes dois indivíduos.
O Claudionor é Delegado. E não vejo problema algum na estatura (altura, porte físico)deles. Ta certo que o Claudionor é um pouco gordinho, mas o que tu ta dizem é bobagem CARNAVALESCO. Huahauhia
Me refiro a estatura moral. Você entendeu!
Infelizmente nesse lugar em que vivemos os valores morais e éticos não existem. Prevalece a sordidez e hipocrisia. Apesar disso existem pessoas dignas como a doutora Cláudia. Força.
Essa turma de FDP,sempre quando tem bandalheira aqui em Sucupira eles querem encobrir com denuncias levianas e ofensivas a pessoas dignas da nossa sociedade.Eles tentaram mais não colou,esconder a 6ª Cassação do Prefeito de Macapá e o Roubo de mais de R$ 200 milhões da Secretaria de Educação do Amapá,saiu em quase toda a Imprensa Nacional.
Brava guerreira, amapaense da gema. Seu protesto valeu e merece a solidariedade de todos que como você, amam esta terra e primam pela moralidade e o respeito. Infelizmente, existem os crápulas, desprovidos de princípios éticos e morais. Já dizia a saudosa Deusolina Farias: Enquanto os cães ladram, a caravana passa.Receba a minha solidariedade, o meu respeito e admiração.
Acho que essa sandice chegou longe demais. Tem ingredientes de sobra pra todos repensarmos não só o carnaval, mas nosso fazer civilizatório. Não somos irracionais, leões feridos a rugir na selva. Pelo amor de Deus, somos seres humanos e devemos tratar nossos semelhantes com respeito até na discordância. Os ataques à professora Cláudia Chelala são o ápice de um processo de incivilidade que tomou conta desse carnaval. Algo sem nenhum precedente, absolutamente inapropriado e injusto.
Cambada de analfabetos culturais. Quem disse que o carnaval competição é cultura? Verdade que esses dias de carnaval em Macapá o que menos se vê é cultura e bons modos. Por mim, não entrava 1 centavo de dinheiro público nessa bagunça. Malandro que quiser carnaval que financie do seu. Diz lá, nos anos que não teve carnaval por culpa do governo Talvez, alguém morreu por causa disso? Agora, quando não tem dinheiro para investir na saúde, as crianças morrem, como acontece agora. dinheiro público é para fazer educação, saúde, segurança, água, energia, habitação, etc… . cultura também, mas não de tão má qualidade quanto esse carnaval picareta. Essa cambada devia era denunciar o roubo dos 200 milhões da educação. Vai lá, mermão, denuncia o Adauto que eu quero vê se tú é macho mesmo. ou tú acha que carnaval é mais importante que educação?
É isso MERMO…..kkkk
Valeu o desabafo.
Grande abraço
Alcione
Dra Cláudia,
Não ligue. O que sai das entranhas do GUELA de ALUGUEL é do mesmo padrão do que sai quando descarrego minhas tripas. Além do mais, como estudiosa que é, sabe que a hsitória tem reservado os piores locais, tanto para os puxa-saco quanto para os covardes e mentirosos.
Muleke, solidário
“Alcinele não deleta o meu comentário!!! postei ontem a noite e foi deletado”.
É claro que o carvanal de 2010 foi atípico, sendo que alguns jurados/julgadores usaram sim, de má-fé e parcialidade(em suas notas) para beneficiar uma escola de samba em detrimento de outras. Sandice é acreditar que tudo foi feito de maneira isenta e sem a atuação de “forças estranhas”. Este espaço é democrático e para debate de idéias e opiniões e não para ameaças de processar seja quem for. Não estamos num banco de universidade e não precisamos de professor(a) para professar aquilo que pensamos. O que não pode prevalecer é o norteamento de pensamento e a velha cantilena sarneysiana de que tudo gera processo. Cultura democrática é bom e não se aprende em banco de universidade. E não interessa se a pessoa é um simples homem/mulher do povo, um graduado, um mestre(a) ou um doutor(a). Para dar opiniões e pensamentos não é necessário prova de títulos, pois aqui não é o local adequando. História, passado todos nós temos e cada um faz a sua de acordo com seu contexto. Não precisamos que alguém fique ditando se é boa ou ruim, de êxitos ou fracassos. Assim como venderam as eleições de 2008, também venderam o carnaval de 2010 e todos sabem para quem. Excesso sem há, quando ocorrem injustiças. Criancice e falta de maturidade é destilar ódio e rancor sem atentar para a gravidade da situação a que chegou o nosso carnaval. A sociedade não é apenas o muro da universidade, ela é mais abrangente e multifacetada. As denúncias são graves e sérias e tem de ser apuradas sim. E PARABÉNS para quem teve a ousadia, o destemor e o compromisso com a verdade de denunciar os esquemas do carnaval amapaense não só deste ano, mas também de anos anteriores, através da compra/manipulação de jurados/julgadores.
éguaaaaaaaaaaaa cara. tu tá te mordendo de inveja da prof. Cláudia? Vai estudar, cara!
Te manca, mané.
Parabéns pelas colocações e sábias palavras.Não desmerecendo ou desrespeitando as da professora,mas tb penso que questões judiciais, devem ser atribuidas aos lugares reservados para tal e não em blogs.
Vc nao entedeu nada…Acho que esse negócio de morar no RJ e usar IP do Amapá deve tá dando algum thilte no teu PC.
Que bom que vc esta sempre achando alguma coisa nos meus comentários,isto prova que eles não passam despercebidos,principalmente por quem pode não postá-los.Lamento informá-la que entendi “tudinho” e tb que meu PC esta “perfeitinho” que nem o desfile do PIRATÃO(rsrsrs),ai.HE HE…
Mana, tu não trabalha, não? Tu passas o dia aqui no meu blog… Tua presença é legal. Mas as vezes tu és muito chata.
E vc linda,trabalha onde?Sou CHATA mesmo,ainda mais quando encontro com quem ser(rsrs).Já te disse que sou federal e com tempo disponivel p/blogar(hs comercial,observou?),pq meu trampo é light.AH!obrigada pelo “legal”,eu tb te acho PORRETA.He he…
Conheço a pessoa de Claudia e reconheço nela a austeridade de uma pessoa correta e proba e extremamente competente.Pena que pessoas ligadas [compradas] pelo atual governo amapaense,pagas para difamar, macular e desorrar pessoas decente deste estado.
Drª Claudia
Não deixe passar em branco.
Tem gente que pensa que pode falar o que quizer e de quem quizer e ficar impune.
Grande abraço
Vc fala isso porque não é vc que está no lugar dela. Se sentindo praticamente como uma ré, sendo julgada por comentários banhados pela emoção e desembasadas.
Todos têm o direto de expressar suas opiniões. Entretanto, o direito de um termina quando começa o do próximo. A história da prof. Chelala se confunde com o desenvolvimento técnico-científico do nosso estado. Lamento muito quem não a conhece, pois deveriam se curvar diante dos benefícios que ela, como pesquisadora e educadora, já proporcionou para nossa sociedade.
Não sei por que, as pessoas têm o hábito de falar mal das pessoas que tão pouco conhecem e ainda acusá-las sem provas. Realmente, só podem ser pessoas que não têm nenhum compromisso com a VERDADE, INTEGRIDADE, SERIEDADE e muito menos com o PRÓXIMO,apesar de acharem que têm. Fala sério,a professora Cláudia é uma pessoa íntegra, verdadeira, guerreira e não vai deixar se abalar por falsas acusações, pois tudo isso é prova de que ter DIGNIDADE incomoda muita gente, principalmente àqueles que não a têm.
Quando a pessoa não tem o que fazer, dá nisso!
é incrível como uma história de vida tanto profissional quanto pessoal que é construída há anos pode ser manchada assim tão rapidamente por pessoas mal intencionadas. Conheço a Prof Claudia, fui aluno dela e sei que sua biografia a impede de cometer ou praticar tais atos que foram expostos.Tudo será esclarecido e espero que as pessoas que deram espaço na mídia local para comentários infelizes, possam noticiar seus equívocos.
Acho que a professora Cláudia perdeu uma grande oportunidade de ser realmente o que seus admiradores pregoam.
Artigo recheado de auto-elogios adornado pela prepotência e demonstrações de ódio e retaliações com escudo de processos judiciais não ajudam a esclarecer a verdade e nem repor as honras aos seus devidos patamares.
Se não teme, poderia se juntar ao coro dos que pedem veemente apuração dos fatos.
Se tem alguém a quem a professora Cláudia deveria voltar seu rancor deveria ser o próprio Piratas da Batucada que a indicou para a tarefa de jurada, sendo todo o processo documentado.
Se não foi aceita pelas outras escolas tem que se respeitar os argumentos de quem a impugnou.
Onde há fumaça há fogo.
É engraçado né professora, se a senhora não desse esse depoimento falariam que “quem cala consente”…
O problema é que as pessoas gostam de falar sem conhecer, gostam de JULGAR e dizer o que deveria ou não ser feito…
Agora eu digo, PESSOAS, troquem de lugar com ela, o que vocês fariam????
AH!!! impossível, vocês não são CLÁUDIA CHELALA, e nem viveram o que ela viveu, tão pouco receberam sua educação…talvez por isso estajam com INVEJA e falando essas coisas!!! quem vai saber!!???
NINGUÉM pode saber o que DOUTORA CLÁUDIA CHELALA está sentido, é a vida dela, e como ela percebe tudo isso não diz respeito a nenhum de nós…
Professora, você é demais…e estou muito feliz por poder CONVIVER com a senhora, que é uma pessoa do BEM, dedicada, exigente, honesta etc. e que quer ser APENAS FELIZ.
Se vc não entendeu, peça ajuda aos universitários.
Ou você não leu o texto, ou se leu não entendeu. Aquilo que vc chama de auto elogios prepotentes, são argumentos que provam a sua imparcialidade.
E estão acusando ela de ter feito algo sequer, sem ela sequer ter ido ao Sambódromo. E acusado por pessoas que dão muito mais relevância a dois dias de Folia do que de fato o resto do ano.
Leia novamente com calma, se não entender peça ajuda a alguém.
Cláudia Chelala, você é exemplo de mulher cidadã. Você e o Charles são duas das pessoas para as quais nos assinamos um papel em branco sem qualquer temor. As palavras assacadas contra sua pessoa apenas desmascaram quem as profere, quando confrontadas com a honradez que é uma de suas qualidades marcantes. Temos orgulho de você. Um forte abraço de solidariedade.
A EDUCAÇÃO,SAUDE,CULTURA,LAZER,SERVIÇOS PÚBLICOS EM GERAL estão à MINGUA há anos por conta dos maus gestores do dim dim público e ninguém processa ninguém,dai por conta de um CARNAVAL PICARETA,todo mundo se melindra por conta de acusações levianas e blá blá blá…..AH! ME POUPE.
Não entendo esse teu patrulhamento, apagando comentários que não concordam com o ponto de vista da professora Cláudia Chelala.
Fiz um comentário exatamente dentro das regras do bom debate e você deletou.
Desnecessariamente.
Acho que a professora cláudia sabe muito bem se defender.
Cláudia,
Receba deste humilde amigo e família toda solidariedade e ilimitada disposição em lutar contra injustiças, principalmente aquelas que afetam a dignidade de pessoas que admiro pela certeza dos seus valores éticos e morais. Conte sempre com a gente.
É ENGRAÇADO
AO INVÉS DA DONA CLAUDIA IR ATRAS DO MATA QUE A INDICOU, ELA PROCURA AS PESSOAS QUE QUEREM ACABAR COM ESSA QUADRILHA DE PILANTRAS QUE FRAUDAM O CARNAVAL A MUITO TEMPO…
POW FALA SÉRIO…
Ô SER HUMANO,
SÓ QUE PRA ACABAR COM A CORJA DE LADRÃO NÃO É NECESSÁRIO ATACAR A INTEGRIDADE DE PESSOAS DE BOA INDOLE COMO A PROFESSORA CLAUDIA, UMA MULHER DIGNA DE ADMIRAÇÃO, GUERREIRA, HONESTA,UMA GRANDE PROFISSIONAL QUE NÃO MERECE AS OFENSAS PROFERIDAS CONTRA SUA PESSOA. MAS COM CERTEZA A VERDADE VIRÁ A TONA E ENTÃO A JUSTIÇA SERÁ FEITA.
E SABEREMOS ENTÃO QUEM REALMENTE É SEM CARATER NESSA HISTORIA.
PROFESSORA, CONTE COM NOSSA SOLIDARIEDADE, ACREDITAMOS EM VC. FORÇA!!! ESTAMOS DO SEU LADO.
Cláudia querida, sua história e seus atos falam por vc, receba a minha solidariedade, e saiba que o mal por si só se destrói.
Sei bem o q é ser vítima de gente covarde e leviana. è difícil mas como dizia Qintana: Eles passarão vc passarinho (a adpatação é por minha conta).
Afff…
Gostei do comentário do Muleke. O cara é realmente o ventríoloco da podridão.
Carlos
O Carlos Lobato esbravejou no Programa de hj por causa desse trecho do artigo “Quanto à parcela da imprensa marrom, é bom que ela exista. Assim é possível separar o joio do trigo. Isso só realça os profissionais de comunicação que estão verdadeiramente prestando serviços a sociedade, daqueles que eu sequer vou me ocupar em tecer comentários, em função de sua absoluta ausência de vértebras”.
Eu vi o esbravejamento do Carlos Lobaro e gostei dessa parte do artigo “eu sequer vou me ocupar em tecer comentários, em função de sua absoluta ausência de vértebras”.
Não se pode admitir que pessoas honradas como a Drª.Cláudia Chelala tenha seu nome maculado diante da opinião pública, só quem não a conhece verdadeiramente é que capaz de falar sandices e asneiras a seu respeito.
Claudia e Chelala, vocês têm a minha solidaridade. Concordo com o texto do companheiro Humberto Moreira.
Claudia e Charles, vocês têm a minha SOLIDARIEDADE. Concordo com o texto do companheiro Humberto Moreira. No Amapá, infelizmente, e assim como o Moreira descreve.
P/MARMA
Apesar das suas palavras terem sido um pouco ásperas, concordo plenamente com você. O que acontece em situações como essas, é que as pessoas perdem o foco dos verdadeiros problemas sociais que penalizam e escravizam sobremaneira nossa população, contribuintes em potencial. Quanto ao artigo da Drª. Carla, como cidadã e conhecedora dos seus direitos, defende sua honra com as armas que possui, parabéns para ela. Agora, o que me entristece é que a imensa maioria da população amapaense está desprotegida, as Instituições públicas que deveriam protegê-la estão engessadas, e a únicar arma que essa população dispõe é o voto, mas que infelizmente ainda não sabe usar quando preciso.
Veja Eduardo, mermão, o povo do Amapá até que tinha outras armas que eram os canhões da fortaleza, mas roubaram quase todos. Já pensou, caboco, é muita compulsão pra gatunagem porque pense num canhão pesado. Como então que não vou ser áspero com esse pessoal.
Mais uma vez vc está coberto de razão. Devemos comentar aquilo que verdadeiramente sentimos, não podemos permitir que esses caras continuem a achar que somos marionetes, ou melhor dizendo, que todos somos massa de manobra.
Claudia querida…
Minha admiração por você é imensa. Deixo aqui minha solidariedade. Faço minha as palavras de Emilia Chaves.
Um abraço bem apertado.
Solaine
eu acho que isso é uma coisa muito orrivel que acontece em varios lugar do brasil.