SiSU 2019: Ifap tem novo curso e o total de 600 vagas para licenciaturas, bacharelados e tecnólogos

 

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) ofertará 600 vagas em 15 cursos superiores, entre licenciaturas, bacharelados e tecnólogos, durante o ano letivo de 2019. A novidade é o curso de Tecnólogo em Mineração, ofertado pela primeira vez e o único do estado do Amapá, disponível no campus Macapá. Os candidatos devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 ou 2017 e se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC) 2019. É preciso ficar atento ao cronograma do SiSU, cujo período de inscrições é de 22 a 25 de janeiro. Clique aqui para acessar o Sisu.

“Para este ano, contamos com um novo curso na unidade de Macapá, o de Tecnologia em Mineração, cumprindo a missão dos IF’s que é a verticalização do ensino, agora também nos cursos de Mineração, considerando especialmente os arranjos produtivos locais”, afirma o pró-reitor de Ensino, Romaro Silva. Ele destaca ainda que o Ifap já está preparando a oferta de um novo curso superior para o Sisu 2020, que é o de Medicina Veterinária, no campus Porto Grande.


Reconhecimento da qualidade
O Instituto Federal do Amapá recebeu conceito 4 no processo de Recredenciamento Institucional homologado pelo Ministério da Educação, através da Portaria nº 1.123, de 1 de novembro de 2018. Isso significa que os cursos superiores da instituição são, não só autorizados, mas considerados de qualidade muito boa pelo MEC.
O curso que mais recentemente foi autorizado foi o de Tecnologia de Gestão Ambiental ofertado no campus Laranjal do Jari, que recebeu nota 4, a melhor nota entre os IF’s da região Norte. O Ato de Autorização de Reconhecimento do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental (conceito 4) foi homologado pelo MEC através da Portaria nº 878, de 17 de dezembro de 2018.
Além disso, cursos superiores do Ifap receberam estrelas no Guia do Estudante, revista da área da educação que realiza avaliações anuais dos cursos de todo o país, estrelou dois cursos superiores do campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap). Licenciatura em Química e Licenciatura em Informática foram classificados com o conceito “bom”. As estrelas dos cursos foram publicadas no Guia do Estudante Profissões – Vestibular 2019, já nas bancas e em breve também na página do GE na internet.
Turmas 2019
Os cursos superiores de 2019 serão ofertados nos campi do Ifap localizados nos municípios de Laranjal do Jari, Macapá, Porto Grande e Santana. São turmas de 40 alunos, com aulas presenciais, nos turnos da manhã, tarde e noite, dependendo do curso.
A oferta de vagas obedece à lei de cotas, com 50% reservadas aos estudantes que realizaram 100% do ensino médio em escolas públicas e das quais há cotas para candidatos de famílias de baixa renda, afrodescentes e indígenas.

Por Suely Leitão, jornalista da Reitoria

Departamento de Informação, Comunicação e Eventos – Deice
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: [email protected]
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *