Sim, fazer a diferença! São 8 escolas revitalizadas em 7 meses de gestão. E nesta segunda-feira, 12, foi entregue pela Prefeitura Municipal de Macapá (PMM) o primeiro colégio inclusivo do Estado. Reestruturada, a Escola de Ensino Fundamental Hildemar Maia é considerada a instituição de ensino inclusiva piloto.
Com hortas, jardim sensorial, rampas de acesso, salas de aula, quadra de esporte adaptada, fachada adequada, placas com identificação em braile e Língua Brasileira de Sinais (Libras), a escola faz valer o compromisso do prefeito Clécio Luís, que tem como uma das bandeiras dessa gestão a garantia da acessibilidade em todos os projetos urbanos.
“É o primeiro administrador público que vejo fazer valer com o compromisso de campanha e fazer valer com o que é direito do cidadão. Temos uma política de inclusão e será efetivada no ensino municipal”, garantiu a secretária de Educação de Macapá, Antonia Andrade.
Emocionada, a diretora da Escola Hildemar Maia, Lindalva Azevedo, revela que a instituição de ensino começa uma nova história. “São anos de abandono. Ver nossos alunos recebendo o devido respeito nos dá a segurança de trabalhar a construção do que é certo e de merecimento dessas crianças. Graças esta gestão, poderemos oferecer o que é de melhor para os nossos alunos”, agradeceu a diretora.
Para o senador Randolfe Rodrigues este é o primeiro passo do início de uma caminhada para a inclusão. “Este é o exemplo da união do esforço, da boa vontade e da reconstrução da alta estima do povo de Macapá. O falar e o fazer, com a materialização, pois o prefeito Clécio tem cumprido com o que foi prometido no seu programa de campanha. Incluir é possível, provando que o fazer não dissocia do falar”, sublinhou Randolfe.
“Isto é que queremos para Macapá. Não aceitaremos mais depósitos de crianças! Nossos alunos têm o direito de viver em ambientes estruturados, com qualidade de vida e ensino. Assumimos o compromisso de restituir o papel social e assim será feito”, afirmou o prefeito Clécio Luís.
A Escola de Ensino Fundamental Hildemar Maia, localizada na Av. Cônego Domingos Maltês, nº 52, bairro do Trem, recebeu nova pintura, nova rede elétrica e hidráulica, banheiros reformados, auditório, novo forro, telhado renovado, revitalização da quadra poliesportiva, dentre outras melhorias. A escola possui 8 salas de aula e um total de 400 alunos, entre 6 e 14 anos, do 1º ao 9º ano, sendo que 12 com necessidades especiais. A adaptação inclusiva da escola é um compromisso do prefeito Clécio Luís com uma melhor educação e políticas básicas de inclusão.
Lílian Guimarães/Asscom PMM
Foto: Márcia do Carmo
8 Comentários para "Sim, fazer a diferença! São 8 escolas revitalizadas em 7 meses de gestão"
Parece que reformar escolas merecem aplausos e fogos de artífices ! Faltou a banda de música.
Caros gestores, precisamos de construções de novas escolas, creches, contratação de servidores qualificados para educação.
Não devemos brincar de “fazer” educação.
Bom dia ai!
Amigo, as escolas do município não recebiam sequer reforma há mais de 4 anos. E em 7 meses conseguir reformar 8 escolas merece comemoração sim. Cuidar da qualidade, e do conforto dos alunos é fundamental para o aprendizado. As creches e escolas novas virão. Mas preservar o patrimônio já existente é muito importante também.
E mais, a escola Hildemar Maia não é apenas uma reforma, é todo um novo conceito de escola inclusiva onde todos tem as mesma oportunidade e independente de sua condição física.
Disse tudo…
Só esquece de revitalizar a SEMED! Os servidores estão para morrer no calor e cegos de tanto forçar a vista para trabalhar na penumbra. Isso é simplesmente desumano e um absurdo!
Parabéns ao Prefeito Clécio, feitos do tipo só engrandecem sua gestão. Atingir essa marca de reformar oito escolas em sete meses, só reafirma seu compromisso com a educação, de suma importância para proporcionar, não só melhores condições de vida para as crianças, mas, sobretudo o impacto positivo que isso terá, em futuro próximo, ao desenvolvimento do Estado do Amapá. Seus eleitores deverão estar orgulhosos de seus votos.
De que adianta revitalizar as escola se farta professu, farta merende, farta ar cundicionadu, farta tudu!
Não entendo. Se faz alguma coisa, reclamam. Se não faz, reclamam também. Afinal, o que é certo e o que é errado?
São os derrotados..rsrsrs