Senador Capiberibe fez duro discurso no senado ontem

Agência Senado

Capiberibe cobra transparência nos gastos do TCE do Amapá

Plenário do Senado

Em pronunciamento nesta quinta-feira (7), o senador João Capiberibe (PSB-AP) criticou a “vista grossa” do Tribunal de Contas do Amapá (TCE-AP) para a transparência em seus próprios gastos. O parlamentar acusou a entidade de criar despesas sem aprovação da Assembleia Legislativa e ter um orçamento várias vezes maior que o necessário para seu funcionamento.

– [Desde 1994] Esse tribunal já desviou, jogou pelo ralo, aplicou mal em torno de um bilhão de reais – declarou.

Segundo Capiberibe, em 2012 o Tribunal de Contas do Amapá teve um gasto acima de R$ 60 milhões – em sua avaliação, quatro vezes mais do que deveria gastar realmente. O senador afirmou que o dinheiro gasto a mais pelo TCE poderia ter sido aplicado em abastecimento de água e esgoto para 100% dos amapaenses.

João Capiberibe, com base na Lei de Acesso à Informação, pediu esclarecimentos ao TCE sobre os gastos, e disse que pretende notificar o Superior Tribunal de Justiça (STJ) se não obtiver resposta. Ele também pediu informação sobre a resolução pela qual o TCE atribui a seus funcionários auxílio alimentação e auxílio saúde, retroativos a 2009, considerando que a medida teria que ter sido aprovada pelo Legislativo estadual.

O senador frisou que casos semelhantes ocorrem em todo o Brasil e que o Senado precisa exercer sua responsabilidade de fiscalizar os gastos públicos.

TCE sobre o discurso de Capi

Sobre o discurso do senador Capiberibe ontem na Tribuna do Senado, o TCE, através de sua Assessoria de Comunicação disse que vai continuar trabalhando.

Climão

Relação institucional no estilo “corda esticada”, entre governo do estado e TCE.

  • Quem não iria defender o filho? Eu faria o mesmo no lugar dele. Capiberibe não tem P.N. pra fazer, então falar mal dos outros na tribuna pode tirar o foco do real problema, sacou? Pô João, vamos remar…

  • É o jeito Cabiberibe de ser. Brigando com todo mundo e jogando lama nos outros pra esconder as suas. Espero que o TCE bote sangue nos olhos e continue a trabalhar de verdade.

  • O mínimo que se pode cobrar é o Princípio da Transparência… Eu prefiro essa briga em que todos cobram um do outro do que a harmonia de outrora.

  • Esse TCE viveu na LETARGIA durante os desmandos que ocorreram entre 2003 e 2010 no estado, até hoje não se sabe o que eles fazem com tantos milhões em seus cofres, mas têm gente aqui que gosta de se fazer de besta, fazer o que?

  • O TCE está correto em seu posicionamento. temos que aprender a respeitar a Constituição e seu art. 37. Quanto ao que o nobre representante fala na tribuna não há comentários.

  • O que me causa muita estranheza é somente agora… depois de que o TCE está fazendo tomada de contas nas secretarias do então governador, que diga-se venha a ser filho do senador, ele use da tribuna do senado para se pronunciar. Quanto o senador recebe de auxilio alimentação? Quanto o senador recebe de plano de saúde? (o senado usa somente o sirio libanes viu!!) Ele vem falar de 1 milhao em comida… quanto a residencia oficial TORRA em comida??? porque o filho dele nao usa esses 18 MILHOES NA SAUDE por exemplo… não nessa propagandas ridiculas… mostrando uma realidade que não existe… TRANSPARENCIA DE AMBOS os lados SENADOR CAPI… Ahhh… NUNCA ESQUEÇAM que a indicação da IRMÃ do senador para cargo de conselheira fora de quem??? Não procurem no google ….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *