“Sabores do Chile”. Post de hoje da coluna “O Mundo por Aline”

* Por Aline Monteiro, do blog “O Mundo por Aline”

Já ouvi algumas pessoas dizendo ter detestado a comida do Chile! Não vou negar que o tempero, de fato, é bem diferente do nosso, e não sei se foi sorte, mas tudo o comi por lá me deixou boas lembranças e nenhum arrependimento. Listo a seguir o que adorei comer e beber em terras chilenas:

CENTOLLA: é uma espécie de caranguejo gigante que vem das águas geladas do Oceano Pacífico. Tem patas enormes e bem carnudas e é o prato mais caro e mais emblemático do Chile.

CEVICHE: Tá bom, eu sei bem que ceviche é um prato tipicamente peruano, mas saiba que por conta da proximidade dos dois países em todo canto de Santiago você encontrará muitas iguarias do Peru. O ceviche é uma delas! E foi na capital chilena, antes de ir ao PERU, que eu provei o primeiro ceviche da minha vida e virei fã incondicional dessa delícia!

EMPANADAS: assim como na Argentina e no Uruguai, as empanadas também são um sucesso no Chile. A mais famosa é a de pino, que é feita com recheio de carne picada, ovo cozido, azeitona preta e cebola.

PASTEL DE CHOCLO: o pastel de Choclo não é como o pastel que conhecemos aqui no Brasil. É, na verdade, tipo um “escondidinho”, cuja base é milho (=choclo), e que pode ter recheio de carne ou frango. Colocam também azeitonas e passas.

PISCO SOUR: o Chile e o Peru disputam quem inventou essa bebida deliciosa, que é feita com pisco (um tipo de aguardente), açúcar, limão, clara de ovo e gotinhas de angostura (bitter concentrado e bem aromático). Adorei! Mas cuidado que ela pode te enganar! É bem docinha, gostosa e forte!!!!

MOTE COM HUESILLOS: é uma bebida não alcoólica, bem exótica e que é a cara do Chile. É um chá feito com grãos de trigo cozidos, pêssegos desidratados e aroma de canela. Deve ser servido gelado e com uma colher, que serve para “pescar” o trigo e o pêssego no copo.

CERVEJAS ESCUDO E AUSTRAL: foram as duas cervejas que provei e que são consideradas as mais famosas de lá.

VINHO CHILENO: todo brasileiro sabe bem que o Chile produz vinhos excelentes e de muita qualidade, já que são eles que dominam o mercado das importações desse tipo de bebida por aqui. 70% dos vinhos que eles produzem são tintos e as principais uvas são: Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir e Carmenère. O Vale do Maipo é a região de maior concentração das vinícolas chilenas e fica bem próximo de Santiago.

Nota da editora do blog Alcilene Cavalcante
Coluna da Aline Monteiro cada dia mais gostosa e melhor. Daqueles textos que dá vontade de pegar o primeiro avião e ir fazer o roteiro gastronômico que ela descreve com perfeição.
Sobre a gastronomia do Chile, sou suspeita. Eu adoro e tive oportunidade de conhecer bem, inclusive a gastronomia do Sul do Chile, que é uma região bem gelada.
O Chile é uma viagem que sempre vale muito a pena.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *