Repiquetes

* Mariléia Maciel

Corda só para peregrinos no Círio

A programação do Círio de Nossa Senhora de Nazaré inicia no dia 8 de setembro e este ano traz novidades. Assim como acontece em Belém, será esticada uma corda de 300 metros em frente à imagem da santa para os pagadores de promessa. A mudança é para evitar tumultos na corda que, até ano passado circundava a berlinda com a imagem de Nossa Senhora. A corda poderá ser cortada e levada pelos fiéis. O tema deste ano é Juventude, Esperança e Fé, que traz outro atrativo, que é a participação de cantores regionais e do cenário nacional entoando os cânticos.

Cirio

Assembleia para jornalistas

A jornalista Denyse Quintas, assumiu oficialmente o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amapá (Sindjor) com a renúncia da também profissional de imprensa, Simone Guimarães. A primeira medida é a realização da assembleia, no próximo dia 30, sábado, para eleição para cargos vagos, que são o de vice-presidente e tesoureiro. Só podem votar sindicalizados quites com a instituição. Denise, que é uma pessoa totalmente envolvida com as lutas da categoria e tem ótima relação com todos, promete aproximação dos profissionais com o Sindicato. A eleição será no auditório do CRM, às 19h.

Coral do TJAp participa de Festival

O festejado Coral do Tribunal de Justiça do Amapá finaliza os ensaios para a participação no Festival Internacional de Corais-FIC, que acontece em Belo Horizonte de 1º a 15 de setembro. Formado por 36 funcionários e familiares do TJAp, ele foi selecionado, pela primeira vez, entre dezenas de corais de todo o país. O repertório está sendo preparado com muito zelo, porque este ano o Festival homenageia nada menos que Chico Buarque. Foram escolhidos clássicos como A Banda e Cio da Terra, além de outras músicas com a nossa identidade.

TRE se preparando a eleição de 2014

E o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) começa a se preparar para a eleição de 2014. Além da Revisão Biométrica que está cobrindo Macapá e Santana para que nenhum eleitor fique sem votar, o planejamento e logística para o certame está de vento em popa. Os técnicos estão planejando as diretrizes e definindo políticas para atender as demandas necessárias em ano eleitoral. Eles se preparam para os trabalhos de fechamento do cadastro eleitoral, registro de candidatura, fiscalização de propaganda, treinamento de servidores, mesários e colaboradores, entre outras ações comuns em época de eleição. Tudo para não sobrecarregar o fechamento de cadastro eleitoral, que ocorre em maio.

 

Tudo de bom da PMM

Asfalto

Com menos chuvas, a PMM intensificou os trabalhos de pavimentação de ruas. A Secretaria de Obras (Semob) está com quatro frentes de trabalho nas zonas Norte e Sul, nos bairros Aturiá, Buriti, Ipê e Sol Nascente.

Obra do entorno do Amapá Garden

Termo de Conduta Ambiental firmado pela PMM, Ministério Público e shopping Amapá Garden é cumprido pela Prefeitura e a obra do entorno do empreendimento é iniciada. As vias SD (lateral do Hospital Sarah Kubitschek), Ramal da UNIFAP, e o ramal de acesso à Associação da Caixa Econômica começam a receber serviços de limpeza, drenagem superficial e profunda, terraplenagem, meio fio, linha d’água e pavimentação asfáltica. O investimento da PMM foi de mais R$  450 mil e tem o prazo de 45 dias para ser executado.

 

Semáforos novos

Em uma semana a PMM trocou nove semáforos. No total são 70 cruzamentos semafóricos na zona urbana de Macapá, sendo que 24 estavam com mais de 30 anos de uso, principal causas dos problemas técnicos. Os novos semáforos são equipados com tecnologia à led. A CTMac trabalha para que, até a segunda quinzena de outubro, todos os sinais antigos sejam substituídos. Os novos semáforos estão no Centro, Santa Rita, Trem e Buritizal.

 

Tudo de bom do GEA

Mutirão Ortopédico

O saldo do Mutirão Ortopédico da Secretaria de Saúde realizado no último final de semana foi de 30 cirurgias. Os procedimentos fazem parte da estratégia para diminuir a demanda de pacientes que esperam por atendimento no Hospital de Emergência (HE) e no de Clínicas Alberto Lima (HCAL). Estão programados mais três mutirões nos próximos fins de semana.

Música para juventude

A Secretaria da Juventude (Sejuv) em parceria com a Associação Educacional e Cultural Essência estão a  frente do Projeto de Bandas e Orquestras do Amapá, que está tirando jovens e adolescentes do risco social. Em parceria, eles já abriram pólos de música erudita no Curiaú, Marabaixo, Jardim Felicidade, Loteamento Amazonas, Santa Rita, e Santa Inês. Hoje inaugurou o mais novo, no bairro Novo Horizonte. As inscrições estão abertas para 80 interessados na Associação Painho.

Parto Humanizado

Hoje será dado início à obra da Maternidade de Parto Normal, no bairro Renascer, para a criança vir ao mundo de forma humanizada. É uma medida necessária para desafogar o atendimento na Maternidade Mãe Luzia e atende a uma antiga reivindicação das parteiras tradicionais. Serão dois blocos com centro obstétrico, ambulatório, administração, internação e apoio técnico e logístico. Serão 20 leitos com banheiros  e berçários,entre outros benefícios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *