• FATOS DA HISTÓRIA!

    De onde vem o nome Amapá? Muitos historiadores, sem citar a fonte, afirmam que o nome significa ONDE A TERRA ACABA. Esta definição faz sentido quando se sabe que aqui começam (ou acabam) as águas do Amazonas. Comporta, também, o conceito de ONDE A TERRA COMEÇA, se olharmos pelo lado das águas. Mas é aqui que termina ou começa, o Brasil. Quem vem do Oiapoque e aqui chega neste mundão de águas que é a margem esquerda do Amazonas, pensa mesmo que a terra acaba e o mar começa.
    Na língua tupi o nome Amapá significa o LUGAR DA CHUVA. Talvez que esta denominação tenha dada pela visão do marinheiro que vê diferente a chuva que cai no mar e as águas que do céu caem em terra. Aquelas terras que cercavam o rio, chovendo, envolvidas pela tempestade equatorial que é freqüente, as nuvens negras baixando e os lençóis de água rompendo-se no azul cinzento das águas, podem ter dado a definição para os indígenas. Antônio Lopes registra, no seu estudo sobre Topônimos Tupis, Amapá – Ama + pa ou paba (chuva + estância, morada, lugar), lugar da chuva. E a seguir Yamapa, árvore, Hancornia amapa, Herb.

    • Em minha humilde ignorância aprendi que o nome desse Estado vem de uma árvore chamada Amapazeiro, de onde se extrai o leite que é medicinal. Não há relação com nenhum lugar ou região geograficamente falando…

      • No ano de 1494 da era cristã, os índios da região deram o nome de “LUGAR DA CHUVA”.
        Com a chegada dos primeiros historiadores brancos (os Jesuítas), no ano de 1600, eles batizaram o lugar de “ONDE A TERRA ACABA”. Muito tempo depois, é que deram o nome de Amapá, de acordo com estudos feitos pelo historiador Pedro Costa.

  • Não conheço nenhum dos sujeitos da foto. Mas acredito que são heróis de um período em que, muitas pessoas no país, não sabia da existência dos territórios federais.

    Meus respeitos aos heróis!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *