Projeto Carbono Cajari será apresentado nesta quinta, 27, na 48ª Expofeira

O Projeto Carbono Cajari patrocinado pelo Programa Petrobras Ambiental, será apresentado, para imprensa local e visitantes, nesta quinta-feira, 27, às 19 horas, no estande “Valorizando o homem da Floresta” do Instituto Estadual de Florestas (IEF), localizado no Pavilhão de Oportunidades e Negócios, da 48ª Expofeira Agropecuária do Amapá. Na ocasião haverá a entrega dos kits do Projeto.

Voltado para a Comunidade e Agroextrativismo da Castanha na RESEX do Rio Cajari, o projeto contribui como forte instrumento de implementação do desenvolvimento sustentável, evidenciando estratégias com enfoque integrado nos processos produtivos e do meio ambiente.

Investindo no futuro dos povos da floresta:

O projeto visa ampliar a conscientização ambiental dos moradores, através de um programa de Educação Ambiental participativo e integrador.  Respeitando o modo de vida das comunidades e sua relação com a floresta onde vive.

A iniciativa prevê um impacto positivo de longo prazo na conservação da população de castanheiras ao fortalecer o extrativismo e a cadeia produtiva de castanha do Brasil, aliando desenvolvimento sustentável e conservação dos recursos naturais em uma Unidade de Conservação Federal.

Etapas do Projeto Carbono Cajari:

1 – Mapeamento dos Castanhais para quantificação da produção e do potencial de emissões evitadas; 2 – Fixação de carbono através da expansão da população de castanheiras nas áreas de roçado; 3 – Melhoria da infra-estrutura e processos de coleta, armazenamento, beneficiamento e transporte da produção; 4 – Capacitação ambiental, produtiva e gerencial e 5 – Capacitação e treinamento gerencial administrativo financeiro.

Lílian Guimarães

Assessora de Desenvolvimento Institucional IEF

  • ESPERAMOS QUE NÃO SEJA MAIS UM PROJETO COMO CARBONO AMAPÁ QUE FICOU OITO ANOS NO PAPEL E MUITAS VIAGENS INTERNACIONAIS SEM RETORNO PARA O AMAPÁ. JÁ VIAJARAM MUITO SÓ NESSE ANO DE 2011 O IEF E A SEMA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *