Programação do Círio em Macapá

Celebrações do Círio farão reflexão sobre o ano da misericórdia

Foto: MaxRene
Foto: MaxRene

 

A Diocese de Macapá organiza os últimos preparativos para a realização do Círio de Nazaré 2016. Além das missas que acontecem durante as peregrinações, várias celebrações litúrgicas marcam a programação que vai até o dia 17 de outubro.

No sábado, 08, que antecede o dia do Círio, a imagem de nossa Senhora de Nazaré receberá o novo manto, que será apresentado à comunidade. Um missa será presidida pelo bispo Dom Pedro José Conti, às 19h, na Catedral São José, onde acontece a cerimônia de apresentação.

Logo em seguida, os fiéis saem em procissão para realizar o translado da imagem até ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, onde no domingo, 09, acontece a missa do Círio, às 7h. Durante o trajeto do Círio, a equipe de liturgia envolverá a comunidade a refletir sobre as obras de misericórdia, tema escolhido para a festividade.

“Estamos vivenciando o ano Santo da Misericórdia e o Papa Francisco recomenda que durante esse tempo realizemos as obras de misericórdia. Por isso, durante o percurso da procissão nós teremos alguns portais que irão destacar quais são estas obras e assim refletiremos sobre cada uma delas”, explica Cláudia Sena, coordenadora da equipe de liturgia.

Ainda no domingo terá início o Novenário, programação que acontece até o dia 16 de outubro, a partir das 18h, na Catedral São José e na Igreja Jesus de Nazaré. Todos os ritos que compõem estas celebrações estão sendo preparados pela equipe de liturgia, formada por leitores, coroinhas, ministros, padres, diáconos e cantores.

 

Programação Litúrgica

08/10 (Sábado)

19h – Missa de Apresentação do Manto de Nossa Senhora – Catedral São José

Um dos momentos mais aguardados pelos devotos da Virgem de Nazaré é a apresentação do Manto. Todos os anos ele é confeccionado por voluntários e guardado, em segredo, pela Diretoria, até o momento da apresentação. Há dez anos à frente da confecção do manto está Sultana Benathar, que recebe o patrocínio de famílias para a confecção do ícone. Em 2016, a família Ribeiro é a doadora dos materiais que irão compor o manto que envolve a imagem peregrina durante a festividade.

 

20h – Procissão de Transladação da Imagem de Nossa Senhora

Com início previsto para 20h, a Trasladação é uma grande procissão noturna. A romaria sai da Catedral de São José e segue até o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, onde a imagem peregrina pernoita até a manhã do Círio. No caminho da romaria, diversas homenagens são dedicadas à Nossa Senhora de Nazaré.

 

Percurso: Saída da Catedral de São José/Rua General Rondon/Av. Cora de Carvalho/até o Santuário de N. S. de Fátima.

 

09/10 (Domingo)

7h – Missa do Círio de Nazaré – Santuário N.S. de Fátima

A missa campal que antecede a saída da grande procissão do Círio é realizada na Praça do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Santa Rita. Logo ao amanhecer, a comunidade se reúne ao som dos sinos, cânticos e orações. A celebração é presidida por Dom Pedro José Conti, bispo da Diocese de Macapá, ao lado do clero amapaense, que conta com o serviço de dezenas de diáconos e ministros.

 

9h – Procissão do Círio de Nazaré

No segundo domingo de outubro (09), ocorre a maior procissão religiosa do Amapá, o Círio de Nazaré. O momento é de homenagem à santa que é considerada a Rainha da Amazônia: Nossa Senhora de Nazaré. A procissão inicia às 9h, depois da tradicional missa campal, percorrendo um trajeto de cerca de 4 quilômetros até a Igreja São José.

Percurso: Saída do Santuário Nossa Senhora de Fátima/Av. Cora de Carvalho/Rua Hildemar Maia/Av. Mendonça Furtado/Rua Hamilton Silva/Av. Presidente Vargas/Rua Cândido Mendes/Av. Mário Cruz/até a Igreja São José.

 

De 09/10 a 16/10 – Novenário

Local: Catedral São José

18h – Terço Meditado

19h – Celebração da Santa Missa

O Novenário é a semana após o Círio, onde movimentos, pastorais e grupos organizam as atividades lembrando a ressurreição, meditando sobre o tema da festividade. A imagem é levada para a Catedral São José após a grande procissão do Círio, onde fica exposta no altar e pode ser vista pelos fiéis.

 

17/10 (Segunda-feira)

19h – Missa e procissão do Recírio – Igreja Jesus de Nazaré

20h – Procissão das Luzes

O Recírio ou Procissão das Luzes é a última romaria da programação, momento em que é encerrada a Festividade Nazarena. Ela acontece após a celebração da missa na Paróquia Jesus de Nazaré. A imagem de Nossa Senhora de Nazaré será levada em uma emocionante procissão noturna até a Catedral de São José, no Centro.

Percurso: Saída da Paróquia Jesus de Nazaré/Rua Leopoldo Machado/Av. Mãe Luzia/Rua Eliezer Levy/Av. Presidente Vargas/Rua General Rondon/até a Catedral de São José

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *