Prefeitura de Macapá entrega Centro de Exposição das Louceiras do Maruanum

 

A Prefeitura de Macapá entregou neste sábado, 12, o Centro de Exposição das Louceiras do Maruanum. O propósito do espaço é resgatar a história das profissionais da região, além de garantir a comercialização de produtos que fazem parte da cultura local. O espaço funcionará em gestão compartilhada entre Prefeitura de Macapá e Associação das Louceiras do Maruanum.

“O valor deste prédio se dá não pela obra, mas pelas mãos das louceiras e do trabalho ancestral delas. Esperamos que, com isso, elas recebam reconhecimento internacional, porque isso será uma referência física que dará projeção do tamanho do que vocês merecem”, pontuou o prefeito de Macapá, Clécio Luís. 

O prédio possui salão de exposição, lanchonete, salas de oficina e de trabalho, vestiários masculino e feminino, área do forno, depósitos de acervo e argila, banheiros e sala de administração. Estarão dispostas no lugar as louças manufaturadas pelas mulheres [ânforas, xícaras, bules, bandejas, travessas, talheres, fogareiros, alguidares e cerâmicas diversas]. O centro é fruto de emenda parlamentar da ex-deputada federal Fátima Pelaes e contrapartida do Município.

“É uma obra fundamental para a Associação das Louceiras do Maruanum, por ser um lugar de resgate histórico de uma arte ancestral e abre a possibilidade de gerar emprego e renda”, justifica o diretor do Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Maykom Magalhães.

A Vila do Maruanum é formada por cerca de 100 famílias, tendo na agricultura familiar a produção de farinha como principal fonte de renda. Maria Barbosa, também artesã, destaca que não vai servir somente para exposição. “Produziremos cerâmicas e ofertaremos atividades no prédio, para quem tiver interesse em participar”, ressaltou.

“Esse Centro é muito significativo para nós, louceiras. Um antigo sonho que está sendo realizado, onde poderemos mostrar nosso trabalho para os visitantes”, contou a presidente da Associação das Louceiras do Maruanum, Marciana Dias.

A produção das louceiras é destaque no artesanato local. Fogões, potes e panelas de barro são produzidos manualmente por diversas artesãs das comunidades do Maruanum e Santa Luzia, um ofício passado de geração em geração. Na região, dois grandes eventos movimentam a economia local, o Macapá Verão e a Festividade de Nossa Senhora do Carmo, em julho. Mas, devido à pandemia, este ano as atividades foram suspensas.

“Esse espaço é uma vitória da luta que a gente teve esses anos todos por essas mulheres. Além disso, esse espaço traz dignidade para as louceiras que nunca tiveram um espaço para expor suas obras e, a partir de agora, vão ter. Eu estou muito emocionada e agradecida”, comentou a subsecretária do Improir e filha do Maruanum, Josilana Santos.

Secretaria de Comunicação de Macapá
Fotos: Max Renê 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *