Prefeito Clécio divulga nota de pesar pelo falecimento do ambientalista Alfredo Sirkis

Recebemos consternados no fim da tarde desta sexta-feira, 10, a notícia de que o ambientalista, jornalista e escritor Alfredo Sirkis faleceu em um acidente de carro no Rio de Janeiro.

Generoso, Sirkis estava nos ajudando em Macapá, na construção da Agenda 2030, a agenda universal pelo planeta e pelas pessoas. E veio visitar nossa cidade, em 2019, colaborando com o nosso plano de ação para políticas inclusivas e justas com as pessoas e com o meio ambiente.


Pioneiro na luta ambiental no Brasil, referência internacional no assunto, ele deixou a política, onde exerceu mandato parlamentar e foi candidato a presidente da República pelo PV, para se dedicar integralmente às causas ambientais e climáticas.

Ícone de minha geração e de outras pelo seu premiado livro “Os Carbonários – Memórias da Guerrilha Perdida”, escrito na volta do exílio, onde mostrou, no raiar da democracia do Brasil, como os jovens estudantes brasileiros atuavam na luta desigual contra a ditadura, terminando presos, mortos ou exilados de seu país.

 

Alfredo Sirkis tinha acabado de lançar seu novo livro “Descarbonário”, onde explica, por meio de suas andanças, sobre a crise climática no mundo e seus reflexos no Brasil.

Tive a honra de, como prefeito de Macapá, participar com ele da Conferência Mundial do Clima, no ano de 2019, em Nova York.

No momento dessa grande perda, a cidade de Macapá registra sua gratidão à parceria generosa, apresenta suas condolências à família e amigos, e a solidariedade aos ambientalistas do mundo inteiro, que tinham Alfredo Sirkis como um de seus mais importantes quadros.

Clécio Luis Vilhena Vieira – Prefeito de Macapá 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *