Praga: Sabores e Encantos Medievais

*Aline Monteiro-Blog “O mundo Por Aline

Descubra Praga: seus encantos medievais e seus sabores

Praga é, sem dúvida, um dos locais que você não deve deixar de conhecer no mundo, um dos destaques dessa parte da Europa, conhecida como Europa Central, mas que para muitos também já é considerada Leste Europeu.

Se você quiser se sentir por lá feche os olhos e imagine-se num cenário medieval, porque ela é, em grande, parte exatamente assim! Parece que o tempo não passou! Com um centro histórico super bem conservado, apesar de ter passado pelas duas grandes Guerras Mundiais, tudo por lá é muito antigo.

SAM_1293.JPG

A capital da República Tcheca é uma cidade fácil de se encantar e se você, meu amigo, for um fã de história, arquitetura, arte e de uma boa cerveja, prepare-se, porque ela vai te fisgar em cheio!

Falando em cerveja, saiba que os tchecos são os maiores consumidores da bebida no mundo! Aliás, Praga fica na famosa região da Boêmia, que produz há milênios uma das melhores cervejas do mundo.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Diversão na terra de uma das melhores cervejas que existe!

Vamos lá descobrir os encantos de Praga? Apertem os cintos que a nossa viagem já vai começar…

Atrações imperdíveis:

CASTELO DE PRAGA: é maior castelo do mundo! Com mais de 70 mil metros quadrados, é praticamente uma cidade! Na verdade, é um complexo com várias construções antigas no alto de uma colina. Como a República Tcheca não é mais uma monarquia, quem mora por lá, atualmente, é o Presidente.

SAM_0828.JPG

Portal principal e a troca da guarda

SAM_0857.JPG

A beleza gótica e imponente da Catedral de São Vito que fica dentro do complexo do Castelo de Praga

GOLDEN LINE (RUA DOURADA): são alamedas com várias casinhas minúsculas que têm mais de 400 anos, sendo que a maioria delas funciona hoje em dia como lojinhas. É a rua da casa do famoso escritor Franz Kafka. Bem no começo da rua tem um museu com armaduras medievais bem legal!

SAM_0880.JPG
SAM_0881.JPG

Casa que pertencia a Franz Kafka

CASA DANÇANTE: no meio de tantas construções antiquíssimas se destaca essa que é, sem dúvida, a obra arquitetônica mais ousada e contemporânea da cidade. Erguida em 1996, ela fica próxima ao rio e sua arquitetura se assemelha a duas pessoas dançando.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

MURO DO JOHN LENNON: esse local foi por anos símbolo do desejo de liberdade e paz que o país sentia durante o período comunista que viveu. Durante a década de 80 os jovens tchecos começaram a grafitar essa parede com letras das músicas dos Beatles e mesmo tendo sido reprimidos e os grafites tenham sido apagados por várias vezes, o muro nunca conseguia ser mantido limpo por muito tempo.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES

PONTE CARLOS: ponte de 1400, que liga a REGIÃO DO CASTELO ao CENTRO HISTÓRICO e que é exclusiva para pedestres e um dos points favoritos dos turistas. Tem várias estátuas e a mais famosa delas é a de SÃO NEPOMUCENO (Santo padroeiro dos checos). Reza a lenda que quem toca na estátua obtém sorte e retornará à cidade.

SAM_0503.JPG

Anoitecer na Ponte Carlos

BIBLIOTECA BARROCA KLEMENTINUM: foi um dos lugares que eu mais gostei de conhecer. Fica num antigo mosteiro que já foi uma universidade onde, inclusive, Albert Einstein lecionou. É uma biblioteca super conservada com um acervo de 20 mil livros e que já foi eleita a biblioteca mais bonita do mundo.

HJHK.png

PRAÇA DA CIDADE VELHA (STAROMESTSKÉ NAMESTÍ – OLD TOWN HALL): um dos maiores espaços urbanos da Europa. É a praça principal de Praga e tem vários restaurantes e barraquinhas com comidas típicas (salsichas, porco, trdelnik).

SAM_1250.JPG

É por lá que fica o RELÓGIO ASTRONÔMICO DE PRAGA, o mais famoso cartão postal da cidade e o momento em que toca, que acontece de uma em uma hora, e em que as imagens dos doze apóstolos aparecem em duas janelinhas, é um dos espetáculos mais aguardados da cidade! Foi construído em 1410 e fica localizado na fachada da Prefeitura Antiga. Conta a lenda que teriam cegado seu construtor para que não fizesse outro igual. Se é verdade não se sabe mas é, sem dúvida, bem bonito e cheio de detalhes. Além de marcar as horas também indica as fases da lua e o movimento das estrelas, daí porque é conhecido como relógio astronômico.

ANTES DE TERMINAR, VAMOS ÀS DICAS DE GASTRONOMIA…

1. VÁ À CERVEJARIA U FLEU (Rua Křemencova, nº 1651/11): não é impressionante pensar que enquanto o Brasil estava sendo descoberto essa cervejaria já existia em Praga? A U FLEKU é considerada uma das cervejaria mais antigas do mundo em atividade e ela serve, desde 1499, as mesmas cervejas escuras e alguns dos principais pratos típicos tchecos. Passeio imperdível nessa cidade tão boêmia! 🍺

jkjk

2. PROVE TRDELNÍK: essa é a iguaria tcheca mais popular, encontrada em cada esquina da cidade! Trata-se de um pão enrolado e assado, servido com açúcar e canela. Tem também a versão com sorvete dentro. Muito bom! 😋

HJHJK.png

3. A COMIDA DE RUA DE PRAGA É UMA DELÍCIA! Praga é lotada de barraquinhas que servem petiscos maravilhosos, como a tradicional carne de porco e salsichas de todos os tipos.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *