Orazzio Cattani foi eleito o Melhor Chef, no Concurso ENCHEF

Com o prato Gurijuba Defumada, Raiz no molho Pixuna e Farofa de Tapioca, o italiano radicado no Amapá, Orazzio Cattani, venceu o concurso, diga-se, de alto nível, entre seis competentes finalistas.

enchef-gurijuba-1

Orazzio comanda o restaurante Il Giardinetto, que fica no bairro do Trem, e pesquisa produtos da Amazônia, fazendo uma excelente integração com a cozinha internacional.

O chef apresentou sua técnica de defumação da gurijuba aos jurados, além do molho pixuna, que é uma técnica de redução de tucupi, acompanhado de farofa de tapioca e uma salada PANC (produtos comestíveis não convencionais).

Participei como jurada do concurso e fiquei feliz em ver como a gastronomia do Amapá tem avançado. Todos os concorrentes mandaram muito bem, em sabor, criatividade e apresentação dos pratos. Jamyle Monard, que participou do Master Chef, fez em excelente peixe com molho de gengibre. A inigualável Flora com um peixe no chutney de açaí; Paula Barata; Aldaleia; Antonio Moia, foram todos dignos na final do concurso.

Sobre o concurso e o vencedor, o Chef Don Garcia disse:

“Trabalho reconhecido de um profissional que ama o que faz e absorveu uma cultura de outro mundo. Estou há 24 anos no Amapá e vejo em Orazzio um pesquisador e e um entusiasta da gastronomia tucuju”.

Orazzio recebendo o prêmio das mãos de Dom Garcia
Orazzio recebendo o prêmio das mãos de Dom Garcia

Orazzio vai representar muito bem o Amapá no concurso nacional “Prêmio Dólmã”.

  • Que as técnicas utilizadas no preparo desse prato dessam difundidas por todo o Amapá, desde os pequenos produtores, pescadores e restaurantes. Que se agregue valores aos nossos produtos. Que saibamos aproveitar o que a natureza tem de melhor a nos oferecer. Que se desenvolva a gastronomia no estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *