Olimpíada 2016: prefeito Clécio Luís reúne com condutores da tocha em Macapá

O prefeito Clécio Luís recebeu os condutores que integrarão o revezamento da Tocha Olímpica em Macapá. O símbolo maior dos Jogos Olímpicos passará pelo município nesta quinta-feira, 16, em percurso de 24 quilômetros e em horário estimado das 13h às 18h30. O encontro contou com a presença dos participantes que foram oficialmente confirmados no revezamento à prefeitura pela Organização Rio 2016 e dos notificados individualmente pelo Comitê Olímpico Brasileiro de sua escolha por meio dos patrocinadores (Coca-Cola, Nissan e Bradesco).

Tocha-prefeito

Na ocasião, foram explicados a cada condutor como se deu o processo de escolha dos nomes e do percurso de cada um deles. Tal método já acontece há quase um ano e segue critérios que vão desde a escolha, que envolve o envio de documentação, alinhamento com o conceito, idade mínima permitida, requisitos de comunicação e outros compromissos.

José Figueiredo Souza, 77 anos, o Savino, professor, desportista e um dos fundadores do bloco A Banda, enfatizou a importância de se incentivar ações dessa natureza. “Se fomos escolhidos é porque contribuímos de alguma forma para a história de Macapá e do Amapá. Esse momento será único em nossas vidas”.

Para o revezamento em Macapá foram selecionados 122 condutores que levarão mensagens de superação, os melhores exemplos de calor humano, pessoas que tocaram a vida de outros e que personifiquem o espírito olímpico. Como é o caso do maratonista Alberto Silva, 49 anos, que em setembro do ano passado esteve entre a vida e a morte ao ser assaltado. “Eu comecei a correr quando tinha 12 anos. Naquela época não tinha nem tênis para correr, e eu tenho maior orgulho das dificuldades que passei, pois me tornaram um atleta melhor. Por isso, carregar a Tocha Olímpica será uma sensação indescritível, onde estarei me superando”.

Foram confirmados até quarta-feira, os nomes de 69 personalidades. Destes, 59 foram indicados pelos patrocinadores oficiais e de parceiros, e apenas nove disponibilizados pelo Comitê Nacional para que a Prefeitura de Macapá fizesse a indicação. O encontro contou ainda com a presença dos três representantes do Amapá que estarão participando da Olimpíada de 2016: o técnico da Seleção Brasileira de Taekwondo, Junior Maciel; o lutador de Taekwondo, Venilton Teixeira e o treinador Bruno Igreja.

Estiveram presentes os condutores: Esmeraldina dos Santos; Joelson da Silva; Francisco Lino; Hernani Guedes; Lucinilda Nascimento; Jader Souza; Patrícia Bastos; Francisco (Cebinho); Suzana Apalai, além do diretor-presidente do Instituto Municipal de Turismo, Sérgio Lemos e da coordenadora Municipal de Esporte e Lazer, Naldma Flexa.

Adryany Magalhães/Asscom PMM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *