O Vale do Reis. Para entrar em um conto de fadas

* Helenilso Fonseca. Viajante, professor e colunista de viagem do blog

O Vale dos reis
Tudo o que a gente viu nos livros de contos de fadas existe mesmo na paisagem rural da Europa. Os esquilos, coelhos, cervos, pinheiros, casa de pedra na floresta e os castelos.
Existe uma região na França onde está a maior concentração de castelos do mundo : o Vale do Loire.


Saindo de Paris, paguei 60 euros ida e volta . Uma hora e meia de trem confortável, até Blois e de lá se toma um táxi ou navete para visitar os castelos mais próximos. Tem um no centro da cidade também.
Chambord é o maior. É em formato de fortaleza com baluartes e tudo. Quatrocentos e quarenta salas, oitenta e quatro escadas, uma coleção não muito grande de pinturas renascentistas, e eu caio pra trás de tanta beleza e grandiosidade.


O terreno do castelo ( hoje tombado pela UNESCO) , tem o tamanho da cidade de São Paulo e engloba uma floresta com cervos, javalis, raposas, e uma grande população de pássaros que podem ser vistos frequentemente assim, à poucos metros.
No lugar tem alguns pequenos restaurantes com preços bem legais e lojas de lembranças.
Dá pra ir e voltar no mesmo dia e é bom de se ir em qualquer período do ano. Fui neste inverno, mas fico imaginando que beleza que deve ser na primavera e que loucura no verão.
É um lugar único, quem tiver a oportunidade de conhecer será um privilegiado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *