O futuro do home office

*Gabriel Cavalcante Leão Dias – Design de Games

Tempo de pandemia e muitas pessoas já voltaram a trabalhar no presencial.  Mas muitas outras ainda estão de home office. Sobre trabalhar de casa, muitas empresas perceberam que nem todos precisam estar on-site para ter um bom desempenho no trabalho e estão  criando mais funções de home office.

O home office é o futuro de muitos empregos, principalmente dos que usam computadores como sua ferramenta de trabalho. Dependendo da função do computador e do que é feito nele, nem sempre é necessário a máquina estar na empresa. Muitas vezes a presença física de alguém só é necessária em alguns momentos. Muitas pessoas, por vezes, ficam em suas salas o dia todo, em trabalhos que são só ela e a máquina, que poderiam ser facilmente feito em casa. E mesmo que trabalhar no mesmo espaço tenha a facilidade ou a eficiência de comunicação, nos dias de hoje temos formas de comunicação profissionais que se todos tiverem atenção é possível se comunicar de maneira eficientemente pela internet.

No começo do ano, muitos negócios tiveram que se adaptar para conseguir se manter no mercado durante e pós-pandemia. E uma coisa que sempre se falou que estava chegando, o home office, foi apressado pela pandemia e diversas empresas e instituições tiveram que adequar o trabalho de seus funcionários, a partir de suas casas, e apenas os necessários tiveram que trabalhar presencialmente, diminuindo o risco de infecção e perdas. Como dito no inicio deste pequeno artigo, muitos ainda estão de home office, alguns porque as empresas não vêem mais necessidade de todos estarem no local de trabalho, mas claro, acompanhando o desempenho e produtividade. E agora, contabilizando a redução de custos para empresa e funcionários.

Espera-se que mais cargos de home office sejam criados ou adaptados de agora em diante. Com varias mudanças acompanhando, como em remunerações e benefícios, trabalhadores morando em outras cidades ou países, e muito mais coisas, que as as novas modalidades de trabalho, com distanciamento social em empresas, transportes públicos, e etc foram obrigados a ser implantados pela pandemia.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *